Danny Rohl recusou-se a descartar novas contratações do Rangers antes do final da janela de transferências de janeiro – mas será que as esperanças do título da Premiership escocesa dependem do recrutamento de um novo atacante?
Após um frustrante empate sem gols em Hibernian no domingo, o meio-campista do Motherwell, Andy Halliday, questionou se seu ex-clube tem capacidade ofensiva para vencer a primeira divisão de 2025-26.
Anúncio
O impasse em Leith encerrou a série de seis vitórias consecutivas do time de Ibrox, o que significa que terminou o fim de semana seis pontos atrás do líder da liga, o Hearts.
Quando questionado sobre o que a conclusão da janela – que fecha às 23h GMT de segunda-feira – pode trazer, Rohl revelou que pode haver prós e contras, mas disse que também estaria satisfeito com seu grupo atual.
“Confio que o clube tomará as decisões certas”, disse o técnico do Rangers à BBC Escócia. “Veremos o que acontece nas próximas 24 horas, pode haver entradas e saídas, isso é normal.
“Se não, continuarei com o meu grupo porque eles mostraram um grande carácter nas últimas semanas.”
Anúncio
'O Rangers carece de criatividade e atacante de pênalti'
Apenas dois dos 27 toques de Youssef Chermiti ocorreram na área adversária [BBC]
No entanto, o ex-meio-campista do Rangers, Halliday, está longe de estar convencido.
“No jogo aberto, falta ao Rangers muita criatividade e o atacante da grande área para marcar os gols necessários para vencer o campeonato”, disse o jogador de 34 anos ao Sportsound.
A equipe de Govan registrou apenas dois chutes a gol em Easter Road – um em cada tempo – e acumulou uma classificação de gols esperados (xG) de apenas 0,53 em 11 tentativas.
Entretanto, os três atacantes titulares do Rangers – Youssef Chermiti, Andreas Skov Olsen e Djeidi Gassama – conseguiram seis toques combinados na área adversária.
Anúncio
O Hibs criou as melhores chances – evidenciadas por seu 1.88 xG – e Rohl reconheceu que seu time não merecia a vitória, mas insistiu que não “deixaria tudo muito sombrio” depois de não ter conseguido vencer apenas pela quarta vez em 16 jogos da liga.
“Tivemos boas fases no jogo em que não conseguimos marcar”, disse o alemão. “Não foi sobre a última passagem [or] sendo clínicos, na primeira parte tivemos dois jogadores a menos na área – esta é uma parte que podemos melhorar.
“Num jogo como este é necessário este momento mágico. No final não merecíamos os três pontos. [Hibs] defendeu com grande coração. Você tem que quebrá-los, você precisa de um passe extra.”
O que dizem os números?
[BBC]
Rohl mereceu os elogios que recebeu desde que juntou os cacos em Ibrox e arrastou a equipe para a corrida pelo título após o péssimo mandato de Russell Martin.
Anúncio
O Rangers não sofreu gols nos últimos quatro jogos do campeonato, somando um total de 10 jogos sem sofrer golos em 16 jogos sob o comando de Rohl.
Houve também um retorno impressionante dos golos de bola parada, mas evidentemente permanecem preocupações relativamente à sua capacidade de criar a partir de jogo aberto.
“Nesse terço final, ainda há grandes dúvidas para o Rangers”, disse o ex-meio-campista da Premiership Scott Allan ao Sportsound.
“Mikey Moore foi a diferença no segundo tempo [on Sunday]jogando nos bolsos e ele consegue ver um passe. Mas, além dele, os Rangers foram desprovidos de quaisquer ideias reais e qualidade no terço final.”
Anúncio
Ao longo da temporada 2025-26 da Premiership até agora, o Rangers está em quinto lugar em gols de jogo aberto e em quarto em xG de jogo aberto.
Mas como isso mudou desde a nomeação de Rohl? Para gols de jogo aberto, eles sobem para o quarto lugar e sobem para o segundo lugar para xG de jogo aberto.
O melhor marcador do Rangers no campeonato é o lateral-direito James Tavernier, com seis – três deles de grande penalidade. O defesa-central Emmanuel Fernandez é o próximo com quatro.
Os atacantes Chermiti, Danilo e Bojan Miovski têm três entre eles.
A equipe de Ibrox está fortemente ligada à contratação de outro atacante, com Ryan Naderi, do Hansa Rostock, e Cameron Archer, do Southampton.
Anúncio
Qualquer novo atacante precisará de serviço para ter sucesso. A esperança para Rohl é que Skov Olsen, que foi visto como um assinante de declaração, possa fornecer isso.
O dinamarquês marcou 49 gols e deu 30 assistências no Club Brugge, mas sofreu uma queda de forma no Wolfsburg, de onde saiu por empréstimo para ingressar no Rangers.
Ele não conseguiu se impor no jogo em Easter Road enquanto continua a trabalhar para estar em plena forma, mas Rohl disse que está “muito positivo” em relação ao extremo.
Resta saber se o jogador de 36 anos sentirá o mesmo em relação aos negócios do seu clube em Janeiro, mas ele sabe que há trabalho a ser feito dentro e fora de campo se quiserem recuperar uma desvantagem de seis pontos.