17/04/2024

Serviços têm horários especiais na véspera e feriado de Natal

No domingo e no dia de Natal, segunda-feira, os serviços da Secretaria de Saúde do DF terão esquema especial de funcionamento | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

O transporte público funcionará nos dois dias em regimes diferenciados; os serviços essenciais funcionarão em esquema de plantão

Os dias 24 e 25 de dezembro, véspera e dia de Natal, terão horários de funcionamento diferenciados para os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Alguns serviços básicos, como é o caso do transporte público, terão horários diferenciados, principalmente no feriado. Então, antes de sair de casa, fique atento sobre o que abre e o que fecha na cidade nesses dias de festa.

Transporte público

No domingo (24), os coletivos circularão conforme tabela horária do dia, com reforço para atender o funcionamento do comércio. O aumento da oferta de transporte é devido ao grande fluxo de passageiros no retorno para casa na véspera do feriado.

Na segunda-feira de Natal (25), os veículos da frota irão circular com tabela horária de feriado, que é igual à de domingo. Os horários e itinerários dos ônibus podem ser visualizados por meio do site dfnoponto.semob.df.gov.br.

Nos dois dias, o Metrô também funcionará com horários diferenciados. No dia 24 operará das 7h às 20h, já no dia 25 será das 9h às 15h.

Saúde

No domingo, e no dia de Natal, segunda-feira, os serviços da Secretaria de Saúde do DF terão esquema especial de funcionamento. Confira:

– Samu: Atendimento 24 horas pelo telefone 192.

– Emergências: As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h. A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) mantém atendimento normal no feriado de Natal (25).

– Caps: Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta. Os Caps tipos I e II, o Caps AD II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) não abrem no feriado (25), voltando a atender normalmente na terça-feira (26).

Vacinação

Não haverá imunização no domingo e na segunda-feira.

UBS

No domingo e na segunda-feira todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão fechadas. Na terça-feira, o funcionamento será normalizado.

Estarão fechadas as farmácias de alto custo, o Hemocentro e os ambulatórios e policlínicas. Os atendimentos serão normalizados na terça-feira.

Justiça e Cidadania

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) informa que não haverá atendimento presencial nos serviços no domingo e nem no feriado de Natal (25). Confira os funcionamentos:

– Conselho Tutelar e Centro Integrado 18 de Maio

As unidades do Conselho Tutelar e Centro Integrado 18 de Maio estarão fechadas. No entanto, as demandas urgentes dos Conselhos Tutelares podem ser registradas pelo telefone 125, contato do Cisdeca, canal de comunicação entre a população do Distrito Federal e o Poder Público.

Já as demandas urgentes do Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone (61) 9 8314 0636, das 8h às 20h.

– Programa Direito Delas

Os Núcleos do Programa Direito Delas estarão fechados. No entanto, atendendo em regime de plantão por meio do telefone (61) 9 8382 0130.

As unidades do Na Hora e do Procon estarão fechadas.

CEB

Funciona normalmente nos dias 24 e 25 de dezembro. As equipes de manutenção da CEB trabalham 24 horas, sete dias da semana, inclusive feriados.

Caesb

A Caesb informa que não haverá expediente nos dias 24 e 25, mas as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. Também não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O atendimento remoto, Agência Virtual, App, site e telefone 115 funcionam ininterruptamente.

Limpeza Urbana

As unidades operacionais do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) funcionarão normalmente no feriado do Natal. Estarão em operação a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e as usinas de compostagem. Não funcionarão neste dia as Instalações de Recuperação de Recicláveis (IRR) e os papa-entulhos.

As coletas convencional e seletiva seguem cronograma normal, conforme disponibilizado no link.

DER

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informa que as operações de reversão, na Estrada Parque Ceilândia (DF-095/Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul, e na BR-070 não serão realizadas na segunda-feira.

Já o Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário (DF-002), estará fechado para o fluxo de veículos entre 6h e 18h.

Segurança Pública

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informa que o funcionamento das forças de segurança e da Defesa Civil, nos dias 24 e 25 de dezembro, feriado de Natal, se dará da seguinte forma:

PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, de forma ininterrupta, incluindo finais de semana e feriados. A PMDF destaca que deu início ao Policiamento de Intensificação de Natal (PIN), que ocorre no período de festividades de fim de ano, com uma atuação ostensiva e preventiva das unidades operacionais e administrativas, promovendo um policiamento intensificado em diversas modalidades.

PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal funcionará conforme abaixo.

Todas as 31 delegacias circunscricionais do DF funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24h. São elas: 1ª DP, 2ª DP, 3ª DP, 4ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 8ª DP, 9ª DP, 10ªDP, 11ªDP, 12ª DP, 13ª DP, 14ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 17ª DP, 18ª DP, 19ªDP, 20ª DP, 21ª DP, 23ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 29ª DP, 30ª DP, 31ª DP, 32ª DP, 33ª DP, 35ª DP e 38ª DP.

Também funcionam 24h as duas delegacias de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II).

Funcionam como Centrais de Flagrante as seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ªDP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

CBMDF

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) opera ininterruptamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados, para atender a emergências. O contato pode ser feito através do número de telefone 193. Os serviços de expediente administrativo interno não funcionam aos finais de semana e feriados.

Detran-DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que não haverá atendimento ao público de forma presencial nos dias 24 e 25, mas os serviços digitais estarão disponíveis no Portal de Serviços e aplicativo Detran Digital.

