O Governo do Distrito Federal investe R$ 42 milhões na reabilitação de 10,8 km de pavimento da via, proporcionando benefícios a 60 mil motoristas diariamente.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) iniciou uma nova fase nas obras de reabilitação do asfalto no Pistão Sul. Atualmente, os trabalhos estão concentrados na aplicação da nova camada de pavimento na última faixa expressa, localizada na saída para a Brasal, próximo à Universidade Católica de Brasília (UCB), no sentido da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB).
Com uma equipe de 30 funcionários trabalhando de segunda-feira a sábado, o DER está focado na aplicação da nova massa asfáltica, marcando o terceiro estágio do processo de pavimentação. Anteriormente, a equipe removeu o asfalto antigo e aplicou a base para proporcionar sustentação e estabilidade ao novo pavimento.
Estima-se que serão utilizadas 450 toneladas de massa asfáltica apenas nesse trecho, enquanto para toda a extensão da obra, abrangendo 10,8 km, o DER prevê o uso de 50 mil toneladas de asfalto. O investimento total nas obras é de quase R$ 43 milhões, beneficiando diretamente 60 mil motoristas diários.
Segundo o engenheiro civil Mozer de Castro, do DER, concluída a pavimentação desse trecho, as frentes de trabalho serão direcionadas para os cruzamentos, culminando na recuperação total das pistas expressas do Pistão Sul, restando apenas os entroncamentos e marginais.
Para a realização dos serviços, foi necessário interditar parte da faixa em reforma, visando proporcionar um ambiente seguro para as equipes de trabalho. A previsão é liberar todas as faixas expressas assim que a pavimentação dos trechos for concluída.
Paralelamente às atividades de reabilitação asfáltica, equipes também trabalham na construção de 5,2 km de ciclovias ao longo do Pistão Sul. Com 3 metros de largura, a faixa cortará o canteiro central da Estrada Parque Contorno (DF-001), conectando o viaduto da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), sendo compartilhada por ciclistas e pedestres.
Além disso, houve um reforço na sinalização, com a reforma de 25 faixas de pedestre, representando um investimento de R$ 250 mil para a aquisição de latas de tinta e microesferas, contribuindo para maior visibilidade nas travessias.
Tribuna Livre, com informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF)