11/10/2025

Magistrada analisa destituição de advogados e didaticamente destrói a decisão de Moraes

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsappCompartilhar no TwitterCompartilhar no MessengerCompartilhar no TelegramCompartilhar no Gettr

A decisão do ministro Alexandre de Moraes de destituir os advogados de Filipe Martins e Marcelo Câmara parece ser realmente um grande absurdo, sem nenhum respaldo jurídico.

Informações dão conta que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil está no Supremo Tribunal Federal tentando interceder para que o ministro revogue a sua decisão.

Moraes não costuma recuar. Pelo contrário, pisoteando em leis e atentando contra os ditames constitucionais ele só avança. Trata réus que pensam diferente como inimigos.

De qualquer forma, sua mais recente decisão parece ser mesmo um absurdo sem precedentes.

A juíza exilada Ludmila Lins Grilo analisou o caso. Confira:

“Alexandre de Moraes destituiu os advogados de Filipe Martins e de Marcelo Câmara, nomeando a Defensoria Pública da União em seus lugares. A justificativa foi a de que os causídicos não teriam juntado as alegações finais no prazo e estariam procrastinando o feito, o que configuraria ‘abuso do direito de defesa’ – seja lá o que isso signifique.

O Código de Processo Penal é muito claro quanto às hipóteses em que o juiz pode escolher o advogado do réu. As hipóteses são excepcionalíssimas e, para surpresa de ninguém, não se aplicam ao caso em questão.

A primeira hipótese (art. 263 do CPP) é quando o réu não tem advogado, seja por insuficiência financeira, seja por desinteresse, ou qualquer outro motivo. Nenhum réu pode ser julgado sem defesa. O juiz pode nomear um defensor público ou advogado dativo. Esse, entretanto, não era o caso: tanto Filipe Martins como Marcelo Câmara tinham advogados constituídos nos autos.

A segunda hipótese é quando o advogado não comparece à audiência designada e não avisa com antecedência. O artigo 265, §2° já diz que, se isso acontecer, o juiz pode nomear um advogado ali, na hora, só para concluir o ato. É claro que isso só pode ser feito em processos penais muito simples, de poucas páginas, de forma que o causídico consiga tomar conhecimento do que está sendo discutido e fazer as perguntas e requerimentos pertinentes. Também não era o caso das defesas de Filipe Martins e de Marcelo Câmara.

A terceira hipótese é a única em que o advogado original pode ser verdadeiramente destituído: é o caso de abandono processual. Isso está previsto no artigo 265, §3°. Moraes alega que as defesas não apresentaram alegações finais, e que abusaram do direito de defesa. Note-se que essas duas justificativas não sobrevivem simultaneamente. Das duas, uma: ou o advogado abandonou o processo ou está trabalhando nele pra caramba.  São duas alegações excludentes entre si. Aliás, não houve abandono algum: o Dr. Jeffrey Chiquini, advogado de Filipe Martins, já explicou que não apresentou as alegações finais por um motivo processualmente justo.

A PGR, de forma desleal, juntou novos documentos após a instrução. Então, antes das alegações finais, a defesa pediu o desentranhamento desses documentos.

Da mesma forma, o advogado de Marcelo Câmara, Dr. Luiz Eduardo Kunz, explicou por meio de nota que ele aguardava a juntada integral dos documentos nos autos. Moraes deveria ter decidido as petições que foram juntadas pelos advogados, e não os destituídos.

Portanto, mais um ato abusivo, autoritário de Alexandre de Moraes, que pode configurar, em tese, os crimes de abuso de autoridade e prevaricação.

É cabível – porém ineficaz, devido ao Regime – o agravo regimental. É um recurso que apenas servirá para fins históricos, documentando o esgotamento das diligências de defesa. Deve ser feito o dever de casa, claro, mas sem expectativas.

Uma outra medida – bem incomum, admito – pode ainda ser tomada. Alexandre de Moraes violou a Súmula Vinculante n. 14, que diz que o advogado deve ter acesso amplo aos elementos de prova colhidos na investigação. Segundo os advogados, muitos desses elementos foram juntados só após a instrução criminal. Diante disso, temos a violação à Súmula Vinculante n. 14, o que gera o direito de entrar com uma ação de Reclamação Constitucional, prevista no artigo 103-A, §3° da Constituição e artigo 156 e seguintes do Regimento Interno do STF.