O Detran informa, ainda:

Engenharia de trânsito: funcionará apenas o plantão 24h de manutenção semafórica;

Educação de trânsito: realizará atividades em serviço de escala no dia 24; já no dia 25 não haverá atividade;

Fiscalização e policiamento de trânsito: funcionará em regime de escala nos dias 24 e 25/12.

Defesa Civil

O atendimento da Defesa Civil será em regime de plantão, com equipes de técnicos plantonistas todos os dias, durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 193 ou 199.

Agências do BRB

As agências do Banco de Brasília (BRB) estão fechadas nos dias 24 e 25.

Diversão e Lazer

Em relação às opções de diversão e lazer nos espaços públicos, alguns funcionarão normalmente, outros estarão fechados.

O evento Um Sonho de Natal não funcionará no dia 24. Já no dia 25, a programação funciona das 17h às 22h, com atividades na Esplanada e na Praça do Cruzeiro.

O Jardim Zoológico abrirá normalmente nos dias 24 e 25 das 8h30 às 17h. Bilheteria vende ingresso até as 16h.

Estarão fechados no domingo e segunda os seguintes espaços: Jardim Botânico, Planetário de Brasília, Complexo Cultural da República, Centro Cultural 3 Poderes (exceto Panteão),

Memorial dos Povos Indígenas, Biblioteca Nacional de Brasília, Museu Nacional da República, Espaço Cultural Renato Russo, Museu Vivo da Memória Candanga

Os parques ecológicos administrados pelo Instituto Brasília Ambiental, funcionarão da seguintes forma:

– Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul

Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico de Águas Claras

Aberto todos os dias das 5h às 22h

– Parque Ecológico Areal

Aberto todos os dias das 6h às 18h

–Parque Ecológico da Asa Sul

Aberto todos os dias das 6h às 20h

–Parque Distrital das Copaíbas

Aberto todos os dias das 8h às 18h

– Parque Ecológico Cortado

Aberto todos os dias das 6h às 20h

– Monumento Natural Dom Bosco

Aberto todos os dias das 6h às 20h

– Parque Ecológico Ezechias Heringer

Aberto todos os dias das 6h às 22h

– Parque Recreativo do Gama

Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico do Lago Norte

Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico Olhos d’Água

Aberto todos os dias. Portão principal: 5h30 – 20h. Portões laterais: 6h – 18h

– Parque Ecológico do Paranoá

Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico Península Sul

Aberto todos os dias das 6h às 22h

– Parque Ecológico do Riacho Fundo

Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico Saburo Onoyama

Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico Sucupira

Aberto todos os dias 6h às 20h

– Parque Ecológico Três Meninas

Aberto todos os dias das 7h às 18h

– Parque Ecológico Veredinha

Aberto todos os dias das 6h às 22h

Tribuna Livre, com informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Novo slogan da campanha mundial de doação de leite materno valoriza ato de amor
Novo slogan da campanha mundial de doação de leite materno valoriza ato de amor
Caderno pedagógico valoriza história e cultura dos povos originários
Caderno pedagógico valoriza história e cultura dos povos originários
Caps II Brasília comemora 7 anos com visita de pacientes a exposição no CCBB
Caps II Brasília comemora 7 anos com visita de pacientes a exposição no CCBB
Ceilândia ganha mais uma tenda para pacientes com suspeita de dengue
Ceilândia ganha mais uma tenda para pacientes com suspeita de dengue
Licitação do viaduto de acesso a Planaltina tem data marcada
Licitação do viaduto de acesso a Planaltina tem data marcada
DF-131 ganha asfalto e nova ponte para facilitar escoamento agrícola
DF-131 ganha asfalto e nova ponte para facilitar escoamento agrícola
Abertas as inscrições para a capacitação do projeto Rede Comunidade
Abertas as inscrições para a capacitação do projeto Rede Comunidade
Planaltina recebe tenda de acolhimento para pacientes com dengue
Planaltina recebe tenda de acolhimento para pacientes com dengue
Programa leva estudantes para visitas guiadas no Museu de Arte de Brasília
Programa leva estudantes para visitas guiadas no Museu de Arte de Brasília
Fique atento às alterações no trânsito neste domingo (14)
Fique atento às alterações no trânsito neste domingo (14)
Terminal rodoviário da Asa Sul passará por reforma
Terminal rodoviário da Asa Sul passará por reforma
Instituições e produtores rurais se unem para desenvolver a produção de baunilha no Cerrado
Instituições e produtores rurais se unem para desenvolver a produção de baunilha no Cerrado

Ceilândia ganha mais uma tenda para pacientes com suspeita de dengue

A partir desta terça (16), estrutura de acolhimento irá atender diariamente, das 7h às 19h, ofertando triagem, consultórios, farmácias e sala de hidratação Ceilândia recebe, nesta terça-feira (16), mais uma tenda de acolhimento a pacientes com dengue. A estrutura, localizada no estacionamento do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), realizará atendimentos

Leia mais...

Licitação do viaduto de acesso a Planaltina tem data marcada

Propostas serão entregues eletronicamente no dia 15 de julho; com investimento de R$ 65,6 milhões, obra viária vai beneficiar cerca de 90 mil motoristas, além dos ciclistas que trafegam pela região O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) publicou nesta segunda-feira (15), no Diário Oficial do Distrito

Leia mais...

Rodrigo Pacheco, seus acertos, omissões e intromissões.

Com mais desacertos do que acertos, as pessoas de bem procuram entender aonde Pacheco quer chegar. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pressionado tanto por Senadores quanto deputados, se viu obrigado a se manifestar  uma continuada tendência do Supremo Tribunal Federal (STF) em usurpar as atribuições dos parlamentares. A Pressão

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.