Na data de hoje, quinta-feira (23), foi lançado o programa ExpoRide, que realizará iniciativas em 12 municípios da Área Metropolitana de Brasília, com o objetivo de impulsionar o avanço tecnológico na região, composta por 1,2 milhão de habitantes.
Estimular o desenvolvimento dos municípios no Entorno do Distrito Federal é, simultaneamente, investir na capital federal. Devido às interações econômicas, sociais e geográficas, 12 municípios goianos compõem a Área Metropolitana de Brasília (AMB). Este território abriga mais de 1,2 milhão de habitantes, somando-se aos mais de 2,8 milhões do DF.
Em mais uma medida de integração com o estado de Goiás, o Governo do Distrito Federal (GDF) estabeleceu uma parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) para impulsionar o Programa Integrado de Desenvolvimento Regional e Transformação Digital das Cadeias Produtivas e Municípios da Ride-DF e Entorno (ExpoRide). A iniciativa busca promover o desenvolvimento tecnológico nas cidades selecionadas, mediante levantamento de dados e capacitação da cadeia produtiva, visando à geração de renda e empregos qualificados.
A formalização da parceria ocorreu nesta quinta-feira (23), quando o governador do DF, Ibaneis Rocha, assinou o termo de cooperação através da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF). O investimento totaliza R$ 1.999.209,38.
O governador destacou a importância de cuidar da região integrada, ressaltando que vários municípios dependem da dinâmica do Distrito Federal. Ibaneis Rocha enfatizou que o programa promoverá a integração do Distrito Federal com o Entorno, alinhando-se à visão de Juscelino Kubitschek ao trazer a capital federal para o Centro-Oeste. Ele sublinhou a busca por uma atuação integrada, conforme idealizado por Juscelino, tornando Brasília o motor de desenvolvimento para toda a região.
Além do investimento financeiro, os órgãos do GDF contribuirão compartilhando o conhecimento local com as cidades goianas. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, ressaltou a necessidade de melhoria institucional nos municípios do Entorno, abrangendo áreas como saúde, educação, desenvolvimento econômico, social, tecnologia e inovação. Ele enfatizou que, por meio das capacidades da cidade, levarão desenvolvimento tecnológico, inovação e inclusão digital para a Ride.
O diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, destacou que o projeto resultará em melhorias também para o Distrito Federal, considerando a proximidade e os impactos da Ride na região.
Os municípios participantes incluem Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
A iniciativa abrange uma agenda de ações dividida em cinco frentes, programadas para serem realizadas até o primeiro semestre de 2024. A primeira etapa envolve a adesão e o engajamento dos municípios ao Modelo de Maturidade de Cidades Inteligentes Sustentáveis Brasileiro (MMCISB), seguida pelo levantamento de dados para diagnosticar os desafios de cada cidade em relação ao desenvolvimento econômico.
A terceira fase consiste na capacitação de agentes públicos e empreendedores municipais. O quarto ciclo inclui a realização de maratonas de inovação, conhecidas como hackathons, para discutir soluções que promovam o desenvolvimento e a geração de renda nas localidades.
O encerramento está previsto para maio do próximo ano com a realização do evento ExpoRide em Brasília, abrangendo palestras e workshops sobre os desenvolvimentos regional e tecnológico, inovação nas cadeias produtivas, cidades inteligentes e estandes de exposição para os negócios atendidos nas etapas anteriores do programa. O prefeito de Valparaíso de Goiás e presidente da Amab, Pábio Mossoró, destacou que o programa é uma oportunidade de aprofundar a integração entre os municípios da Ride e o Distrito Federal, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população.
Tribuna Livre, com informações da FAPDF