15/12/2025

Trump prolonga trégua tarifária com China em 90 dias

Nos últimos dias, Trump parecia buscar concessões de última hora - (crédito: AFP)

A China disse esperar um resultado “positivo” das negociações com Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prorrogou por 90 dias a trégua tarifária com a China, horas antes de expirar, informaram os meios de comunicação americanos nesta segunda-feira (11).

A competição com a China tem sido um objetivo prioritário de Washington desde o primeiro mandato do presidente Donald Trump (2017-2021).

Seu sucessor democrata Joe Biden manteve a pressão, e Trump a intensificou desde que voltou ao poder em 20 de janeiro passado.

Sob a premissa de combater o tráfico de fentanil, Trump aplicou uma tarifa de 10%, além da já existente antes de 1º de janeiro. Ele adicionou uma tarifa de 20% chamada de “recíproca” no início de abril.

No entanto, diante das retaliações da China, as duas potências mundiais entraram em uma escalada que levou a aumentos tarifários de até 125% para produtos dos EUA e 145% para produtos chineses, antes de um acordo ser alcançado em maio, em Genebra, para retornar a 10% para um lado e 30% para o outro, respectivamente.

Desde então, delegações dos Estados Unidos e da China se reuniram em Londres e Estocolmo para evitar uma espiral maior e manter a trégua, que expira em 12 de agosto.

Segundo a CNBC, canal de televisão especializado na economia dos EUA, e o Wall Street Journal, que citam uma fonte anônima da Casa Branca, Trump assinou um decreto que prolonga a trégua por 90 dias.

Por enquanto, a Casa Branca não respondeu às perguntas da AFP.

“Veremos o que acontece. (…) A relação entre o presidente Xi [Jinping] e eu é muito boa”, declarou Trump horas antes em uma coletiva de imprensa.

A China disse esperar um resultado “positivo” das negociações com Washington.

“Esperamos que os Estados Unidos colaborem com a China para respeitar o importante consenso alcançado durante a conversa telefônica entre os dois chefes de Estado (…) e se esforcem para alcançar resultados positivos com base na igualdade, no respeito mútuo e no benefício mútuo”, afirmou Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, em um comunicado.

O representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, declarou, após as negociações na Suécia, que Donald Trump teria a “última palavra” sobre qualquer extensão da trégua.

– Compras de soja –

Nos últimos dias, Trump parecia buscar concessões de última hora.

No domingo à noite, ele publicou uma mensagem em sua plataforma Truth Social pedindo à China “quadruplicar suas compras de soja americana”.

“A China está preocupada com a escassez de soja. Nossos grandes agricultores produzem a melhor soja”, escreveu. Ele afirmou que isso “reduziria significativamente” o déficit comercial dos Estados Unidos com a China, graças a um aumento das importações chinesas.

Ele terminou a mensagem com: “Obrigado, presidente Xi”.

Desde seu retorno à Casa Branca, Trump está conduzindo uma ofensiva tarifária, com sobretaxas para muitos dos produtos que entram nos Estados Unidos.

As taxas variam entre 10% e 50% para produtos do Brasil, além das aplicadas a setores específicos como automóveis, aço, alumínio ou cobre.

O presidente republicano também ameaça impor novos impostos aos semicondutores e produtos farmacêuticos.

Um documento datado de 31 de julho, divulgado na última sexta-feira, afirmou que os lingotes de ouro de um quilograma e de 100 onças foram classificados como sujeitos a tarifas. Os investidores acreditavam que estavam isentos.

Isso fez o preço do ouro disparar no fim de semana.

Trump esclareceu o ocorrido nesta segunda-feira.

“O ouro não será sujeito a tarifas!”, escreveu em sua plataforma Truth Social, sem dar detalhes.

Tribuna Livre, com informações da Agence France Presse.

Leia também
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário

Goiás tem sete nomes na lista dos foragidos mais perigosos do Brasil

Relação divulgada pelo Ministério da Justiça reúne 216 criminosos ligados ao crime organizado Sete criminosos de Goiás estão na lista dos foragidos mais procurados do país, divulgada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O levantamento faz parte do Programa Captura, ação federal que intensifica a caçada

Leia mais...

Feliz Aniversário, Irmã Nice!

Celebrando uma vida dedicada a Deus, marcada por amor, alegria e respeito. No próximo dia 14, a irmã Nice, pessoa muito especial na obra de Deus e para todos os irmãos em Cristo, estará completando mais um ano de vida na presença do Senhor. Os membros da sede do Setor

Leia mais...

Segurança no Campo: Equatorial Goiás alerta para riscos com a rede elétrica em áreas rurais

Orientações visam reduzir acidentes com maquinários e estruturas agrícolas próximos à rede e proteger trabalhadores rurais A Equatorial Goiás reforça a importância de medidas de segurança voltadas ao agronegócio, especialmente durante os períodos de plantio e colheita, quando máquinas agrícolas operam próximas às redes elétricas. Operações com colheitadeiras, pulverizadores, tratores

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.