A Reclamação não é um recurso, mas uma ação autônoma. Ela não poderia ser distribuída por prevenção a Alexandre de Moraes, porque ele é o reclamado. Ao meu sentir, uma ação dessa natureza deixaria em maus lençóis quem fosse sorteado como relator, que teria de decidir se endossa ou não as violações de Moraes, sujeitando-se, ou não, às mesmas imputações e consequências atribuídas ao que foi reconhecido e sancionado como violador internacional de direitos humanos.”

Tribuna Livre, com informações  do Jornal da Cidade

Leia também
Justiça da Itália revoga medidas contra Tagliaferro
Justiça da Itália revoga medidas contra Tagliaferro.
CPMI do INSS: Viana cobra "urgência" na convocação de irmão de Lula
CPMI do INSS: Viana cobra "urgência" na convocação de irmão de Lula
TCU vai investigar uso indevido da Lei Rouanet em ato de Lula e Boulos
TCU vai investigar uso indevido da Lei Rouanet em ato de Lula e Boulos
Caiado defende expulsão de Celso Sabino do União Brasil: "Imoralidade ímpar"
Caiado defende expulsão de Celso Sabino do União Brasil: "Imoralidade ímpar"
Conselho de Ética abre processos contra três deputados envolvidos em motim na Câmara
Conselho de Ética abre processos contra três deputados envolvidos em motim na Câmara
Relator vota por arquivar processo contra Eduardo no Conselho de Ética
Relator vota por arquivar processo contra Eduardo no Conselho de Ética
Governo está otimista com aceno de Trump
Governo está otimista com aceno de Trump
Alcolumbre indica Renan Calheiros como relator do projeto do IR no Senado
Alcolumbre indica Renan Calheiros como relator do projeto do IR no Senado
Tarcísio lidera cenários para reeleição em SP, aponta pesquisa
Tarcísio lidera cenários para reeleição em SP, aponta pesquisa
Tarcísio, Ratinho Jr
Tarcísio, Ratinho Jr., Eduardo Bolsonaro: Direita busca consenso para "Plano B" em 2026
Caiado sobre Ciro Nogueira: "Não tem força para se reeleger no seu estado"
Caiado sobre Ciro Nogueira: "Não tem força para se reeleger no seu estado"
Defesa pede que Moraes autorize contato telefônico com Jair Bolsonaro
Defesa pede que Moraes autorize contato telefônico com Jair Bolsonaro

Terremoto de magnitude 7,4 atinge as Filipinas e deixa mortos

O abalo sísmico gerou um alerta regional de tsunami, que foi posteriormente suspenso Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu o sul das Filipinas nesta sexta-feira (10/10). Ao menos duas pessoas morreram. O abalo sísmico gerou um alerta regional de tsunami, que foi posteriormente suspenso pelo Centro de Alerta de Tsunamis

Leia mais...

Planos de saúde não podem aumentar mensalidades de idosos por idade

Supremo Tribunal Federal forma maioria para proibir reajustes baseados na idade em contratos antigos, mas resultado final será proclamado após julgamento de ação semelhante Em sessão realizada na quarta-feira (8/10), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os planos de saúde não podem aumentar as mensalidades de idosos com base

Leia mais...

Justiça da Itália revoga medidas contra Tagliaferro.

Ex-assessor de Moraes no TSE segue proibido de deixar o país; ele é investigado por “vazar informações sigilosas”. A Corte de Apelação de Catanzaro, na Itália, revogou todas as medidas cautelares impostas a Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Manteve a proibição de

Leia mais...

PF investiga desvios de R$ 1 milhão do Fundeb em cidade de MT

Investigações apontaram indícios de funcionários fantasmas A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (10), a Operação Contracheque Fantasma, com o objetivo de apurar possíveis fraudes na aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no município de Jauru, interior de Mato Grosso. Durante a operação, foram cumpridos

Leia mais...

Goiás terá pancadas de chuva isoladas neste sábado (11/10)

Há um alerta para tempestades na região centro-sul do estado Neste sábado (11), várias regiões isoladas de Goiás poderão ter pancadas de chuva, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Há um alerta para tempestades na região centro-sul do estado, com chuvas entre 20

Leia mais...

Semana da Saúde é encerrada com caminhada no Parque Saburo Onoyama

Integração entre servidores marcou o evento final da 18º edição do evento, promovida pelo Brasília Ambiental Uma caminhada no Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, marcou o encerramento da 18ª Semana da Saúde e Segurança do Trabalho do Instituto Brasília Ambiental. A atividade reuniu servidores da autarquia em um momento

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.