UPAs do DF promovem ações de saúde mental para profissionais

UPAs do DF promovem ações de saúde mental para profissionais
UPAs do DF promovem ações de saúde mental para profissionais | Imagem: Divulgação

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal, administradas pelo IgesDF, receberam nesta semana uma série de atividades da campanha Janeiro Branco, com o objetivo de cuidar da saúde mental de seus colaboradores. A iniciativa, denominada Prosa e Melodia, foi desenvolvida pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (Nuvid) como parte do projeto Acolher, promovendo acolhimento e sensibilização por meio de música e diálogos.

Ações do Janeiro Branco para a saúde mental

Psicólogos conduziram conversas para reforçar a importância do autocuidado, enfatizando que profissionais da saúde também necessitam de atenção à sua própria saúde mental. Segundo Paula Paiva, chefe do Nuvid, a adesão dos profissionais mostra que o tema deixou de ser um tabu na instituição. “O principal objetivo da ação é conscientizar os colaboradores sobre a importância do autocuidado para o bem-estar pessoal e para a qualidade do atendimento ao público. Vamos percorrer todas as unidades geridas pelo Instituto. Somente nas UPAs, cerca de 800 colaboradores serão diretamente impactados”, afirmou.

Cronograma das atividades

O ciclo de ações começou no dia 12, passando pelas UPAs do Gama, Planaltina, Samambaia e Recanto das Emas. No dia 13, as atividades ocorreram em São Sebastião e Paranoá. As UPAs de Brazlândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Sobradinho e Vicente Pires receberam a iniciativa no dia 14. No dia 15, a ação foi realizada na sede administrativa do IgesDF (PO700) e nas UPAs de Ceilândia I e II. O calendário prevê ainda atividades no Centro de Distribuição no dia 21, buscando um ambiente institucional mais humano.

Compromisso com a valorização do colaborador

Cleber Monteiro, diretor-presidente do IgesDF, ressaltou que a campanha demonstra o compromisso do instituto com os profissionais. “Sabemos que a rotina dentro de uma UPA exige preparo técnico, mas também equilíbrio emocional. Criar espaços como este significa reconhecer o valor do colaborador e proteger sua saúde mental, garantindo um atendimento mais humanizado à população. O Janeiro Branco materializa uma política de valorização do trabalhador, baseada no diálogo, na escuta e na aproximação entre gestão e equipes”, destacou.

Relatos das unidades

Na UPA de Brazlândia, que conta com cerca de 160 colaboradores, o gerente substituto, Igor Cavalcante, disse que os profissionais se sentiram valorizados. “O nosso cotidiano é muito intenso. Nesse cenário, ações como essa promovem acolhimento, conscientização e valorização”, pontuou. Neviton Batista, gerente da UPA do Núcleo Bandeirante, complementou: “Pessoas emocionalmente saudáveis trabalham melhor, se relacionam melhor e têm mais qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho”.

O projeto Acolher oferece serviços como psicologia, psiquiatria, acupuntura, nutrição, meditação, Reiki e ginástica laboral. Luzia Tânia, técnica de segurança do trabalho da UPA de Brazlândia, comentou a importância da iniciativa. “Atos como esse promovem a saúde mental dos colaboradores. O cuidado com a saúde mental impacta diretamente a qualidade do trabalho e a prevenção de acidentes”, ressaltou. Paula Paiva concluiu que o cuidado com a saúde mental é uma gestão contínua no IgesDF, essencial para preservar talentos e fortalecer o serviço público.

T LB
Fábio Andrade Contabilidade - Contador em Santa Maria DF
plugins premium WordPress