27/11/2025

Trump assina medida que impede Califórnia de proibir venda de carros movidos a gasolina

Donald Trump chamou regulamentações da Califórnia de "loucas" durante cerimônia na Casa Branca - (crédito: Platobr Internacional)

Presidente também aprovou medidas para revogar as políticas estaduais que restringem as emissões em certos veículos e a poluição por óxido de nitrogênio causada por caminhões

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira, 12, uma resolução que bloqueia a regra pioneira da Califórnia que proíbe a venda de carros novos movidos a gasolina a partir de 2035. A resolução foi aprovada pelo Congresso norte-americano no mês passado e visa a anular a tentativa mais agressiva do país de eliminar gradualmente os carros movidos a gasolina.

Ele também aprovou medidas para revogar as políticas estaduais que restringem as emissões em certos veículos e a poluição por óxido de nitrogênio causada por caminhões.

Trump chamou as regulamentações da Califórnia de “loucas” durante uma cerimônia na Casa Branca. “Tem sido um desastre para este país”, disse ele.

Isso ocorre no momento em que o presidente republicano está envolvido em um conflito com o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, sobre a decisão de Trump de enviar tropas para Los Angeles em resposta aos protestos contra a imigração. É o mais recente episódio de uma batalha contínua entre o governo Trump e a Califórnia, fortemente democrata, sobre questões que incluem tarifas, direitos dos jovens LGBTQ+ e financiamento para carregadores de veículos elétricos.

Espera-se que a Califórnia conteste na Justiça a última medida de Trump que muda suas regras de padrões para veículos.

“Se é um dia que termina em Y, é mais um dia da guerra de Trump contra a Califórnia”, disse o porta-voz de Newsom, Daniel Villaseñor, em um e-mail. “Estamos revidando.”

As três resoluções que Trump assinou bloquearão a regra da Califórnia de eliminar gradualmente os carros a gasolina e encerrar a venda de novos veículos até 2035.

Elas também eliminarão as regras que eliminam gradualmente a venda de veículos a diesel de médio e grande portes e que reduzem as emissões de escapamento dos caminhões.

Newsom, considerado um provável candidato democrata à presidência em 2028, e autoridades da Califórnia afirmam que o que o governo federal está fazendo é ilegal e disseram que o Estado planeja entrar com uma ação judicial.

As assinaturas ocorrem no momento em que Trump prometeu reviver a fabricação de automóveis americanos e impulsionar a perfuração de petróleo e gás.

A medida segue outras ações do governo Trump para reverter regras que visam a proteger o ar e a água e reduzir as emissões que causam mudanças climáticas.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) propôs na quarta-feira a revogação das regras que limitam as emissões de gases de efeito estufa de usinas movidas a carvão e gás natural.

Dan Becker, do Centro para a Diversidade Biológica, disse que a assinatura das resoluções foi “a mais recente traição de Trump à democracia”.

“Assinar este projeto de lei é um abuso flagrante da lei para recompensar as grandes empresas petrolíferas e automotivas às custas da saúde e do bolso das pessoas comuns”, disse Becker em um comunicado.

A Califórnia, que tem um dos piores índices de poluição atmosférica do país, conseguiu obter permissões da EPA durante décadas para adotar padrões de emissões mais rigorosos do que o governo federal.

Em seu primeiro mandato, Trump revogou a capacidade da Califórnia de aplicar seus padrões, mas o presidente democrata Joe Biden os restabeleceu em 2022. Trump ainda não tentou revogá-los novamente.

Os republicanos há muito criticam essas permissões e, no início deste ano, optaram por usar a Lei de Revisão do Congresso, uma lei que visa a melhorar a supervisão do Congresso sobre as ações das agências federais, para tentar bloquear as regras.

Isso apesar de uma conclusão do US Government Accountability Office, um órgão fiscalizador apartidário do Congresso, de que os padrões da Califórnia não podem ser legalmente bloqueados usando a Lei de Revisão do Congresso.

A Califórnia, que representa cerca de 11% do mercado automotivo dos EUA, tem um poder significativo para influenciar as tendências da indústria automotiva. Cerca de uma dúzia de Estados assinaram a adoção da regra da Califórnia que elimina gradualmente a venda de carros novos movidos a gasolina.

A Associação Nacional de Concessionárias de Automóveis apoiou a decisão do governo federal de acabar com a proibição da Califórnia aos carros movidos a gasolina, afirmando que o Congresso deveria decidir sobre uma questão nacional como essa, e não o Estado.

A Associação Americana de Caminhoneiros afirmou que as regras não eram viáveis e comemorou a decisão do Congresso de bloqueá-las.

Tribuna Livre, com informações da Agência Estado

Leia também
moto-eletrica
Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador
Lanterna_Verde_IA-1200x675-1
James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia
shutterstock_2261524021
Silêncio absoluto: o local onde você ouve seu próprio corpo
IA_Atriz_Tilly_Norwood-1200x675-1
Criadora de atriz de ia responde à críticas sobre futuro do trabalho
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil

Homem é condenado a 20 anos por atacar grávida na asa norte

Um homem foi condenado a 20 anos de prisão por tentativa de homicídio qualificado contra uma mulher grávida de sete meses. A decisão foi proferida nesta quarta-feira, após análise do caso pela 1ª Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Brasília. Hermes Antonio de Magalhães Resende cumprirá a pena

Leia mais...

Moto solar com painéis retráteis surge com design inovador

A Solaris, uma motocicleta movida a energia solar, chamou a atenção por sua origem inusitada: um escritório de arquitetura e design. A MASK Architects, conhecida por projetos arquitetônicos e consultoria em engenharia, desenvolveu o protótipo seguindo sua filosofia de “Inventar e Integrar”. O projeto combina estética, autonomia e soluções sustentáveis

Leia mais...

Um estado brasileiro planeja proibir supermercados aos domingos

Um estado brasileiro está planejando uma mudança significativa no funcionamento do comércio local. Em um projeto experimental, o governo estadual busca proibir a abertura de supermercados aos domingos. A medida, que visa avaliar os impactos sociais e econômicos de tal restrição, tem gerado debates entre empresários, trabalhadores e consumidores. O

Leia mais...

James gunn refuta imagens vazadas de lanterna verde criadas por ia

A era dos “vazamentos” de filmes e séries ganhou uma nova dimensão com os avanços da Inteligência Artificial (IA). Ferramentas como o Nano Banana Pro do Google, um gerador de imagens capaz de replicar a realidade com precisão, inclusive utilizando a aparência de celebridades, estão transformando a forma como informações

Leia mais...

Morre menino de 9 anos atacado por abelhas em Catalão

João Pedro sofreu mais de 1,5 mil picadas e não resistiu às complicações médicas em hospital de Uberlândia João Pedro, de 9 anos, que havia sido atacado por um enxame de abelhas enquanto brincava em uma mata em Catalão, morreu na segunda-feira (24/11). A informação foi confirmada pela mãe, Rebeca

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.