11/12/2025

Tropas ucranianas avançam na Rússia e elevam tensão de moradores da região

Incêndio na usina nuclear de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia - (crédito: AFP)

Reconhecida pela primeira vez por Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, ofensiva se tornou a maior operação desde o início da guerra. Rússia lança “operação antiterrorista” para impedir incursão. Conflito causa incêndio na maior usina nuclear da Europa

A tensão entre Rússia e Ucrânia foi intensificada com uma série de eventos marcantes. O Kremlin reconheceu, ontem (11/8), uma profunda incursão de tropas ucranianas na região russa de Kursk, segundo analistas independentes, a maior operação em território russo desde o início da guerra, há dois anos e meio. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou no sábado que a investida é parte da estratégia de “deslocar a guerra” para o outro país.

Em resposta, a Rússia lançou uma “operação antiterrorista” em Kursk, no sábado, e já retirou mais de 76 mil pessoas da área. O operador ferroviário russo fretou trens para evacuar civis para Moscou, mas a situação tem gerado pânico, com relatos de civis buscando segurança na capital.

Novas tentativas de avanço ucraniano foram impedidas com bombardeios aéreos, drones e artilharia, além do envio de reforços da região de Kharkiv, leste da Ucrânia, de acordo com a Agence France-Presse. As cidades de Tolpino, Juravli e Obshchi Kolodez, localizadas a cerca de 30 km da fronteira, foram alvo desses ataques.

Paralelamente, em Energodar, sul da Ucrânia, eclodiu um incêndio na torre de refrigeração da usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa. No X (antigo Twitter), Zelensky publicou um vídeo do incêndio. “Atualmente, os níveis de radiação estão dentro do normal. No entanto, enquanto os terroristas russos mantiverem o controle sobre a usina nuclear, a situação não é e não pode ser normal”, comentou o presidente ucraniano na rede social. “Desde o primeiro dia de sua tomada, a Rússia tem usado a usina apenas para chantagear a Ucrânia, toda a Europa e o mundo. Estamos esperando o mundo reagir (…). A Rússia deve ser responsabilizada por isso”, acrescentou.

Em Novogrodivka, leste da Ucrânia, o bombardeio russo atingiu um imóvel histórico momentos antes de uma cerimônia religiosa, intensificando o sentimento de desespero entre os moradores. Muitos temem que não conseguirão deter o avanço russo, e as próximas semanas são vistas como cruciais para determinar o rumo da guerra.

Ainda ontem, um míssil lançado pelos russos matou duas pessoas em Kiev — um pai e seu filho de quatro anos e outros três moradores ficaram feridos. “Minhas condolências à família e aos entes queridos. Nossos especialistas identificaram claramente o tipo de míssil e sabem exatamente de qual área do território russo ele foi lançado”, comentou Zelensky no X.

Desdobramentos

Analistas militares apontam que a incursão ucraniana poderia forçar a Rússia a redirecionar suas tropas e frear suas ofensivas no Donbass, leste da Ucrânia. A situação no campo de batalha continua volátil, com o país se preparando para receber mais armas ocidentais e reforçar suas defesas.

O analista geopolítico Gustavo Glodes Blum afirmou ao Correio que os últimos meses têm sido mais críticos para avanços da Ucrânia. “Isso se dá pela proximidade das eleições nos Estados Unidos e pelas estações do ano.”

Para o especialista, independentemente de quem seja o novo presidente dos EUA, a Ucrânia perderá o aliado. “Nem Donald Trump, nem Kamala Harris serão fiadores tão ferrenhos do governo de Zelensky. Sobre as estações, com o outono trazendo chuvas e o inverno com neve e o solo congelado, grandes operações militares ficam mais difíceis de acontecer. Isso pode prejudicar iniciativas ucranianas.”

Blum destaca que não é a primeira vez que a Ucrânia utiliza os chamados “drones suicidas” para atacar território russo. “As investidas anteriores, porém, geralmente ocorriam em cidades próximas da fronteira, Kursk está a mais de cem quilômetros da fronteira com a Ucrânia, o que demonstra uma habilidade dos ucranianos de atacarem o território interno russo maior do que se acreditava.” Por outro lado, falar que houve ataques ucranianos em Kursk não significa que há uma ocupação ucraniana na Rússia.

“A natureza das intervenções é diferente: os russos buscam uma ocupação territorial; os ucranianos estão usando drones para causar danos à população de Kursk e dos arredores”, esclarece o analista.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Deixe um comentário

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Deputados reagem à decisão de Motta de pautar a anistia

Inclusão do projeto na pauta provocou reações dos congressistas, que se dividiram entre defender anistia e criticar a medida O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu na pauta desta 3ª feira (9.dez.2025) projeto de lei que reduz as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro. O deputado

Leia mais...

Goiás tem sete nomes na lista dos foragidos mais perigosos do Brasil

Relação divulgada pelo Ministério da Justiça reúne 216 criminosos ligados ao crime organizado Sete criminosos de Goiás estão na lista dos foragidos mais procurados do país, divulgada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O levantamento faz parte do Programa Captura, ação federal que intensifica a caçada

Leia mais...

Feliz Aniversário, Irmã Nice!

Celebrando uma vida dedicada a Deus, marcada por amor, alegria e respeito. No próximo dia 14, a irmã Nice, pessoa muito especial na obra de Deus e para todos os irmãos em Cristo, estará completando mais um ano de vida na presença do Senhor. Os membros da sede do Setor

Leia mais...

Segurança no Campo: Equatorial Goiás alerta para riscos com a rede elétrica em áreas rurais

Orientações visam reduzir acidentes com maquinários e estruturas agrícolas próximos à rede e proteger trabalhadores rurais A Equatorial Goiás reforça a importância de medidas de segurança voltadas ao agronegócio, especialmente durante os períodos de plantio e colheita, quando máquinas agrícolas operam próximas às redes elétricas. Operações com colheitadeiras, pulverizadores, tratores

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.