25/11/2025

Trump diz que Irã não concordou com inspeções e não desistiu do enriquecimento de urânio

Donald Trump / Foto: Daniel Torok/The White House via Getty Images

Trump disse que discutiria o Irã com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, quando ele visitar a Casa Branca nesta segunda-feira

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta-feira que o Irã não havia concordado com as inspeções de seu programa nuclear ou em desistir de enriquecer urânio.

Ele disse aos repórteres a bordo do Air Force One que acreditava que o programa nuclear de Teerã havia sofrido um retrocesso permanente, embora o Irã pudesse reiniciá-lo em um local diferente.

Trump disse que discutiria o Irã com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, quando ele visitar a Casa Branca na segunda-feira.

“Eu diria que o retrocesso é permanente”, disse Trump ao viajar para Nova Jersey depois de uma comemoração do Dia da Independência na Casa Branca. “Eu acharia que eles teriam que começar em um local diferente. E se eles começassem, seria um problema.”

Trump disse que não permitiria que Teerã retomasse seu programa nuclear, acrescentando que o Irã queria se reunir com ele.

O órgão de vigilância nuclear da ONU disse na sexta-feira que retirou seus últimos inspetores do Irã, à medida que se aprofunda o impasse sobre seu retorno às instalações nucleares do país bombardeadas pelos Estados Unidos e Israel.

Os EUA e Israel dizem que o Irã estava enriquecendo urânio para construir armas nucleares. Teerã insiste que seu programa nuclear é para fins pacíficos.

Tribuna Livre, com informações da AFP

Leia também
ia-boom
Boom da inteligência artificial impulsiona economia, mas gera receios
IAGOOGLE-1200x675-1
Teste de anúncios com ia do google gera debate sobre o futuro da publicidade
Arsenii-Palivoda
Como usar o poderoso gpt-5 gratuitamente através do copilot da microsoft
IA-Soberana-1200x675-1
Brasil busca soberania em inteligência artificial através de parcerias
intelbras-scaled-1
Dê uma nova vida ao seu roteador antigo com estas 5 dicas
IA-Relacionamentos-1200x675-1
Casamento digital: mulher se une a chatbot e desafia normas sociais
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa
mundo-moderno
Avanço tecnológico: saúde humana em risco?
perfil-Sama-1-1200x675-1
Inteligência artificial: o segredo para pequenos negócios crescerem mais rápido

Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?

A melatonina, popularizada como auxílio para o sono, teve sua comercialização facilitada no Brasil em outubro de 2021, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorizou como suplemento alimentar sem necessidade de receita médica. Esse acesso facilitado impulsionou seu consumo, mas recentes notícias levantaram preocupações sobre seus efeitos

Leia mais...

Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar pesquisas com a planta cannabis. A decisão representa um marco significativo e pode impulsionar o Brasil, reconhecida potência agrícola, em direção à autorização do cultivo da planta. A pesquisadora da Embrapa, Daniela

Leia mais...

Reforma do Campo Sintético do Alvorada Ganha Impulso no Gama

Após anos de reivindicação, obra é viabilizada com recursos da deputada Jaqueline Silva e parceria entre Novacap, Ibram e Governo do Distrito Federal. A reforma do campo sintético do Alvorada, no Gama, começa a se tornar realidade após anos de reivindicação da comunidade. A necessidade de revitalização do espaço era

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.