O animal cresceu com uma vida totalmente normal.
Na fazenda localizada no município de Edéia, na região sul de Goiás, ocorreu o nascimento de um bezerro dotado de seis patas, uma ocorrência que pegou o agropecuarista Divino Paulo de surpresa. O nascimento desse animal peculiar ocorreu há um ano, e o bezerro recebeu o nome de “Gambiarra”.
Segundo o relato de Divino, o bezerro possui duas patas traseiras, duas dianteiras e outras duas localizadas na região do pescoço. No início, havia dúvidas sobre a sobrevivência de Gambiarra devido a sua rara condição, mas, ao longo do tempo, o animal superou as expectativas e desfruta de uma vida normal.
A situação incomum de Gambiarra é conhecida como polimelia, uma malformação congênita em que o animal nasce com um número de membros superior ao padrão. O professor de veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), Paulo José Bastos Queiroz, explicou que essa condição pode ser resultado de mutações genéticas ou do desenvolvimento inadequado de gêmeos siameses durante a gestação do animal. Importante ressaltar que a polimelia pode ocorrer tanto em seres humanos quanto em animais.
O professor também mencionou que essas causas podem estar relacionadas a doenças ou deficiências nutricionais que afetam o desenvolvimento dos fetos durante a gestação.
Tribuna Livre, com informações.