21/11/2025

TSE: Moraes suspende julgamento que pode cassar senador Jorge Seif

Seif é acusado de abuso de poder econômico nas eleições de 2022.

O senador do PL é acusado pela coligação “Bora Trabalhar” de abuso de poder econômico. Nova sessão ocorrerá em 16 de abril

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, suspendeu julgamento de ação que pode levar à cassação do diploma do senador Jorge Seif Júnior (PL) e torná-lo inelegível por oito anos. Seif é acusado de abuso de poder econômico nas Eleições Gerais de 2022 por usar, de maneira irregular, a estrutura das Lojas Havan, do empresário Luciano Hang, além de aeronave para transporte e participação em eventos.

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) tinha rejeitado os pedidos na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), mas o TSE começou a análise de um recurso, nesta quinta-feira (4/4). Nova sessão para continuar o julgamento foi marcada para 16 de abril.

A Aije de autoria da coligação “Bora Trabalhar” (Patriota/PSD/União) acusa Seif e suplentes de usar aeronaves do empresário; a estrutura material e pessoal das lojas Havan para veiculação de campanha; e financiamento ilegal de propaganda em evento realizado em São João Batista (SC).

No geral, as alegações são:

•             doação irregular de veículo de transporte aéreo (helicóptero) de propriedade de Osni Cipriani, para deslocamentos do então candidato Jorge Seif para participar de eventos de campanha eleitoral;

•             uso da estrutura material e pessoal da sociedade empresária Havan, especificamente transporte aéreo. Além do uso de canais oficiais da empresa para veiculação de campanha, sala de gravação de lives e vídeos para redes sociais e ocupação de funcionários, para a promoção de campanha eleitoral, com a interferência direta de Luciano Hang;

•             financiamento de propaganda eleitoral por entidade sindical, por meio da participação na 21ª Semana de Indústria Calçadista Catarinense, em São João Batista, promovida pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista.

Sustentações orais

Na sessão desta quinta, foi lido o relatório do caso pelo ministro Floriano Azevedo e feitas sustentações orais dos advogados.

O advogado da coligação, Sidney Neves, alegou que as Lojas Havan interferiram com seu poder econômico nas eleições de 2022, colocando à disposição de Seif sua estrutura. “Não se pode admitir que uma empresa interfira com seu poder econômico em beneficio de uma candidatura. Esse caso, necessariamente, afeta a higidez do pleito e aponta para influência evidente do poder econômico sobre o processo eleitoral”, argumentou.

A advogada de defesa de Seif, Maria Cláudia Bucchianeri, chamou as acusações de “irresponsáveis” e destacou não haver qualquer prova do uso de aeronave ou de uso da comunicação da Havan. “A grande ruptura das eleições catarinenses está concentrada em três e-mails ao Jornal Valor Econômico. Não há nada que diga respeito à empresa. A acusação não quis produzir provas, porque as poucas que pediu não reforçam essa inventiva narrativa”, disse.

Votos

A coligação pediu ainda na ação que os votos de Seif, se houver a cassação da chapa, sejam destinados à chapa que ficou em segundo lugar nas eleições para o Senado em Santa Catarina.

O Ministério Público Eleitoral se manifestou para que o pedido não prospere. Pelo MPE, novas eleições devem ser realizadas para a vaga do Senado de Santa Catarina, se houver cassação. Os ministros ainda não votaram. O TSE tem sete ministros que vão opinar no caso. A próxima sessão retorna com o voto do relator.

O MPE também se mostrou favorável à cassação de Seif e afirmou que deve haver reforma do acórdão regional para julgar procedente a Aije proposta com a determinação de cassação do mandato da chapa eleita para o senado por Santa Catarina em 2022, composta por Jorge Seif, Adrian Rogers Censi e Hermes Klann.

Manifestou-se ainda pelo reconhecimento de inelegibilidade de Seif e de Luciano Hang, dono da Havan pela prática de atos de abuso de poder econômico.

Jorge Seif Júnior (PL) foi eleito senador por Santa Catarina com 1,4 milhão de votos, ou 39,79% dos votos válidos. O segundo colocado, na ocasião, foi Raimundo Colombo (PSD), com 608.213 votos, ou 16,30%.

Tribuna Livre, com informações do TSE

Deixe um comentário

Leia também
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada

Reforma do Campo Sintético do Alvorada Ganha Impulso no Gama

Após anos de reivindicação, obra é viabilizada com recursos da deputada Jaqueline Silva e parceria entre Novacap, Ibram e Governo do Distrito Federal. A reforma do campo sintético do Alvorada, no Gama, começa a se tornar realidade após anos de reivindicação da comunidade. A necessidade de revitalização do espaço era

Leia mais...

Avanço tecnológico: saúde humana em risco?

O ritmo acelerado da industrialização e o avanço tecnológico sem precedentes podem estar colocando em xeque a saúde da espécie humana. Essa é a premissa central de um estudo recente conduzido por pesquisadores da Universidade de Zurique, que investigaram se as rápidas transformações do mundo moderno estariam comprometendo a aptidão

Leia mais...

Lula suspende tarifas de trump sobre produtos brasileiros

Brasil vê alívio na economia com o fim de tarifas impostas anteriormente. O governo anunciou a suspensão das tarifas adicionais de 40% que impactavam a importação de diversos produtos brasileiros no mercado americano. A medida, que entra em vigor imediatamente, abrange uma vasta gama de itens, incluindo carne bovina, café,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.