18/12/2025

Zelensky afirma que renunciaria à presidência pela “paz” na Ucrânia

Reprodução/Redes sociais

O presidente afirmou que renuncia imediatamente se isso garantir a paz e a entrada da Ucrânia na Otan. A afirmação aconteceu em coletivo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou em uma coletiva de imprensa neste domingo (23/2) que está disposto a renunciar ao cargo em troca de uma paz duradoura no país.

“Se isso trouxer paz para a Ucrânia, se vocês precisarem que eu deixe esta cadeira, estou pronto para fazer isso e também posso trocá-la [a presidência] pela filiação da Ucrânia à Otan”, informou Zelensky durante a coletiva em Kiev, ao ser questionado se ele estaria disposto a “desistir” de ser presidente da Ucrânia em troca de paz.

O presidente afirmou que, se essas condições de fato existirem, ele renunciaria imediatamente e que ficaria “feliz” se fosse pela paz na Ucrânia.

O anúncio ocorre um dia antes do terceiro aniversário da guerra, que começou em 24 de fevereiro de 2022. Mais cedo, Zelensky havia afirmado que ocorreu um ataque massivo de drones vindo da Rússia.

O ucraniano também informou que seu país está avançando em um acordo de recursos com os Estados Unidos. O presidente contou que as autoridades ucranianas e norte-americanas estão discutindo um acordo sobre minerais essenciais da Ucrânia, segundo a imprensa internacional.

Zelensky busca a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), uma aliança militar formada por potências globais com o objetivo de garantir a segurança e a estabilidade dos países membros. Fundada em 4 de abril de 1949, a Otan estabelece que, caso um país- membro seja atacado, os demais se unirão para defendê-lo.

Relembre como começou a guerra

Nesta segunda-feira (24/2) completam três anos desde que a Rússia invadiu o território ucraniano, incluindo um bombardeio à capital Kiev. Àquela época, as autoridades russas, em especial o presidente Vladimir Putin, acreditavam que o conflito poderia ter seu desfecho em poucos dias.

Putin iniciou um ataque durante a madrugada do dia 24 de fevereiro de 2022, com a justificativa de proteger a população russa das regiões do leste ucraniano e do neonazismo.

A invasão começou com bombardeios constantes e rápido avanço de tropas russas. Em poucos dias, parte considerável do território ucraniano já estava dominada e Kiev, cercada por tropas russas.

A Rússia e a Ucrânia vivem uma antiga história de conflitos. Ao longo dos séculos, a Ucrânia fez parte de impérios, sofreu inúmeras invasões, foi incorporada pelos russos e pelos soviéticos, tornou-se independente, mas nunca resolveu por completo sua relação com a Rússia.

Tribunas Livre, com informações da AFP

Leia também
Trump tem 'personalidade de alcoólatra', diz chefe da Casa Branca em entrevista
Trump tem 'personalidade de alcoólatra', diz chefe da Casa Branca em entrevista
Após ação e bloqueio de Trump, Venezuela começa a ficar sem espaço para armazenar petróleo, diz agência
Após ação e bloqueio de Trump, Venezuela começa a ficar sem espaço para armazenar petróleo, diz agência
Ataques dos EUA no Pacífico contra três embarcações deixam oito mortos
Ataques dos EUA no Pacífico contra três embarcações deixam oito mortos
Adolescentes se tornam 'escravos' do narcotráfico na França
Adolescentes se tornam 'escravos' do narcotráfico na França
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro
Como a diplomacia em Brasília vê a ideia de Trump para Lula abrigar Maduro.
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
María Corina Machado fratura vértebra ao fugir da Venezuela em barco de pesca, dizem aliados
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos

Marinho aponta “erro grosseiro” no Orçamento e aciona o TCU

Líder da Oposição no Senado afirma que Fazenda subestimou despesas obrigatórias e alerta comissão mista que vota a Lei Orçamentária Anual nesta semana. O senador Rogério Marinho (PL-RN) acionou o TCU (Tribunal de Contas da União) para apurar o que classifica como “erro grosseiro” nas estimativas de despesas obrigatórias do

Leia mais...

Motta é “um procrastinador de problemas”, diz Sóstenes.

Líder do PL critica presidente da Câmara e afirma que poderia disputar o comando da Casa. O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou nesta 2ª feira (15.dez.2025), em reunião com jornalistas, que o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), “procrastina problemas”. Ele também disse que tem interesse

Leia mais...

Governo Lula prestigia entidade investigada na CPMI do roubo aos aposentados

Contag é acusada de haver tirado R$3,4 bilhões em “descontos associativos” sem autorização A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) foi reconduzida pelo governo federal ao Conselho de Participação Social por mais dois anos, mantendo assim sua presença em um dos principais fóruns de articulação entre

Leia mais...

Flávio Bolsonaro vai para cima de Lulinha

Filho de Jair Bolsonaro apresentou representação contra o filho de Lula por possível envolvimento nos crimes apurados no escândalo do INSS Pré-candidato ao Planalto, Flávio Bolsonaro decidiu ir para cima de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula, que teve seu nome citado recentemente em fatos

Leia mais...

Confira onde Equatorial Goiás vai precisar interromper temporariamente fornecimento de energia para realizar manutenções esta semana

Ações envolvem trocas de postes, transformadores e cabos para acelerar reconstrução da rede elétrica A Equatorial Goiás realiza, ao longo desta semana, serviços programados de manutenção e reconstrução da rede elétrica em diversas regiões do estado. As ações são necessárias para garantir mais segurança, estabilidade e qualidade no fornecimento de

Leia mais...

Caso 113 sul: Justiça autoriza acesso da defesa a provas

Polícia deverá apresentar lista organizada de depoimentos sobre o caso e, a partir disso, produzir relatórios Nesta segunda-feira (15/12), a Justiça do Distrito Federal autorizou que a defesa de Adriana Villela tenha acesso completo a provas anexadas ao processo por homicídio qualificado que tramita no Tribunal do Júri de Brasília.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.