08/12/2025

“Vai trabalhar, vagabundo”, diz Salles em assentamento do MST

Diligência da CPI do MST visitou áreas da reforma agrária em Alagoas a pedido do deputado Fábio Costa (PP-AL).

O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) xingou trabalhadores do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) durante diligência da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga as invasões do movimento nos últimos meses.

“Vai trabalhar, vagabundo”, diz o relator da comissão em vídeo filmado durante visita ao assentamento São José em Atalaia (AL) na 6ª feira (11.ago.2023).

A diligência foi realizada a pedido do deputado Fábio Costa (PP-AL). O grupo visitou assentamentos na região da antiga massa falida da Usina Ouricuri, passando pelos assentamentos Milton Santos, Jaelson Melquíades e Chico do Sindicato, respectivamente assentamentos Ouricuri I, II e III.

Em nota, o MST afirma que o percurso “demonstrou a desqualificação dos deputados na condução da Comissão, a começar pelo descumprimento da rota estabelecida e aprovada em requerimento na Câmara Federal, quando a comitiva seguida de policiais armados, surpreendeu o acampamento São José, intimidando as famílias acampadas em um espaço símbolo da luta pela terra, em Atalaia e Alagoas por mais de 20 anos”.

O movimento afirma que a comitiva impediu o acompanhamento de jornalistas e de parte da comunidade pelos locais percorridos por eles.

“Entendemos que os problemas estruturais para os camponeses e camponesas são também de responsabilização do Estado, que deveria assegurar políticas públicas efetivas de resolução para questões de moradia, educação, saúde pública e o conjunto de direitos que são negados diariamente aos trabalhadores e trabalhadoras”, diz o MST.

“A narrativa dos deputados bolsonaristas busca em vários momentos responsabilizar os limites estruturais à organização dos camponeses, numa tentativa de se distanciar de suas responsabilidades como parlamentares”, completa.

Relator da CPI do MST, o deputado Ricardo Salles (PL-SP) chamou trabalhadores rurais de Alagoas de “vagabundos”/Foto

Deixe um comentário

Leia também
logoMPDFT-14
Ministério público do df fiscaliza postos de combustíveis em ação nacional
logoMPDFT-11
Mpdft fiscaliza postos de combustíveis em operação conjunta no distrito federal
f1280x720-163092_294767_5050
Por que ronnie lessa será transferido de presídio federal de segurança máxima
logoMPDFT-9
Ministério público do df debate inovação em políticas públicas
f1280x720-162693_294368_5050
Desigualdade na herança: cônjuges desprotegidos por nova legislação?
logoMPDFT-6
Ministério público e unb avançam em diálogo sobre apoio a vítimas
logo2-1
Tjdft mantém decisão que condena df por acidente em parque infantil
logoMPDFT-2
Namoral: mpdft reconhecido por iniciativa em defesa da integridade
f1280x720-161812_293487_5050
Eua vendem fuzis ao rio enquanto debate sobre lei antiterrorismo esquenta
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª

Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026

A plataforma de jogos Roblox, que registra 112 milhões de usuários diários, implementará a verificação facial obrigatória para acesso ao chat a partir de janeiro de 2026. A medida, inédita no setor, reacende o debate sobre segurança digital para crianças, privacidade e a responsabilidade das empresas. Embora a empresa se

Leia mais...

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.