13/11/2025

Valdemar Costa Neto garante votos para aprovar anistia a Bolsonaro

Valdemar da Costa Neto: "Estamos preparando isso para depois do julgamento. Nós temos número para isso, algo em torno de 300 votos na Câmara" - (crédito: Platobr Politica)

Presidente do PL calcula apoio de 300 deputados à proposta, que conta com a articulação do governador Tarcísio de Freitas

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta quarta-feira (3/9) que a oposição já reúne votos suficientes no Congresso para aprovar uma anistia ampla aos condenados e investigados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 — incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, a proposta ainda passa por ajustes, mas deve avançar após a conclusão do julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Estamos preparando isso para depois do julgamento. Nós temos número para isso, algo em torno de 300 votos na Câmara”, disse em entrevista à GloboNews, destacando o apoio de partidos como PP, União Brasil, Republicanos e PSD.

Valdemar voltou a criticar a condução dos processos no STF, alegando que os réus do 8 de Janeiro não teriam acesso pleno à defesa. “Defesa tem, mas é só num grau. Se eles errarem, você não tem como recorrer. Eu estou falando é sobre a questão de recursos, não de defesa”, afirmou. Para ele, Bolsonaro e os demais acusados deveriam ser julgados na primeira instância, com possibilidade de apelação em instâncias superiores.

As declarações ocorrem em meio ao julgamento de Bolsonaro e outros sete réus pela Corte, iniciado na terça-feira (2/9). Ainda ontem, o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Alencar (RJ), já havia cobrado celeridade do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para pautar a anistia.

No Senado, a disputa também se intensifica. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), sinalizou que pretende levar a plenário um texto alternativo, em contraponto à versão defendida pelo PL, que exige anistia irrestrita.

Papel de Tarcísio e 2026

Valdemar também confirmou a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nas articulações em favor da medida. O movimento amplia o peso político da proposta dentro do campo da oposição.

Em relação à sucessão presidencial de 2026, o presidente do PL reafirmou que o partido seguirá a indicação de Jair Bolsonaro, caso o ex-presidente permaneça inelegível. “Se for o Eduardo Bolsonaro, apoio o Eduardo. O Eduardo é o nosso candidato”, disse, em referência ao deputado federal que, atualmente, está nos Estados Unidos atuando em articulações internacionais contra ministros do STF e em defesa de sanções ao Brasil.

Tribuna Livre, com informações do presidente do PL, Valdemar Costa Neto

Leia também
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs
f1280x720-162360_294035_5050
Blindagem à polícia federal: acordo político define futuro das investigações
imagem-jvp-27
Pgr pede condenação de deputados do pl por corrupção e organização criminosa
tn220250926047
Derrite propõe mudanças em lei antifacção e pf manifesta preocupação
f1280x720-69873_201548_5050
Eduardo bolsonaro entra em defesa do irmão carlos em polêmica

Estes são os principais golpes na black friday; proteja-se

Black Friday acende alerta para fraudes e golpes online Com a proximidade da Black Friday, período conhecido por grandes descontos e promoções, consumidores devem redobrar a atenção para evitar cair em golpes. A expectativa de economizar atrai muitos compradores, mas também oportuniza ações de criminosos que se aproveitam do aumento

Leia mais...

Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu autorização para que diversos políticos e influenciadores visitem o ex-presidente Jair Bolsonaro, que se encontra em regime de prisão domiciliar desde agosto. Entre os nomes autorizados a se encontrarem com o ex-presidente estão os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG)

Leia mais...

Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

O ministro da Justiça e Segurança Pública determinou que a Polícia Federal (PF) inicie uma investigação sobre o direcionamento de emendas parlamentares para organizações não governamentais (ONGs). A apuração visa esclarecer o uso de recursos públicos repassados durante o governo anterior. A decisão surge após a Controladoria-Geral da União (CGU)

Leia mais...

Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro

Uma descoberta extraordinária no Nordeste do Brasil lançou luz sobre a vida pré-histórica da região. Um fóssil de vômito, conhecido cientificamente como regurgitalite, revelou a existência de uma nova espécie de pterossauro, batizada de Bakiribu waridza, que habitou a área há aproximadamente 110 milhões de anos. Este achado representa o

Leia mais...

Brasil adota tecnologia avançada para impedimentos no futebol

O Brasil se prepara para ser o primeiro país da América do Sul a implementar o sistema de impedimento semiautomático no futebol. A inovação tecnológica promete agilizar e dar maior precisão às decisões de arbitragem em lances cruciais das partidas. O sistema utiliza um conjunto de câmeras estrategicamente posicionadas ao

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.