As faixas das vias S1 e N1 no Eixo Monumental serão disponibilizadas para estacionamento nas proximidades do evento.
Com o objetivo de assegurar a segurança das famílias que participam do projeto Um Sonho de Natal, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), as faixas de rolamento mais próximas ao canteiro central das vias S1 e N1, no Eixo Monumental, serão liberadas para estacionamento até o encerramento do evento em 1º de janeiro de 2024.
No horário das 17h às 23h, duas faixas, das seis existentes, serão bloqueadas, sendo uma destinada para veículos pararem e a outra para facilitar a entrada e saída no estacionamento. Agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) estarão presentes ao longo da via para orientar e auxiliar na travessia de pedestres.
Anthony Grillo, coordenador de Policiamento Metropolitano do Detran-DF, destaca a instalação de um painel informativo com os horários permitidos para estacionamento nas proximidades do evento, além da facilitação da travessia de pedestres próximo ao Museu Nacional da República, visando proporcionar máxima segurança à população. Após as 23h, as faixas serão novamente liberadas para o trânsito.
As intervenções ocorrem em três pontos do Eixo Monumental: Esplanada dos Ministérios, que abriga a Vila do Papai Noel; Praça do Buriti, com o presépio; e Praça do Cruzeiro, oferecendo experiências gastronômicas e uma roda-gigante. A Praça do Buriti dispõe de estacionamento público próprio, além das opções nos estacionamentos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) e do Palácio do Buriti.
O Detran ressalta a proibição de estacionamento nos gramados e as equipes estarão orientando os visitantes a estacionarem apenas em áreas permitidas para garantir a fluidez e a segurança no trânsito.
O evento Um Sonho de Natal, que encanta os brasilienses com a magia das festas de fim de ano, ocorre diariamente das 17h às 22h, iniciando em 15 de dezembro e estendendo-se até 1º de janeiro. Com um investimento de R$ 7 milhões, a expectativa é receber 1 milhão de visitantes, proporcionando emprego para mais de 500 pessoas e oferecendo uma ampla programação cultural e musical.
Tribuna Livre, com informações da Agência Brasília