13/04/2024

Saiba o que abre e o que fecha na véspera e feriado de ano-novo

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

‌Segurança e emergências médicas funcionarão normalmente, com atendimento ininterrupto. Haverá mudanças na escala do transporte público, assim como em outros serviços do GDF

Os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) terão mudanças no funcionamento nos dias 31 e 1º, véspera e feriado de ano-novo, respectivamente. Alguns equipamentos estarão fechados, como as unidades do Na Hora e do Procon, além da Ceasa e as agências do trabalhador. Outros seguirão de portas abertas, como é o caso do Zoológico de Brasília – que atenderá todos os dias de janeiro – e dos restaurantes comunitários de Planaltina, Recanto das Emas, Sol Nascente e Arniqueira.

Forças de segurança

A Polícia Militar (PMDF) funciona todos os dias da semana, de forma ininterrupta, incluindo finais de semana e feriados. A corporação pode ser acionada a qualquer momento pelo número 190.

Todas as 31 delegacias circunscricionais da Polícia Civil do Distrito Federal funcionarão em regime de plantão ininterrupto. Também funcionam 24 horas as duas delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II).

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) opera ininterruptamente, inclusive em feriados, para atender a emergências. O contato pode ser feito pelo telefone 193. Já os serviços de expediente administrativo interno não funcionam aos fins de semana e feriados.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que não haverá atendimento ao público de forma presencial nos dias 31 e 1º. Os serviços digitais estarão disponíveis no Portal de Serviços e aplicativo Detran Digital, mas sofrerão interrupção para manutenção por algumas horas nos dias 30 (das 20 às 22h) e 31 (das 16h à 1h). As áreas de engenharia e de policiamento e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de plantão.

O atendimento da Defesa Civil será em regime de plantão, com equipes de técnicos plantonistas todos os dias, durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 193 ou 199.

Saúde

A Secretaria de Saúde (SES-DF) comunica que o SAMU, as emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24 horas, assim como a emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

As unidades básicas de saúde (UBSs) estarão fechadas na segunda-feira (1º) e voltam a atender normalmente na terça-feira (2), a partir das 7h. Haverá vacinação no sábado (30) em 32 locais, mas no domingo (31) e na segunda-feira (1º) as salas de vacina estarão fechadas. Os ambulatórios, policlínicas e farmácias de alto custo não abrem do dia 30 ao 1º.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão 24h do dia 30 ao 1º, enquanto os Caps tipos I e II, o Caps AD II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) estarão fechados.

Serviço social

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), os restaurantes comunitários fecharão nos dias 31 e 1º, exceto as unidades de Planaltina, Recanto das Emas, Sol Nascente e Arniqueira.

Os Centros Pop fecham apenas no dia 1º, enquanto as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência (Cecon) estarão fechadas do dia 30 ao 1º. As Unidades de Acolhimento, a Unidade de Proteção Social (UPS) e a Central de Atendimento funcionarão normalmente.

Justiça e Cidadania

Não haverá atendimento presencial nos da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro – ou seja, estarão fechadas todas as unidades do Na Hora, Procon, conselhos tutelares, Centro Integrado 18 de Maio e Núcleos do Programa Direito Delas. Em casos urgentes, entre em contato com os seguintes telefones:

Conselhos Tutelares – telefone 125;

Centro Integrado 18 de Maio – (61) 98314-0636, das 8h às 20h;

Núcleos do Programa Direito Delas – (61) 983820130

Transporte público

Ônibus

Conforme a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), os ônibus circularão com uma programação especial na passagem do ano para 2024, incluindo reativação de linha e reforço de viagens para atender ao movimento do comércio e também das pessoas que vão participar das festas de Réveillon.

Segundo a pasta, “todas as operadoras deverão reforçar as linhas mais demandadas para que os usuários do transporte público possam chegar às suas residências após o término do horário comercial”. A mesma regra vale para os shows de passagem do ano na Esplanada dos Ministérios.

