06/09/2025

Teve início a vacinação contra a dengue nos serviços de saúde pública do Distrito Federal.

Guiomar Lobato e a filha Helena, de 10 anos, moram na área rural e agora se sentem mais tranquilas: “Tenho certeza que a vacina é a melhor solução para que a epidemia seja evitada, mas também precisamos cuidar das nossas casas, para que o Aedes aegypti não se propague”

Até terça-feira (13), crianças com idades entre 10 e 11 anos podem receber a vacina em 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A partir de quarta-feira, o medicamento estará disponível em todas as 124 salas de vacinação da capital federal.

Nos olhos do jovem Enzo Machado, de 10 anos, o alívio era evidente. Com um dos braços segurados pela mão, ele deixou a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Cruzeiro com um sorriso estampado, após receber a primeira dose da vacina contra a dengue. Nesta sexta-feira (9), teve início a campanha de imunização na rede pública de saúde do Distrito Federal, com mais de 71 mil doses disponíveis para vacinar crianças de 10 e 11 anos.

“Eu estava um pouco preocupado, com medo de pegar dengue, né? Mas agora que tomei a vacina, estou protegido”, comemorou Enzo. “Mesmo assim, vou continuar usando repelente quando for à escola. E minha família vai continuar tomando cuidado para não deixar água parada em casa, porque é onde o mosquito coloca os ovos”, acrescentou o menino.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, visitou a UBS 1 do Cruzeiro para acompanhar o primeiro dia de vacinação. O local recebeu 2 mil doses. “Este é um momento histórico – após 40 anos de espera por uma vacina contra a dengue, uma doença que há muito tempo representa um problema de saúde pública”, afirmou. “Estamos trabalhando para ampliar o fornecimento de doses, com o apoio da Fiocruz e de outros laboratórios nacionais. Além disso, vamos apoiar a vacina do Instituto Butantã.”

Prioridade no fornecimento

Inicialmente, o Ministério da Saúde informou que o Distrito Federal receberia 194 mil doses da vacina, o suficiente para imunizar toda a população de 10 a 14 anos. No entanto, na tarde de quinta-feira (8), foram entregues 71.708 doses. Essa redução alterou o público-alvo desta primeira fase da vacinação, que passou a atender crianças de 10 e 11 anos.

Segundo o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, a mudança no cronograma permitiu que o DF e outros 521 municípios considerados endêmicos para a dengue fossem atendidos de forma mais rápida. “Até março, todas as crianças de 10 a 11 anos nessas localidades serão vacinadas”, garantiu. “E ao longo do ano, avançaremos com a vacinação em outras faixas etárias até os 14 anos, além de garantir a segunda dose que todos precisarão receber após 90 dias.”

O governo federal pretende trabalhar, em 2024, com um quantitativo superior a 6 milhões de doses, o que imunizaria cerca de 3 milhões de pessoas. “O Ministério da Saúde comprou todas as doses disponíveis, que estão sendo distribuídas de forma contínua – à medida que a vacina chega, ela é entregue”, observou Gratti. “Mudanças futuras no cronograma e até mesmo a previsão de um cenário para o próximo ano dependerão do aumento da capacidade de produção e do surgimento de novas vacinas.”

Acesso universal

A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, destacou que o acesso às vacinas na rede pública de saúde é universal – todas as crianças de 10 e 11 anos que não tenham imunodeficiência congênita ou adquirida podem ser vacinadas. “Inclusive aqueles que receberam a primeira dose na rede privada podem receber a segunda dose pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, informou. “A vacina é a mesma, produzida pelo mesmo fabricante… Não há barreiras de acesso aqui.”

Durante todo o Carnaval, 15 unidades básicas de saúde (UBSs) fornecerão a vacina. A partir de quarta-feira (14), o medicamento estará disponível em todas as 124 salas de vacinação do Distrito Federal. “Temos 11 unidades básicas de saúde abertas até as 22h, 53 funcionando até o meio-dia de sábado e outras 10 que abrem aos sábados e domingos. Além disso, nossas nove tendas de hidratação estarão abertas durante o Carnaval”, detalhou Lucilene.

A médica ressaltou que a vacinação é parte de um conjunto de medidas contra a dengue, mas que a vacina por si só não acabará com a epidemia da doença. “A busca por criadouros dentro das residências e a gestão adequada dos resíduos devem continuar”, alertou. “Atualmente, temos 769 agentes de vigilância ambiental realizando um trabalho conjunto com 247 militares do Exército e 300 bombeiros na visitação às residências do DF.”

Guiomar Lobato, moradora da Colônia Agrícola 26 de Setembro, comemorou a vacinação de sua filha Helena, de 10 anos. “Como moramos em uma área rural, a presença do mosquito geralmente é mais intensa. Meu marido mesmo teve dengue na semana passada e ainda está se recuperando da doença”, disse a servidora de 49 anos. “Tenho certeza de que a vacina é a melhor solução para evitar a epidemia, mas também precisamos cuidar de nossas casas para evitar a propagação do Aedes aegypti.”

Tribuna Livre, com informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

Leia também
Relatório aponta investimentos do GDF em políticas para infância e juventude
Relatório aponta investimentos do GDF em políticas para infância e juventude
Estrutura real de entreposto de ovos para legalização da produção é destaque na Expoabra 2025
Estrutura real de entreposto de ovos para legalização da produção é destaque na Expoabra 2025
GDF Mais Perto do Cidadão oferece inscrições para castração de cães e gatos no Riacho Fundo II
GDF Mais Perto do Cidadão oferece inscrições para castração de cães e gatos no Riacho Fundo II 
Pontes para o Mundo: Estudantes da rede pública se despedem de Brasília rumo a intercâmbio no Reino Unido
Pontes para o Mundo: Estudantes da rede pública se despedem de Brasília rumo a intercâmbio no Reino Unido
Caesb recebe nota máxima da Moody’s e se consolida como referência em gestão pública no setor de saneamento
Caesb recebe nota máxima da Moody’s e se consolida como referência em gestão pública no setor de saneamento
Transporte coletivo terá frota extra no 7 de Setembro
Transporte coletivo terá frota extra no 7 de Setembro
Termina nesta sexta-feira (5) o prazo de inscrições para a Feira de Acessibilidade do Distrito Federal
Termina nesta sexta-feira (5) o prazo de inscrições para a Feira de Acessibilidade do Distrito Federal
Zoológico de Brasília recebe casal de saguis-de-serra-escuro
Zoológico de Brasília recebe casal de saguis-de-serra-escuro
Administração Regional de Ceilândia
Aluno de projeto social de futebol dribla dificuldades para treinar em Ceilândia
Saúde do DF discute estratégias para melhorar plano de ação contra sarampo
Saúde do DF discute estratégias para melhorar plano de ação contra sarampo
Projeto de lei propõe ampliação de atendimento com o Programa Na Hora Noturno
Deputada Jaqueline Silva propõe ampliação do Na Hora Noturno
Na abertura da Expoabra, DF é reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação
Na abertura da Expoabra, DF é reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação

Tarifaço: exportações aos EUA caem 18,5% em agosto

Apesar do superavit de US$ 6,1 bilhões em agosto, vendas ao mercado norte-americano recuaram após tarifaço, enquanto agro e petróleo puxaram alta para outros destinos O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) divulgou nesta quinta-feira (4/9) os dados do comércio exterior de agosto. Apesar do superavit de US$

Leia mais...

CPMI do INSS: Stefanutto ignorou alertas da CGU sobre descontos irregulares

Ex-presidente do INSS manteve acordos de cooperação até a operação da PF, deflagrada apenas em abril deste ano O ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, resistiu a seguir recomendações da Controladoria-Geral da União (CGU) para suspender descontos automáticos nas aposentadorias, segundo depoimento da auditora Eliane Viegas Mota, prestado nesta quinta-feira (4/9)

Leia mais...

Advogado do general Paulo Sérgio implica Bolsonaro em julgamento

Segundo disse o advogado, o general Paulo Sérgio Nogueira atuou para “demover” Bolsonaro de uma ofensiva antidemocrática Na contramão do que sustentou a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, o advogado Andrew Farias, representante do general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e também réu no STF, implicou o ex-chefe do

Leia mais...

Sindicato de irmão de Lula terá que prestar contas na CPMI do INSS

Sindnapi, sindicato que tem Frei Chico como vice-presidente, terá contas e procurações investigadas pela CPMI do INSS A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou, nesta quinta-feira (4/9), requerimentos que colocam sob investigação o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi). A entidade tem

Leia mais...

Anvisa proíbe anel que promete medir glicose sem agulha

Os produtos prometem, sem base científica, medir os níveis de glicose, de oxigênio e atividade cardíaca sem retirar o sangue por picadas de agulhas A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de alguns medidores de glicose. Os produtos prometem, sem nenhuma base científica, medir os níveis de

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.