Uma vantagem de 10 pontos reduzida para três – é apenas um pontinho para Coventry?

“Todos ainda acreditam. Ainda estamos confiantes. Estamos no topo da liga e precisamos nos concentrar em nós mesmos e voltar a fazer todas as coisas boas que temos feito até agora.”

O lateral do Coventry City, Jay Dasilva, fez o possível para dizer todas as coisas certas após o último revés dos Sky Blues fora de casa na terça-feira – uma derrota por 2 a 1 para o Norwich City.

Anúncio

Foi o sexto jogo fora de casa sem vencer e viu a vantagem na liderança ser reduzida para três pontos.

Embora a vantagem para as vagas do play-off ainda seja de oito pontos, os torcedores do Coventry ficarão animados com a promessa de Dasilva de revisitar as coisas boas.

Porque foi muito bom.

Bom o suficiente para vê-los como jogadores estatísticos para ganhar o título, encerrando uma espera de 25 anos pela promoção à Premier League.

Embora a atual oscilação da CBS Arena tenha reduzido sua porcentagem de conquistas de títulos, de acordo com especialistas em estatística, as perspectivas de Coventry para a primeira divisão permanecem em péssima saúde.

Mas com outro jogo fora de casa no sábado, no QPR, quão preocupados os fãs do Sky Blues deveriam estar com a durabilidade de seu time nos 17 jogos restantes?

Anúncio

A BBC Sport analisa mais de perto.

Imparável a 'pouco convincente'

Os primeiros quatro meses da temporada de Coventry foram excelentes.

Os primeiros 18 jogos proporcionaram 13 vitórias, estabeleceram novos recordes e ameaçaram criar muitos mais.

A vantagem de 10 pontos no início de dezembro foi destruída pela trilha sonora da bola batendo no fundo da rede, que trouxe 11 vitórias em 12 partidas.

Nenhuma equipe jamais esteve tão à frente das demais naquela fase da temporada do campeonato.

Depois veio uma derrota por 3-0 em Ipswich, que pôs um fim abrupto à excelente sequência e deixou o treinador Frank Lampard a dizer que a reacção da sua equipa “era a única coisa importante”.

Anúncio

Mas apenas quatro vitórias, todas em casa, se seguiram nos 10 jogos desde então.

“Nenhuma dessas vitórias foi totalmente convincente”, disse Rob Gurney, editor de esportes da BBC CWR e comentarista do Sky Blues.

“Longe da CBS Arena, as coisas estão piorando desde uma noite inesquecível em Teesside [a 4-2 win at Middlesbrough on 25 November] exceto uma ação excepcional de retaguarda para ganhar um ponto improvável em Southampton.

“Sim, eles ainda estão na liderança do campeonato e com uma boa vantagem para o terceiro lugar, mas se formos honestos, eles não têm jogado bem de forma consistente desde o final de novembro.”

Anúncio

O que dizem as estatísticas?

O início de Coventry manteve os estatísticos ocupados.

Em vários momentos, eles marcaram o maior número de gols nas cinco principais ligas da Europa, uma diferença de gols incomparável e a melhor proporção de gols por jogo na segunda divisão em um século.

Eles foram o primeiro time em mais de 50 anos a marcar 50 gols em 18 jogos e seu total atual – 62 – ainda é o melhor nas quatro principais divisões da Inglaterra por nove.

A vantagem para o segundo colocado Middlesbrough pode agora ser de apenas três pontos, mas a diferença de oito pontos para a vaga no play-off é tranquilizadora, já que a promoção automática ainda parece ao seu alcance.

Anúncio

O supercomputador da Opta ainda pensa assim.

Oito semanas atrás, Coventry tinha 90,5% de chances de se tornar campeão e 96,8% de terminar entre os dois primeiros.

Agora, esses números caíram para 62,4% e 85,3%, respectivamente. Uma queda considerável, mas ainda muito saudável.

Mas há motivo para preocupação na tendência de curto prazo?

Depois de marcar 50 gols e sofrer apenas 18 nos primeiros 18 jogos, apenas 12 foram batidos nos últimos 11 e 15 foram liberados.

Nas últimas seis viagens fora de casa no Campeonato, os Sky Blues marcaram seis, sofreram 11 e não mantiveram o placar limpo. Eles conquistaram três pontos em 18.

Somado a isso, o artilheiro Brandon Thomas-Asante ainda não redescobriu a forma que lhe rendeu 10 gols em 13 jogos.

Anúncio

Os gols de Haji Wright contra Leicester e Millwall em jogos consecutivos em casa neste mês também foram os primeiros desde outubro.

Embora o Coventry continue sendo o artilheiro fora de casa, ele também tem a defesa mais vazada na metade superior.

