Trump anuncia abertura de investimentos do Japão nos EUA

Ícone de Busca
Trump anuncia abertura de investimentos do Japão nos EUA – Reprodução

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a abertura de investimentos do Japão em solo americano como parte do acordo comercial firmado em julho do ano passado. Ao todo, a parceria prevê compromissos avaliados em US$ 550 bilhões com projetos iniciais nos setores de energia, gás natural liquefeito (GNL) e minerais críticos.

O anúncio do líder republicano foi feito na Truth Social, na terça-feira. Trump destacou que o primeiro conjunto de investimentos sob o “compromisso histórico” revitalizará a base industrial dos EUA, criará centenas de milhares de empregos e fortalecerá a segurança nacional e econômica “como nunca antes”.

Ele citou a política tarifária de seu governo como fundamental para alcançar o acordo bilateral. “A escala desses projetos é tão grande e não poderia ser realizada sem uma palavra muito especial, tarifas”, descreveu o presidente.

O mandatário detalhou que os projetos incluem uma usina termelétrica a gás em Ohio, atividades ligadas ao petróleo e gás no Texas e exploração de minerais críticos na Geórgia.

Em julho de 2025, Trump anunciou este acordo comercial com o Japão, que incluía este investimento milionário, bem como a redução de 24% para 15% das tarifas recíprocas sobre produtos japoneses.

Ainda, o pacto estabelecido previa um acesso ampliado para produtos americanos no mercado japonês, priorizando veículos e produtos agrícolas.

Parlamento do Japão confirma aliada de Trump como primeira-ministra

Nesta quarta-feira (18), o Parlamento do Japão revalidou a líder do governante Partido Liberal Democrático (PLD), Sanae Takaichi, como primeira-ministra do país, após obter uma vitória esmagadora de dois terços da Câmara Baixa nas recentes eleições antecipadas.

Após a votação parlamentar, espera-se que o novo gabinete de Takaichi tome posse nas próximas horas. A mandatária afirmou, após vencer as eleições, que não realizaria mudanças profundas em seu Executivo.

A líder conservadora recebeu apoio de Trump para as eleições legislativas de 8 de fevereiro. Ela defende pautas semelhantes ao governo republicano em relação à política econômica, segurança nacional e migratória. Por isso, se tornou uma aliada de Washington na Ásia, em meio a atritos dos EUA com a China desde o retorno de Trump à Casa Branca.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF

Com início nesta quarta-feira (18), a Quaresma marca um dos períodos mais

plugins premium WordPress