Durante a Caminhada do Rim em Santa Maria, a população teve acesso a serviços e orientações para conscientização sobre a saúde renal.
Toda segunda quinta-feira de março é celebrado o Dia Mundial do Rim, criado para conscientizar sobre as doenças renais, que afetam cerca de 10% da população mundial. Neste ano, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) promoveram uma série de ações em busca de diagnósticos precoces relacionados aos rins.
A Caminhada do Rim foi uma das iniciativas realizadas, com o pátio do HRSM transformado para oferecer serviços de saúde à população. O evento contou com uma apresentação da banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), sessões de alongamento, massagem, serviços odontológicos, exames de glicemia e pressão arterial, além de uma caminhada ao redor do hospital para incentivar hábitos saudáveis.
Segundo a chefe do Serviço de Nefrologia do HRSM, Nubia de Freitas Moreira, o objetivo da ação era realizar exames na população, mesmo na ausência de sintomas, devido à natureza muitas vezes silenciosa das doenças renais. Os exames para diagnosticar a doença renal crônica incluem análises de sangue, urina e imagem, como a dosagem de ureia e creatinina, além de ultrassonografia das vias urinárias.
Durante o evento, foram distribuídas cem fichas para marcação de exames diagnósticos renais. A dona de casa Severina Nogueira, 61 anos, elogiou a iniciativa e agendou seu exame para o próximo dia 20. Ela destacou a importância de se cuidar e se exercitar, ressaltando que nunca tinha feito o exame e espera que esteja tudo bem com sua saúde renal.
A Secretaria de Saúde (SES-DF) disponibiliza todos os exames para diagnóstico da doença renal crônica, com atendimento inicial nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e encaminhamento para ambulatórios especializados, se necessário. A hemodiálise é uma das formas de tratamento para pacientes com insuficiência renal, sendo realizada em unidades de saúde com acompanhamento especializado.
O diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, ressaltou a importância de manter os exames em dia para identificar doenças renais silenciosas, especialmente para pessoas com hipertensão ou diabetes. A aposentada Vilani Venâncio, 76 anos, aproveitou os serviços oferecidos nas tendas para verificar sua saúde renal e destacou a importância do evento em promover a conscientização e a saúde da população.
O evento foi uma oportunidade para a comunidade local receber informações e cuidados relacionados à saúde dos rins, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças renais.
Tribuna Livre, com informações do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)







