13/11/2025

EUA cancelaram vistos de Lewandowski e Pacheco, diz Paulo Figueiredo

A assessoria de Lewandowski informou que não recebeu nenhuma comunicação oficial até o momento - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Jornalista bolsonarista ligado ao governo Trump sustenta que decisão é recado político a aliados de Lula e de líderes do Congresso

Os Estados Unidos teriam cancelado os vistos do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A informação foi divulgada na quarta-feira (20/8) pelo jornalista e empresário Paulo Figueiredo, que afirma ter acesso ao governo de Donald Trump. No entanto, até o momento, o ministro da Justiça alegou não ter recebido notificação oficial.

Figueiredo revelou a decisão em publicação na rede social X (antigo Twitter). Segundo ele, caso Lewandowski e Pacheco “estejam negando” o cancelamento, estariam apenas “dando migué”. Ainda segundo o jornalista, o ministro da Justiça não teria mais acesso ao e-mail usado à época em que atuava no Supremo Tribunal Federal (STF), o que explicaria a falta de comunicação oficial. Já em relação a Pacheco, Figueiredo assegura que o parlamentar “deve ter acesso” à correspondência eletrônica e “sabe que perdeu o visto”.

Figueiredo sustentou que a medida contra o presidente do Senado seria um recado direcionado também a outros líderes do Legislativo. “O cancelamento do visto de Pacheco foi um recado para os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). É uma demonstração de que aqueles que utilizarem a posição do Legislativo para encobrir os crimes do [ministro do STF] Alexandre de Moraes sofrerão as consequências”, publicou.

Sobre Lewandowski, Figueiredo afirmou ainda que o cancelamento do visto decorre de sua atuação no STF e, posteriormente, como ministro da Justiça no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. “Era importante um ministro diretamente ligado ao Lula sofrer as consequências”, declarou.

Outros integrantes do governo brasileiro, como familiares do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de servidores e ex-servidores ligados à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), também tiveram vistos suspensos. A justificativa foi a participação no programa Mais Médicos.

O Correio entrou em contato com o Ministério da Justiça para confirmar a informação, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. A assessoria de Lewandowski, por sua vez, informou que não recebeu nenhuma comunicação oficial. Já Rodrigo Pacheco não respondeu aos questionamentos enviados pela reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.

Tribuna Livre, conforme publicação na rede social X (antigo Twitter).

Leia também
exploso-estelar-scaled-1
Não é só o sol: estrela ejeta plasma em evento inédito
Musica-1200x675-1
Música criada por ia engana 97% dos ouvintes, revela estudo
Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico
Panamá apreende 12 toneladas de cocaína no Pacífico
deepfake
Ia contra ia: nova técnica dificulta criação de deepfakes
SALOUTTI-1200x675-1
Inteli forma a primeira turma e promete revolução na educação tecnológica
Destaque-Vomito-fossilizado-de-dinossauro-scaled-1
Fóssil raro no brasil revela nova espécie de pterossauro
2-23-1200x675-1
Softbank vende participação na nvidia e mira alto em inteligência artificial
facial-reconhecimento-scaled-1
Tecnologia facial: desvendando os bastidores do reconhecimento facial moderno
2025-06-25T143726Z_1_LYNXMPEL5O0R4_RTROPTP_3_OPENAI-RESTRUCTURING
Openai atinge um milhão de clientes e impulsiona ia empresarial
cirurgia-rob
Médicos realizam primeira cirurgia remota de avc com robô no mundo
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
EUA e Bolívia anunciam normalização da relação diplomática após quase duas décadas
COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia
COP30: Trump critica construção de estrada dentro da Amazônia

Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação investiga um esquema de descontos considerados ilegais. Stefanutto havia sido exonerado do cargo pelo presidente da República após a vinda à tona de denúncias sobre as fraudes sob investigação.

Leia mais...

Quadra de esporte é totalmente reformada em Ceilândia

O espaço na QNM 10, em Ceilândia Norte, ganhou pintura nova, alambrados, instalação de traves e redes, além da obra na área externa Mais um espaço de lazer na maior cidade do DF foi totalmente reformado em Ceilândia. A quadra poliesportiva da QNM 10, em Ceilândia Norte, está de cara

Leia mais...

Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado

Polícia Federal indicia empresário do ramo de joias e outras 17 pessoas por suspeita de envolvimento com facções criminosas. Entre os indiciados, figura o empresário TH Joias, conhecido por sua proximidade com figuras políticas. A investigação, que durou meses, revelou um esquema complexo de lavagem de dinheiro e outros crimes,

Leia mais...

Codhab aprimora transparência em projetos habitacionais com novos treinamentos

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) implementará um programa de formação e treinamento focado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), visando fortalecer a transparência nos projetos habitacionais. A iniciativa busca capacitar tanto os funcionários da Codhab quanto os representantes das entidades habitacionais, assegurando o

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.