26/05/2024

A imunização está sendo administrada a indivíduos que se encontram em situação de rua no Setor Comercial Sul.

CAPS AD III oferece atendimento especializado às pessoas com grave sofrimento psíquico decorrentes do uso de álcool e outras drogas | Fotos: Isabela Graton/Agência Saúde-DF

A iniciativa realizada no Caps AD III visou ampliar a abrangência da vacinação entre aqueles que enfrentam condições de vulnerabilidade social.

Em uma nova iniciativa para promover a vacinação fora dos centros de saúde, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) organizou um evento no último sábado (11) no Centro de Atenção Psicossocial para Tratamento de Álcool e Outras Drogas (Caps AD III), localizado no Setor Comercial Sul.

Das 9h às 16h, indivíduos em situação de rua e outros visitantes receberam a vacinação diretamente no Caps, conforme explicado por Carla Sene, gerente da unidade. Ela destaca a importância do local, situado no centro de Brasília, como um espaço de grande circulação e acessibilidade para muitas pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Em muitos casos, o Caps AD III é a única unidade de saúde acessada por essa população.

Além de atender os pacientes do Caps, a Secretaria de Saúde estabeleceu parcerias com movimentos sociais para incluir outros públicos, como usuários do Centro Pop da Asa Sul e pessoas em situação de rua que se concentram na Rodoviária do Plano Piloto.

Rogério, 49 anos, um dos atendidos, soube da ação ao participar de um evento organizado pelo Caps. Ele tomou a única vacina que faltava em seu cartão (a tríplice viral) e enfatizou a importância de cuidar da saúde, destacando: “Faço meu tratamento aqui e decidi vir porque o importante é você se cuidar, né? A gente nunca sabe o dia de amanhã.”

Outros pacientes aproveitaram a visita de rotina ao Caps para atualizar a caderneta de vacinação, como José Tadeu, 52 anos, que relatou: “Hoje vim ajudar um amigo e aproveitei essa grande oportunidade. Foi muito bom, porque rapidinho já resolvi tudo.”

Especializado em álcool e drogas, o Caps AD é uma referência para pessoas em situação de rua no Setor Comercial Sul. O centro integra um ponto estratégico da Rede de Atenção Psicossocial, oferecendo atendimento a pessoas com sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas. A assistência é prestada por uma equipe multiprofissional composta por psiquiatras, clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros e farmacêuticos.

“Acho que a maior importância de realizar a ação aqui no Caps é que essa população muitas vezes não acessa as UBSs [unidades básicas de saúde]. São pessoas que estão em situações de vulnerabilidade, por isso muitas vezes não possuem o conhecimento ou não conseguem acessar as outras unidades de saúde, então vindo aqui eles têm mais essa facilidade”, afirma a gerente substituta do Caps AD III, Ana Fátima.

Tribuna Livre, com informações da SES-DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
DF 3Política distrital vai tratar de prevenção e enfrentamento de desaparecimento de pessoas
Política distrital vai tratar de prevenção e enfrentamento de desaparecimento de pessoas
Programa Cidadania nas Escolas certifica 395 estudantes de escolas do Itapoã
Programa Cidadania nas Escolas certifica 395 estudantes de escolas do Itapoã
DF 1DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas
DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas
DF 4Intervenções no trânsito do fim de semana em Vicente Pires, Ceilândia e Guará
Intervenções no trânsito do fim de semana em Vicente Pires, Ceilândia e Guará
DF 3Reforma de pontes sobre o Córrego Guará começa neste sábado (25)
Reforma de pontes sobre o Córrego Guará começa neste sábado (25)
DF 2Atletas mirins dos centros olímpicos visitam octógono do Jungle Fight 126
Atletas mirins dos centros olímpicos visitam octógono do Jungle Fight 126
DF 1Agro do Quadrado: Produção de grãos no DF cresce com qualidade no DNA
Agro do Quadrado: Produção de grãos no DF cresce com qualidade no DNA
DF 4Escritura pública de concessão de uso é entregue ao clube da Adepol
Escritura pública de concessão de uso é entregue ao clube da Adepol
DF 3Programa Cartão Prato Cheio vai além da segurança alimentar e nutricional
Programa Cartão Prato Cheio vai além da segurança alimentar e nutricional
DF 2GDF monitora execução do Plano Plurianual 2024-2027
GDF monitora execução do Plano Plurianual 2024-2027
DF 1Rede pública de saúde do DF aumenta número de leitos pediátricos e de ambulâncias
Rede pública de saúde do DF aumenta número de leitos pediátricos e de ambulâncias
DF 4Últimos dias de inscrição para a primeira turma dos cursos de corte, costura e serigrafia
Últimos dias de inscrição para a primeira turma dos cursos de corte, costura e serigrafia

DF amplia malha cicloviária e chega a 687 quilômetros de pistas

‌Desde 2019, foram construídos 220,52 km; capital tem a segundo maior conjunto de vias para ciclistas no país. GDF trabalha para interligar trechos e aumentar a mobilidade da população A malha cicloviária do Distrito Federal tem aumentado nos últimos anos. Atualmente, ela tem uma extensão de 687,12 km, distribuída em

Leia mais...

Marinhas do Brasil e dos EUA realizam operação em apoio ao RS

Operação tem como objetivo transferir doações para as vítimas das enchentes no estado de maneira mais ágil A Marinha do Brasil (MB) conduz, na próxima segunda-feira (27/5), uma operação de apoio à população do Rio Grande do Sul em meio à situação de calamidade pública causada pelas enchentes. A ação

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.