25/11/2025

Trump diz que Irã não concordou com inspeções e não desistiu do enriquecimento de urânio

Donald Trump / Foto: Daniel Torok/The White House via Getty Images

Trump disse que discutiria o Irã com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, quando ele visitar a Casa Branca nesta segunda-feira

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta-feira que o Irã não havia concordado com as inspeções de seu programa nuclear ou em desistir de enriquecer urânio.

Ele disse aos repórteres a bordo do Air Force One que acreditava que o programa nuclear de Teerã havia sofrido um retrocesso permanente, embora o Irã pudesse reiniciá-lo em um local diferente.

Trump disse que discutiria o Irã com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, quando ele visitar a Casa Branca na segunda-feira.

“Eu diria que o retrocesso é permanente”, disse Trump ao viajar para Nova Jersey depois de uma comemoração do Dia da Independência na Casa Branca. “Eu acharia que eles teriam que começar em um local diferente. E se eles começassem, seria um problema.”

Trump disse que não permitiria que Teerã retomasse seu programa nuclear, acrescentando que o Irã queria se reunir com ele.

O órgão de vigilância nuclear da ONU disse na sexta-feira que retirou seus últimos inspetores do Irã, à medida que se aprofunda o impasse sobre seu retorno às instalações nucleares do país bombardeadas pelos Estados Unidos e Israel.

Os EUA e Israel dizem que o Irã estava enriquecendo urânio para construir armas nucleares. Teerã insiste que seu programa nuclear é para fins pacíficos.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Leia também
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa
mundo-moderno
Avanço tecnológico: saúde humana em risco?
perfil-Sama-1-1200x675-1
Inteligência artificial: o segredo para pequenos negócios crescerem mais rápido
lista-destaque-11
Comece a economizar: 5 produtos com desconto antes da black friday
money-larry-page-sergey-brin-google-1200x675-1
Larry page ultrapassa bezos e ascende ao topo da lista de bilionários

Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias

A Inteligência Artificial (IA) está em franca expansão, projetando-se para gerar um mercado global de US$ 1,5 trilhão neste ano. Essa transformação tecnológica impulsiona mudanças significativas na economia e na sociedade. Diante desse cenário, o Brasil precisa urgentemente definir políticas e regulamentações que garantam que o avanço da IA beneficie

Leia mais...

Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas

Trocar de roteador ao adquirir um plano de internet mais rápido ou um modelo mais moderno é comum, mas descartar o antigo pode ser um desperdício de recursos e gerar impacto ambiental. Roteadores mais antigos ainda possuem componentes reaproveitáveis, como portas Ethernet, memória e capacidade de processamento, que podem ser

Leia mais...

Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais

Em um mundo onde a tecnologia redefine os limites das relações humanas, uma mulher de 32 anos, identificada como Sra. Kano, surpreendeu ao formalizar um compromisso com seu companheiro virtual, um chatbot baseado em inteligência artificial (IA). O caso, que ganhou notoriedade, levanta questões profundas sobre o futuro da intimidade

Leia mais...

Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?

A melatonina, popularizada como auxílio para o sono, teve sua comercialização facilitada no Brasil em outubro de 2021, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorizou como suplemento alimentar sem necessidade de receita médica. Esse acesso facilitado impulsionou seu consumo, mas recentes notícias levantaram preocupações sobre seus efeitos

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.