'Os adeptos têm razão em estar preocupados'

E é essa nova fragilidade na retaguarda que mais preocupa Gurney.

“Tem sido muito fácil defrontar a equipa – e atravessá-la – por isso, no vernáculo cliché do regresso ao básico, porque não tentar três defesas-centrais?” ele disse.

“Isso adiciona segurança a uma parte do campo que tem estado muito aberta recentemente, e alguma proteção ao meio-campo – e Matt Grimes em particular, que não tem marcado o tempo em seu estilo metronômico habitual ultimamente.”

Anúncio

Gurney destacou a situação em torno do zagueiro Luke Woolfenden, contratado por £ 4 milhões no verão, mas usado apenas 11 vezes na liga e ainda não em 2026.

“Se é necessário enterrar machadinhas, então enterre-as”, acrescentou Gurney, que considera que deixar um jogador que custa uma quantia significativa no banco “não faz muito sentido”.

Gurney sugeriu que se Woolfenden não for visto como uma solução, o clube “consiga outra pessoa nessa posição que possa reforçar as coisas, antes que seja tarde demais”.

O negócio de transferências do Coventry até agora neste mês sugere que eles estão determinados a voltar ao domínio depois de contratar três alas – Yang Min-hyeok, Romain Esse e Jahnoah Markelo.

Anúncio

Mas Gurney disse que reforçar a defesa agora precisa ser a prioridade.

“É o vazamento de gols que agora é um grande motivo de preocupação”, disse ele.

“Se isso não for resolvido, todo o excelente trabalho de base que foi feito na primeira metade da temporada será arruinado. Simples assim.

“Os fãs do Sky Blues têm razão em estar preocupados neste momento.”

'Bomba-relógio' – como estão os fãs?

Então, quão preocupados estão os fãs? Aqui está uma seleção de visualizações enviadas à BBC Sport.

Simão: Defensivamente fraco, especialmente no centro, mas nas quatro costas há nervos palpáveis.

Anúncio

Steve: A equipe está começando a sentir a pressão agora da redução da diferença. Um jogo de cada vez, ainda é o mesmo time que derrotou o QPR por 7 a 1 no início da temporada, eles só precisam encontrar esse tipo de forma, mentalidade e sentimento novamente.

James: Todo o nosso sistema, dependendo da forma de Matt Grimes, tem sido uma bomba-relógio já há algum tempo.

Gary: Parece que já faz muito tempo que não mantíamos lençóis limpos. Também parece que as equipes nos descobriram. Nosso meio-campo parece estar sendo invadido e parecemos estar lutando para isolar nossos alas dos laterais adversários. Neste momento parece que quando as coisas não correm como planeado, não temos um apoio táctico.

Manter a forma no início da temporada 'não é uma realidade'

Na conferência de imprensa de sexta-feira, Lampard reconheceu que o jogo contra o Norwich “não foi o nosso melhor dia”, mas fez questão de enfatizar o que os seus jogadores fizeram nesta temporada.

Anúncio

“Precisamos ter muito cuidado para entender onde estamos”, disse ele à BBC CWR.

“Você nunca tem direito a nada nesta liga.

“A posição em que estamos se deve ao nosso trabalho árduo, mas se continuássemos nessa forma desde o final de novembro, estaríamos com 112 pontos ou algo assim – não é uma realidade.”

Lampard falou sobre ter “a perspectiva certa” e períodos “desafiadores” são um dado adquirido para todos os clubes.

“Meu trabalho é corrigir quaisquer aspectos negativos e promover o que fizemos – é importante ser positivo”, acrescentou.

“Se você acha que tudo vai correr bem o tempo todo, não entre neste trabalho.

Anúncio

“Houve muitos dias bons e é hora de voltar ao trabalho.”

Dado que Coventry estabeleceu padrões incríveis no início da temporada, sua queda inevitável irá soar o alarme para alguns – nenhum time teve uma vantagem tão grande sobre o terceiro lugar após 18 jogos de uma temporada do Campeonato e não conseguiu subir.

Mas os Sky Blues continuam a ser uma excelente equipa e, estatisticamente e relativamente, a melhor equipa da divisão.

A contagem prevista de 87 pontos da Opta pode estar bem abaixo do recorde da segunda divisão de 106, mas é cinco a mais que o segundo colocado e sete à frente das vagas do play-off no estado atual.

Anúncio

Os jogos são vencidos em campo, é claro, e não dentro de um computador, e a forma fora de casa do Coventry deve ser uma preocupação.

No entanto, uma vitória oportuna em Loftus Road, no sábado, seria a maneira perfeita de começar a acreditar que os bons tempos estão voltando.

T CSM

Deixe um comentário

Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress