07/09/2024

Associação de juízes repudia, em nota, declarações de Deltan Dallagnol contra ministros do TSE

Deputado cassado afirmou em entrevista à ‘Folha’ que relator da cassação, Benedito Gonçalves, teria combinado condenação em troca de vaga no STF. Ataques são ‘inadmissíveis’, diz Ajufe.

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou uma nota de repúdio nesta quinta-feira (25) contra declarações do deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-procurador do Ministério Público Federal que ficou famoso pela atuação na operação Lava Jato.

Na quarta-feira (24), Dallagnol afirmou em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo” que o relator da cassação do seu mandato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, teria articulado o resultado em troca de uma possível vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

“O ponto de partida são as duas vagas que estão abertas para serem preenchidas no STF [Supremo Tribunal Federal], ambicionadas por ministros que estavam lá [no TSE], seja para ocupá-las, seja para indicar quem as ocupasse”, afirmou Deltan, segundo a Folha.

Na nota de repúdio (íntegra abaixo), a Ajufe classifica a afirmação com um “ataque pessoal” ao magistrado e diz que a conduta é “inadmissível”.

“A Ajufe reforça que são inadmissíveis ataques pessoais a magistrados no cumprimento do seu dever constitucional de julgar. A legislação brasileira dispõe dos instrumentos processuais para se questionar qualquer decisão. Lançar ofensas descabidas e fazer ilações contra os magistrados só serve para alimentar narrativas e conjecturas desprovidas de fundamentação fática e jurídica”, diz a associação.

“A Ajufe não aceitará que os magistrados tenham suas prerrogativas questionadas em virtude das decisões, sempre fundamentadas tecnicamente e baseadas em seu livre convencimento na análise do processo”, prossegue a nota.

A cassação

A cassação de Deltan Dallagnol foi definida de forma unânime pelos sete ministros que compõem o plenário do TSE.

No voto, o relator Benedito Gonçalves aponta cinco indícios de que Dallagnol pediu exoneração do MP, no fim de 2021, com o objetivo de frear investigações preliminares sobre sua conduta que, eventualmente, poderiam impedir que o procurador concorresse nas eleições do ano seguinte.

A defesa do deputado cassado afirmou que recorrerá ao STF para tentar revalidar o mandato.

Na terça (23), após três tentativas frustradas, a Câmara dos Deputados notificou o parlamentar sobre a cassação pelo Diário Oficial da União e abriu prazo para a defesa.

Íntegra

Leia abaixo a íntegra da nota de repúdio divulgada pela Ajufe:

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) repudia veementemente a declaração dada à imprensa pelo deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) sobre os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), especialmente em relação ao Corregedor Geral Eleitoral, Ministro Benedito Gonçalves.

A Ajufe reforça que são inadmissíveis ataques pessoais a magistrados no cumprimento do seu dever constitucional de julgar. A legislação brasileira dispõe dos instrumentos processuais para se questionar qualquer decisão. Lançar ofensas descabidas e fazer ilações contra os magistrados só serve para alimentar narrativas e conjecturas desprovidas de fundamentação fática e jurídica.

A Ajufe não aceitará que os magistrados tenham suas prerrogativas questionadas em virtude das decisões, sempre fundamentadas tecnicamente e baseadas em seu livre convencimento na análise do processo.

Brasília, 24 de maio de 2023.

Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe)

O ex-deputado Deltan Dallagnol concede coletiva de imprensa no salão Verde da Câmara dos Deputados, para falar sobre o mandato cassado pelo TSE em 17/05/2023

Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
Copa do Brasil: ministérios fazem ação conjunta contra racismo no futebol
VACINA
Dengue: Butantan desenvolve vacina em dose única
MARCO TEMPORAL
Com 5 a 2 contra o Marco Temporal, STF retoma análise do tema na 5ª
MORAES
Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões
BAHIA
Sobe para 9 número de suspeitos mortos em operação policial na Bahia
PREFEITO CASTRADOR
Solidariedade expulsa prefeito que sugeriu castrar mulheres no RJ
rio
Prefeito de cidade no RJ sugere castrar mulheres para controlar nascimentos
BRASIL
Ministério cria GT para frear violência contra indígenas no Amazonas
LULA
Lula anuncia que prefeituras vão receber, no mínimo, repasses de 2022
NUNES
Nunes Marques vota para condenar réu do 8 de janeiro a 2 anos e seis meses de prisão
LULU
Lula dá posse a novos ministros em cerimônia fechada no Planalto
RS
Sobe para 47 número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Talisson Glock é bicampeão paralímpico nos 400 m livre

Com o tempo 4min49s55, ele bateu o italiano Antonio Fantin (4min49s99), que fechou a prova centésimos depois, e o mexicano Jesús Alberto Gutiérrez Bermúdez (5min07s) O brasileiro Talisson Glock conquistou a medalha de ouro nos 400 m livre, classe S6 (limitação físico-motora), ao liderar a prova de ponta a ponta,

Leia mais...

Ônibus da dupla João Neto e Frederico sofre acidente em MG

Quatro pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas ao hospital O ônibus da dupla sertaneja goiana João Neto e Frederico sofreu um acidente na madrugada desta sexta-feira (6/9), próximo a cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais. A dupla estava no veículo e passa bem, assim como todos que estavam no

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.