Vicente Pires e a área de 26 de Setembro, localizada em Taguatinga, estão programadas para serem as próximas regiões a receberem o evento Dia D.
Neste sábado, Brazlândia foi alvo de uma extensa operação do Governo do Distrito Federal (GDF) para erradicar focos do mosquito Aedes aegypti. A força-tarefa mobilizou mais de 300 pessoas, percorrendo as ruas do Setor Veredas, Vila São José e do distrito de Vendinha, em Padre Bernardo, Goiás, durante toda a manhã. As próximas regiões a receberem a operação de combate ao mosquito serão Vicente Pires e 26 de Setembro, em Taguatinga.
No Dia D de Brazlândia, equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SES-DF), Serviço de Limpeza Urbano (SLU), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e outros órgãos do GDF intensificaram as ações contra a proliferação do mosquito. A operação incluiu orientação à população, visitas domiciliares e limpeza de áreas públicas, entre outras atividades.
Esta foi a quarta megaoperação de erradicação do mosquito realizada nos fins de semana. O Dia D já abrangeu todas as regiões administrativas, inspecionando residências e promovendo a conscientização entre os moradores. Desde 1º de janeiro, as equipes do SLU recolheram 48.395 toneladas de resíduos de áreas públicas. A vice-governadora do DF, Celina Leão, ressaltou que as ações continuarão até que seja declarado o fim da situação de emergência na saúde pública.
Celina destacou que o governo tem entregado ações efetivas diárias no combate à dengue, com 40% das unidades básicas de saúde focadas no atendimento da doença, tendas de acolhimento em várias regiões administrativas e um novo hospital que chegará à região de Ceilândia. José Humberto Pires de Araújo, secretário de Governo, reforçou que o Dia D é uma iniciativa para chamar a atenção da população e promover uma grande mobilização.
Dada a proximidade com municípios goianos do Entorno, a rede de atendimento em saúde expandida pelo GDF também tem sido procurada pela população da região, evidenciando a eficácia das ações. A tenda de acolhimento na Administração Regional de Brazlândia tem servido como uma opção viável para o atendimento de moradores de Goiás, como testemunhado pelo pintor José de Sousa Lima e pela aposentada Fátima Luciano Cardoso. O administrador regional de Brazlândia, Marcelo Gonçalves, ressaltou a preparação da região para acolher a população do DF e do Entorno na área da saúde.
Tribuna Livre, com informações da Agência Brasília.