17/11/2025

Xavier, da SPX, faz alerta sobre Magnitsky; ‘Não gostaria de estar sentado em um banco para ter que tomar essas decisões’

O gestor da SPX, Rogério Xavier, uma das vozes mais conhecidas do mercado, em evento da Warren (Imagem: Warren Investimentos)

O gestor da SPX, Rogério Xavier, uma das vozes mais conhecidas do mercado, demonstrou cautela em relação à aplicação da Lei Magnitsky no Brasil. A declaração foi feita durante um evento da Warren, em São Paulo.

Segundo Xavier, existe um entendimento de que os bancos com operação nos Estados Unidos — caso dos grandes bancos brasileiros — precisam aplicar a lei também no país de origem.

“É bem claro que elas não podem ir contra a decisão do governo americano. No Brasil, também tem esse entendimento, por parte dos Estados Unidos, de que elas deveriam seguir a mesma interpretação”, disse.

O cenário, no entanto, ganhou novos contornos após decisão do ministro do STF, Flávio Dino, que determinou nesta segunda-feira que cidadãos brasileiros não podem ser afetados em território nacional por leis e decisões estrangeiras relativas a atos praticados no Brasil.

Esse conflito pode gerar incertezas, na visão do gestor.

“Sinceramente, eu não gostaria de estar sentado em um banco hoje para ter que tomar essas decisões de bloquear ou não recursos de pessoas afetadas por essa lei. Eu não sei como isso vai ser escalado e em qual ponto vamos chegar”, afirmou.

No fim de julho, o governo do presidente norte-americano, Donald Trump, impôs sanções ao ministro Alexandre de Moraes, acusando-o de autorizar prisões arbitrárias antes do julgamento e de restringir a liberdade de expressão.

Moraes é relator do processo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro é réu, acusado de tramar um golpe de Estado após perder a eleição presidencial de 2022 para Luiz Inácio Lula da Silva.

Críticas ao STF

Xavier também classificou algumas medidas do Supremo Tribunal Federal como excessos.

“Uma das consequências desses exageros é que o direito de propriedade no Brasil hoje é questionado. O país está com superpoderes em várias instâncias”, afirmou.

Segundo ele, tanto o Legislativo quanto o Judiciário e o Executivo acumulam poderes além do esperado.

“Precisamos reorganizar o Brasil”, disse.

Ainda de acordo com o gestor, gritar sobre soberania não resolve.

“As pessoas deveriam pensar melhor na estratégia diplomática de negociação e não se colocar nesse caminho de que aqui ninguém põe a mão, aqui é soberano”, concluiu.

Medida inédita

Diante do ineditismo, os bancos correm para entender como proceder: bloquear somente contas em dólar, ou também as contas em reais?

O tema, inclusive, dominou a conferência de resultados do Bradesco (BBDC4).

O CEO Marcelo Noronha disse que o banco já acionou consultores para tratar do assunto.

De qualquer forma, o executivo disse que a ‘a lei não é discutida, a lei é cumprida’, o que gerou reação de  Lindbergh Farias, deputado do PT pelo Rio de Janeiro.

Apuração do jornal O Globo revela que executivos do setor avaliam que instituições financeiras com as quais Moraes tenha vínculo teriam de encerrar os contratos com o ministro — sob pena de os próprios bancos enfrentarem sanções.

Outros dirigentes defendem uma leitura mais restrita da legislação, entendendo que o bloqueio se limitaria a operações em dólar e investimentos internacionais.

Eduardo Bolsonaro no centro

O caso ganhou repercussão, sobretudo, após O Globo noticiar que o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teria recorrido novamente ao governo Trump para pedir o bloqueio total das contas de Moraes, tanto em dólar quanto em real.

Segundo interlocutores de Eduardo, representantes do Departamento de Estado americano informaram que as sanções envolveriam proibição de qualquer operação financeira, independentemente da moeda.

O ministro Cristiano Zanin foi sorteado como relator de uma ação que busca impedir instituições financeiras de bloquearem as contas bancárias de Alexandre de Moraes.

A ação foi protocolada em 1º de agosto por Lindbergh Farias.

Tribuna Livre, com informações da SPX –(Sequenced Packet Exchange) (Intercâmbio Seqüencial de Pacote)

Leia também
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
Derrite recua, desiste de mudar Lei Antiterrorismo e diz que competência da PF será preservada
bolsonaro-condenado
Moraes libera visitas de políticos a bolsonaro em prisão domiciliar
f1280x720-162409_294084_5050
Flávio dino pede investigação da pf sobre emendas a ongs

Corrida Girl Power movimenta Eixão do Lazer

Evento reuniu 6 mil mulheres e fortaleceu o protagonismo feminino no DF A manhã deste domingo (16) foi marcada por movimento, bem-estar e celebração ao protagonismo feminino no Distrito Federal. A Secretaria da Mulher (SMDF) participou da Corrida Girl Power, realizada pelo Grupo Sabin, que reuniu 6 mil mulheres no

Leia mais...

Chuvas deixam os canteiros ornamentais do DF ainda mais belos

Período chuvoso favorece diretamente à irrigação natural desses espaços A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) aproveita a chegada das chuvas para iniciar a fase de plantio nos canteiros ornamentais que embelezam o Distrito Federal. A estação do ano determina a facilidade de irrigação, um dos fatores estudados

Leia mais...

5 anos de pix: como o sistema transformou as finanças no brasil

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, completou cinco anos, marcando uma transformação significativa no cenário financeiro brasileiro. Lançado em 16 de novembro de 2020, o sistema rapidamente ganhou popularidade, simplificando transações e alterando a forma como os brasileiros lidam com o dinheiro. Desde seu lançamento, o

Leia mais...

Galaxy watch7: o smartwatch para atletas com preço especial

À medida que a Black Friday se aproxima, as ofertas começam a surgir, com destaque para os smartwatches, especialmente aqueles equipados com sensores para monitoramento de atividades físicas. O Samsung Galaxy Watch7, modelo de 40 mm, surge como uma opção para quem busca um aliado nos treinos de corrida, caminhada

Leia mais...

Vítima de explosão em sp é identificada após análise do iml

A identificação da vítima da explosão que destruiu um depósito clandestino de fogos de artifício em São Paulo foi confirmada pelo Instituto Médico Legal (IML). A confirmação encerra a principal incógnita da investigação, que se baseou na forma como os restos mortais foram encontrados dentro do imóvel completamente destruído. A

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.