22/02/2024

A imunização está sendo administrada a indivíduos que se encontram em situação de rua no Setor Comercial Sul.

CAPS AD III oferece atendimento especializado às pessoas com grave sofrimento psíquico decorrentes do uso de álcool e outras drogas | Fotos: Isabela Graton/Agência Saúde-DF

A iniciativa realizada no Caps AD III visou ampliar a abrangência da vacinação entre aqueles que enfrentam condições de vulnerabilidade social.

Em uma nova iniciativa para promover a vacinação fora dos centros de saúde, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) organizou um evento no último sábado (11) no Centro de Atenção Psicossocial para Tratamento de Álcool e Outras Drogas (Caps AD III), localizado no Setor Comercial Sul.

Das 9h às 16h, indivíduos em situação de rua e outros visitantes receberam a vacinação diretamente no Caps, conforme explicado por Carla Sene, gerente da unidade. Ela destaca a importância do local, situado no centro de Brasília, como um espaço de grande circulação e acessibilidade para muitas pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Em muitos casos, o Caps AD III é a única unidade de saúde acessada por essa população.

Além de atender os pacientes do Caps, a Secretaria de Saúde estabeleceu parcerias com movimentos sociais para incluir outros públicos, como usuários do Centro Pop da Asa Sul e pessoas em situação de rua que se concentram na Rodoviária do Plano Piloto.

Rogério, 49 anos, um dos atendidos, soube da ação ao participar de um evento organizado pelo Caps. Ele tomou a única vacina que faltava em seu cartão (a tríplice viral) e enfatizou a importância de cuidar da saúde, destacando: “Faço meu tratamento aqui e decidi vir porque o importante é você se cuidar, né? A gente nunca sabe o dia de amanhã.”

Outros pacientes aproveitaram a visita de rotina ao Caps para atualizar a caderneta de vacinação, como José Tadeu, 52 anos, que relatou: “Hoje vim ajudar um amigo e aproveitei essa grande oportunidade. Foi muito bom, porque rapidinho já resolvi tudo.”

Especializado em álcool e drogas, o Caps AD é uma referência para pessoas em situação de rua no Setor Comercial Sul. O centro integra um ponto estratégico da Rede de Atenção Psicossocial, oferecendo atendimento a pessoas com sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas. A assistência é prestada por uma equipe multiprofissional composta por psiquiatras, clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros e farmacêuticos.

“Acho que a maior importância de realizar a ação aqui no Caps é que essa população muitas vezes não acessa as UBSs [unidades básicas de saúde]. São pessoas que estão em situações de vulnerabilidade, por isso muitas vezes não possuem o conhecimento ou não conseguem acessar as outras unidades de saúde, então vindo aqui eles têm mais essa facilidade”, afirma a gerente substituta do Caps AD III, Ana Fátima.

Tribuna Livre, com informações da SES-DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Saúde pública do DF terá o reforço de mais 741 profissionais
Saúde pública do DF terá o reforço de mais 741 profissionais
Volta às aulas conturbada no CEM 404 Santa Maria
Volta às aulas conturbada no CEM 404 Santa Maria
Agentes de Vigilância Ambiental recém-empossados participam de treinamento
Agentes de Vigilância Ambiental recém-empossados participam de treinamento 
Hospital de Base capacita profissionais das UTIs para redução de infecções
Hospital de Base capacita profissionais das UTIs para redução de infecções
Inscritos no programa de voluntariado da Codhab são convocados
Inscritos no programa de voluntariado da Codhab são convocados
Em um mês, as tendas de atendimento no Distrito Federal prestaram assistência a mais de 37 mil pessoas com dengue
Em um mês, as tendas de atendimento no Distrito Federal prestaram assistência a mais de 37 mil pessoas com dengue.
Estão abertas as inscrições para o curso de estratégias educacionais sobre a dengue
Estão abertas as inscrições para o curso de estratégias educacionais sobre a dengue.
O primeiro sorteio do Nota Legal de 2024 está marcado para o dia 23 de maio
O primeiro sorteio do Nota Legal de 2024 está marcado para o dia 23 de maio.
A Previdência do DF recebe o reforço de 40 novos servidores
A Previdência do DF recebe o reforço de 40 novos servidores.
Entrega oficial do Cras Porto Rico, a 31ª unidade do DF, é marcada por evento
Entrega oficial do Cras Porto Rico, a 31ª unidade do DF, é marcada por evento.
Quatro mil novas famílias serão beneficiadas com DF Social
Quatro mil novas famílias serão beneficiadas com DF Social
Obra de drenagem pluvial do Lago Sul terá investimento de R$ 19 milhões
Obra de drenagem pluvial do Lago Sul terá investimento de R$ 19 milhões

No Brasil, G20 inicia debates sobre aliança global contra a fome

O ministro do Desenvolvimento Social participou da abertura dos três dias de reuniões que discutirão o termo de adesão dos países ao projeto internacional O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, participou nesta quarta-feira (21/2) da primeira reunião da Força Tarefa do G20

Leia mais...

Saúde pública do DF terá o reforço de mais 741 profissionais

Contratação de 200 médicos temporários, 156 enfermeiros e demais profissionais foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha durante evento de combate à dengue no Sol Nascente/Pôr do Sol O Distrito Federal vai ganhar 741 profissionais da saúde para reforçar o quadro de atendimento à população. O anúncio foi feito pelo governador

Leia mais...

Volta às aulas conturbada no CEM 404 Santa Maria

Aluno armado com faca fere o sargento Daniel Matos Na manhã da terça-feira (20), por volta das 11 horas, os policiais do Batalhão Escolar, 1º Sgt Daniel Matos e o 2º Sgt Euzimar, foram solicitados pela diretora do CEM 404 Santa Maria para prestarem apoio, pois havia um aluno na

Leia mais...

Inscritos no programa de voluntariado da Codhab são convocados

Duzentas pessoas passarão por entrevista e análise curricular nos dias 28 e 29 de fevereiro A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) convocou, nesta quarta-feira (20), os inscritos no programa de voluntariado. Ao todo, 200 pessoas foram alistadas no processo seletivo. O Edital nº 77/2024 foi publicado no

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.