09/12/2025

“Um passo muito importante”, diz Leite sobre suspensão da dívida do RS

R$ 11 bilhões que seria dedicado ao pagamento do débito será enviado a um fundo contábil e destinado a ações para a recuperação do Rio Grande do Sul - (crédito: Henrique Lessa/CB/D.A.Press)

O governador afirmou ainda nesta segunda-feira (13/5) que o pagamento da dívida com a União causava problemas para o Rio Grande do Sul mesmo antes das enchentes

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), classificou, nesta segunda-feira (13/5), a suspensão do pagamento da dívida do estado com a União por três anos como “um passo muito importante” para liberar recursos destinados às ações emergenciais no estado, atingido por fortes enchentes nas últimas semanas.

A medida foi anunciada hoje em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e outros ministros do governo e autoridades. Leite participou de forma remota.

“Acho que damos um passo muito importante nessa definição, nessa decisão. Nós fizemos essa demanda. Acho que por justiça aqui reconhecer que sei que é um esforço do ministério (da Fazenda) tecnicamente para viabilizar”, declarou Leite. “Nossa demanda incluiu um pedido de quitação desses valores, o que até aqui não se viabilizou, mas é um passo”, acrescentou.

A medida estava em discussão desde os primeiros dias das fortes chuvas que atingiram o estado, que mataram mais de 140 pessoas até o momento. O governo enviará ao Congresso Nacional um Projeto de Lei Complementar (PLC) para suspender o pagamento da dívida por 36 meses, e zerar os juros sobre o estoque da dívida sobre o mesmo passo. Na prática, um valor de R$ 11 bilhões que seria dedicado ao pagamento do débito será enviado a um fundo contábil e destinado a ações para a recuperação do Rio Grande do Sul.

“Torniquete”

Segundo Leite, a dívida do estado com a União virou um “torniquete insuportável”, que trouxe dificuldades orçamentárias mesmo antes da calamidade causada pelas fortes chuvas e enchentes que atingiram dois terços do território gaúcho. Ele destacou ainda que a suspensão do pagamento trará recursos imediatos para financiar medidas emergenciais.

“Claro que ainda vamos querer discutir mais. Infelizmente, não posso dizer que será suficiente essa medida, e o presidente e o ministro [Haddad] têm consciência disso”, pontuou.

Tribuna Livre, com informações do Governo do Rio Grande do Sul

Deixe um comentário

Leia também
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Congresso ensaia pacote em resposta ao STF; veja detalhes
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
Ungido pelo pai, Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões monocráticas do STF
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Ramagem diz que está seguro nos EUA com 'anuência do governo americano ' : Lógico que não ia ficar no Brasil'
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

Homem mata companheira em Caldas Novas

O crime foi motivado por discussão envolvendo drogas. Um homem de 53 anos foi preso em flagrante nesta quinta-feira (4), em Caldas Novas, suspeito de matar a companheira, de 48 anos, com golpes de barra de ferro durante a madrugada. Conforme a Polícia Militar, ele confessou o crime no momento

Leia mais...

GDF leva pavimentação com bloquetes a ruas da Estrutural

Trabalho envolve recuperação de vias antigas e obras em áreas que nunca receberam infraestrutura A Estrutural vive uma nova fase de urbanização com a chegada da pavimentação de ruas que ainda estão em solo exposto e com a recuperação de trechos desgastados pelo tempo. A ação inclui também a pintura

Leia mais...

Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas

O consumo de energia por data centers está previsto para um aumento exponencial na próxima década, impulsionado principalmente pela expansão da inteligência artificial. Um relatório recente aponta que a demanda energética dessas instalações deverá atingir 106 gigawatts até 2035, um salto considerável em relação aos 40 gigawatts atuais. A expansão

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.