José Mourinho foi criticado por Clarence Seedorf depois de parecer sugerir que Vinicius Jr provocou abusos racistas ao comemorar o gol do Real Madrid contra o Benfica na Liga dos Campeões e incitar as cenas que se seguiram.
O atacante do Real Madrid, Vinicius, colocou o Real Madrid na liderança em Lisboa com um excelente remate no início da segunda parte, antes de dançar junto à bandeira de canto diante dos adeptos da casa. Ele recebeu um cartão amarelo do árbitro por uma comemoração excessiva.
Anúncio
Antes do recomeço do jogo, Vinicius trocou palavras com Ginaluca Prestianni, do Benfica, e denunciou o jogador ao árbitro por alegada observação racista.
Gianluca Prestianni esconde a boca enquanto discute com Vinicius Jr, do Real Madrid (AFP via Getty Images)
Num comunicado no Instagram, o extremo do Benfica, Prestianni, disse que não dirigiu insultos racistas a Vinicius, que disse ter “lamentavelmente interpretado mal o que pensava ter ouvido”.
Mas a partida foi pausada por 11 minutos, enquanto o árbitro seguia os protocolos de abuso racista da Fifa, com Mourinho conversando com vários jogadores do Real Madrid, incluindo Vinicius e Kylian Mbappe, enquanto as tensões aumentavam no estádio.
Mais tarde, Mourinho foi expulso por exigir o segundo cartão amarelo para Vinicius após falta do brasileiro. Mourinho atacou o quarto árbitro, mas foi ele próprio advertido pelos seus protestos, mas continuou a protestar e recebeu imediatamente o segundo cartão amarelo.
Anúncio
Falando após a partida, Mourinho disse que conversou com Vinicius e Prestianni e não poderia ser tendencioso contra nenhum dos jogadores. Mas criticou Vinicius pela comemoração do gol.
“Deveria ser o momento louco do jogo, um gol incrível em um bom jogo… esses talentos são capazes de fazer essas coisas lindas, mas infelizmente ele [Vinicius] não ficou apenas feliz por marcar aquele gol surpreendente e então o jogo acabou. Quando você marca um gol como esse você comemora de forma respeitosa”.
Mourinho foi questionado se Vinicius tinha “incitado” os jogadores do Benfica e os adeptos com a sua celebração e ele respondeu: “Sim, acredito que sim. As palavras que trocaram, Prestianni com Vinicius, quero ser independente. Não comento sobre isso.”
O treinador português revelou então as suas conversas com Vinicius e explicou o que disse ao extremo durante a pausa do jogo.
José Mourinho falou com Vinicius Jr durante o intervalo (AP)
“Eu disse a ele que quando você marca um gol como esse você apenas comemora e volta”, acrescentou Mourinho. “E então, quando ele estava discutindo sobre racismo, eu disse a ele a maior pessoa da história deste clube. [Eusebio] era preto. Este clube, a última coisa que é, é racista, então se na cabeça dele tinha algo relacionado com isso, este é o Benfica.
Anúncio
“Tem alguma coisa errada porque acontece em todos os estádios. Em todos os estádios que o Vinicius joga [in] algo acontece. Sempre.
“Estou dizendo que foram uns bons 50 minutos de futebol, milhões de pessoas assistindo ao redor do mundo, um gol maluco, um gol absolutamente maluco e depois o jogo acabou.”
Vinicius Jr alega ter recebido comentário racista em campo no confronto da Liga dos Campeões com o Benfica (AFP via Getty Images)
Os especialistas do Amazon Prime Wayne Rooney, Clarence Seedorf e Theo Walcott pareceram surpresos com os comentários de Mourinho, com Rooney os rotulando de “injustos” e Seedorf dizendo que Mourinho cometeu um “grande erro”.
“Como ele disse, está tentando permanecer independente, mas acho que foi muito injusto o que ele disse sobre Vinicius”, disse Rooney quando pressionado pela apresentadora Gabby Logan a comentar.
Anúncio
Seedorf explicou ainda, acrescentando: “Acho que ele está [Jose Mourinho] ainda é emocional. Acho que ele cometeu um grande erro hoje ao justificar o abuso racial e não estou dizendo que foi o caso hoje, mas ele mencionou algo mais do que hoje. Ele disse que onde quer que ele vá essas coisas acontecem, então ele está dizendo que está tudo bem quando o Vinicius te provoca, que está tudo bem ser racista e eu acho isso muito errado.
“Nunca deveríamos justificar o abuso racial. E Vinicius está farto desse comportamento injustificado das pessoas. E eu sei que Mourinho de cor concordaria comigo, mas ele se expressou um pouco, infelizmente, eu acredito. Porque não deveríamos dizer às pessoas em casa que alguém faz uma dança ou algo assim, então não há problema em ser racista.”
Theo Walcott concluiu claramente: “Essa é a única vez que não deveríamos ter ouvido falar dele [Mourinho]esta noite ele não deveria estar na frente das câmeras.”