18/12/2025

Trump diz que perdões presidenciais de Joe Biden são “nulos”. Entenda

Divulgação/Trump War Room

Donald Trump usou as redes para afirmar que, sobre os perdões, “Joe Biden não os assinou, mas, mais importante, ele não sabia nada”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou, nessa segunda-feira (17/3), a Truth Social para afirmar que os perdões presidenciais concedidos por Joe Biden, durante os últimos dias de mandato, eram falsos, pois o democrata teria usado “autopen”, recurso de assinatura virtual, para os assiná-los. Os perdões de Biden continuam valendo, apesar da afirmação do líder norte-americano.

“Os “perdões” que o Joe Biden Sonolento deu ao Comitê Não Selecionado de Bandidos Políticos, e muitos outros, são aqui declarados nulos, vacentes e sem mais força ou efeito, devido ao fato de que foram feitos pela Autopen. Em outras palavras, Joe Biden não os assinou, mas, mais importante, ele não sabia nada sobre eles. Os Documentos de Perdão necessários não foram explicados ou aprovados por Biden. Ele não sabia nada sobre eles, e as pessoas que sabiam podem ter cometido um crime”, escreveu Trump.

Ao falar dos perdões concedidos ao “Comitê Não Selecionado de Bandidos Políticos”, Trump se refere ao perdões dados por Biden aos membros da comissão do Congresso que investigou os ataques de 6 de janeito ao Capitólio norte-americano. O democrata, quando resolveu os perdoar, afirmou que não mereciam “ser alvos de processos injustificados e politicamente motivados”.

“Portanto, aqueles no Comitê Não Selecionado, que destruíram e apagaram todas as evidências obtidas durante sua Caça às Bruxas de dois anos contra mim, e muitas outras pessoas inocentes, devem entender completamente que estão sujeitos a investigação no mais alto nível. O fato é que eles provavelmente foram responsáveis pelos Documentos que foram assinados em seu nome sem o conhecimento ou consentimento do Pior Presidente da História do nosso País, o Joe Biden Corrupto”, afirmou Donald Trump.

Ao ser questionado por repórteres, Trump assumiu que só a Justiça pode anular as decisões de Biden, mas reafirmou sua teoria de que os perdões não foram feitos pelo antecessor.

“Não é minha decisão. Isso caberia a um tribunal, mas eu diria que eles são nulos e inválidos porque tenho certeza de que Biden não tinha ideia de que isso estava acontecendo”, atacou o presidente.

Perdões de Biden

Joe Biden, em seu último ato com presidente em exercício dos Estado Unidos, concedeu perdões preventivos a investigadores da invasão de 6 de janeiro ao Capitólio, ao médico infectologista Anthony Fauci e ao general aposentado Mark Milley. A decisão de Biden é interpretada por analistas como uma forma de blindar vítimas de uma possível “vingança” do novo governo Trump.

Os indultos presidenciais incluíram dois ex-deputados republicanos que foram ferrenhos críticos de Donald Trump, Liz Cheney e Adam Kinzinger.

“A emissão desses perdões não deve ser confundida com um reconhecimento de que qualquer indivíduo se envolveu em qualquer delito, nem a aceitação deve ser mal interpretada como uma admissão de culpa por qualquer delito. Nossa nação tem com esses servidores públicos uma dívida de gratidão por seu compromisso incansável com nosso país”, disse Biden em declaração.

•             Anthony Fauci foi perdoado após coordenar a resposta dos EUA à pandemia de Covid-19, despertando raiva em Trump quando se recusou a apoiar as suas alegações infundadas.

•             Mark Milley é o ex-presidente do Estado-Maior Conjunto que chamou Trump de fascista e investigou a conduta do republicano durante a insurreição no Capitólio.

De sua família, Biden perdoou James B. Biden, Sara Jones Biden, Valerie Biden Owens, John T. Owens e Francis W. Biden. Ele havia perdoado “total e incondicionalmente” o filho Hunter, em dezembro de 2024, por porte ilegal de arma de fogo e uso de drogas.

“Minha família tem sido alvo de ataques e ameaças incessantes, motivados unicamente pelo desejo de me prejudicar, o pior tipo de política partidária. Infelizmente, não tenho motivos para acreditar que esses ataques cessarão. A concessão desses indultos não deve ser interpretada como um reconhecimento de que cometeram qualquer irregularidade, nem sua aceitação deve ser vista como uma admissão de culpa por qualquer crime”, justificou Biden.

Tribuna Livre, com informações go governo dos EUA

Leia também
Trump tem 'personalidade de alcoólatra', diz chefe da Casa Branca em entrevista
Trump tem 'personalidade de alcoólatra', diz chefe da Casa Branca em entrevista
Após ação e bloqueio de Trump, Venezuela começa a ficar sem espaço para armazenar petróleo, diz agência
Após ação e bloqueio de Trump, Venezuela começa a ficar sem espaço para armazenar petróleo, diz agência
Ataques dos EUA no Pacífico contra três embarcações deixam oito mortos
Ataques dos EUA no Pacífico contra três embarcações deixam oito mortos
Adolescentes se tornam 'escravos' do narcotráfico na França
Adolescentes se tornam 'escravos' do narcotráfico na França
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro.
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos

Vazamento antecipou divulgação da Genial/Quaest

Lula (PT) é desaprovado por 49% de aprovado por 48% dos eleitores. Os números representam empate técnico. A pesquisa Genial/Quaest divulgada em sua totalidade ontem no início da tarde estava programada para sair em duas partes — a primeira hoje, com a avaliação do governo Lula, e a segunda amanhã,

Leia mais...

Estudantes universitários que atuaram na COP 30 denunciam calote

Grupo de 40 alunos esperam receber pagamento a cargo de um instituto, quase um mês depois de realização do evento internacional em Belém Um grupo de 40 estudantes universitários cobra o Instituto Cultural Arto pelo pagamento de serviços prestados na Freezone, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.