De acordo com o indicador Abrainc-Fipe, as vendas de novos imóveis no primeiro semestre aumentaram 9,8% em relação ao mesmo período do ano anterior
O programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) registrou um aumento de 17,2% no número de imóveis lançados, com mais de 39 mil novas unidades anunciadas. A retomada do programa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está impulsionando o setor imobiliário, e o governo busca expandir essa iniciativa. O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, revelou que o Governo Federal está em diálogo com governadores e prefeitos para facilitar o acesso ao financiamento por mais famílias. Ele enfatizou a importância de lançar o MCMV Cidades em parceria com estados e municípios, visando ampliar o subsídio de até R$ 55 mil.
Essas declarações foram feitas durante o evento da Associação Brasileira de Incorporadoras e Imobiliárias (Abrainc) realizado na terça-feira, 26. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também esteve presente no evento e anunciou a construção de 16 mil unidades habitacionais na capital paulista.
Além disso, de acordo com o indicador Abrainc-Fipe, as vendas de novos imóveis no primeiro semestre cresceram 9,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O segmento de médio e alto padrão se destacou com um aumento de 22,8%. O presidente da Abrainc, Luiz França, ressaltou que esses indicadores positivos refletem a dinâmica do mercado imobiliário brasileiro e a importância dos programas de habitação popular, apesar das altas taxas de juros. Ele pediu ação das autoridades monetárias para acelerar a redução da taxa Selic e criar mecanismos que ampliem as fontes de recursos para compradores de imóveis da classe média.
A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, destacou os esforços para simplificar o sistema de financiamento. Ela informou que o banco estatal detém 67% do mercado imobiliário do país.
*Jovem PanNews com informações da repórter Camila Yunes / Tribuna Livre Brasil