A linha 103.1, da Piracicabana, foi reativada para atender o itinerário Rodoviária do Plano Piloto/Pontão do Lago Sul. As viagens serão realizadas conforme a demanda e a linha deverá ter, no mínimo, uma viagem por hora a partir das 12h do dia 31 de dezembro. A linha atende também os passageiros que desejarem se deslocar para a Praça dos Orixás. Também serão reforçadas as viagens de ônibus para atender as festas de fim de ano em Planaltina e em Ceilândia.

Metrô

O Metrô-DF funcionará das 10h do dia 31 de dezembro às 4h da madrugada do dia 1º de janeiro. A Estação Central terá embarque e desembarque durante todo o período; enquanto as demais estações terão embarque e desembarque de 10h às 23h30 e, após esse horário, apenas desembarque.

No dia 1º, o metrô não funcionará e os trens voltarão a circular a partir das 5h30 do dia 2 de janeiro. Em razão da suspensão, a Semob determinou que as operadoras reforcem as viagens de ônibus nas regiões de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Guará, com o objetivo de oferecer opções de transporte aos moradores dessas regiões.

DER-DF

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) informa que no dia 1º de janeiro não haverá operações de mobilidade na Estrada Parque Ceilândia (DF-095 / Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul, e na BR-070. Também não serão realizadas as operações de reversão. Já o Eixão do Lazer, no Eixo Rodoviário (DF-002), estará fechado para o fluxo de veículos entre 6h e 18h – ou seja, aberto para a população.

Trabalho

As agências do trabalhador estarão fechadas nos dias 30 e 31, sábado e domingo, e no dia 1º de janeiro, devido ao feriado nacional. O atendimento retorna no dia 2.

Lazer

O Jardim Zoológico de Brasília estará aberto nos dias 30, das 8h30 às 17h; no dia 31, das 8h30 às 12h; no dia 1°, das 8h30 às 17h. O espaço vai abrir todos os dias de janeiro, das 8h30 às 17h, para proporcionar lazer e diversão para a criançada brasiliense durante o período de férias.

O Jardim Botânico de Brasília funcionará das 9h às 14h no dia 31 e não abrirá no dia 1º. Já o Planetário de Brasília estará fechado no dia 31 e 1º. Os dois espaços abrem normalmente no dia 30 e retornam com o funcionamento usual no dia 2.

Cultura

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que a Casa do Cantador, o Complexo Cultural de Planaltina, o Memorial dos Povos Indígenas, o Museu do Catetinho, o Museu Nacional da República, o Cine Brasília, o Centro Cultural Três Poderes, Espaço Oscar Niemeyer, a Biblioteca Pública de Brasília e o Museu Vivo da Memória Candanga estarão fechados nos dias 31 e 1º, mas abrem normalmente nos demais dias.

A Biblioteca Nacional e o Espaço Cultural Renato Russo estarão fechados do dia 30 deste mês a 1º de janeiro. O Museu de Arte de Brasília abre no dia 31, das 10h às 13h, mas fecha nos dias 1 e 2. A Concha Acústica funciona no dia 31, das 9h às 12h, e fecha nos dias 1 e 2. O Centro de Dança estará fechado do dia 30 de dezembro a 2 de janeiro.

Ceasa

A Ceasa estará fechada nos dias 31 e 1º.

BRB

As agências e correspondentes do BRB fecham do dia 29 deste mês a 1º de janeiro. No mesmo período, o Mirante da Torre de TV funcionará de 9h às 18h45. Os horários retornam ao normal no dia 2.

Água e energia

A Caesb informa que não haverá expediente e atendimento nos escritórios e postos do Na Hora nos dias 31 e 1º. As equipes de manutenção seguirão em regime de plantão. O aplicativo da Caesb – disponível no sistema IOS e Android –, o site www.caesb.df.gov.br e o telefone 115 funcionarão 24 horas por dia, sem interrupções.

As lojas de atendimento presencial da Neoenergia Brasília estarão fechadas nos dias 31 e 1º. A distribuidora reforça que os brasilienses podem acessar, a qualquer momento, os mais de 50 serviços disponíveis nos canais digitais, como a emissão da segunda via da conta de energia, consulta a débitos.

Limpeza Urbana

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF) informa que Unidade de Recebimento de Entulho, o Aterro Sanitário de Brasília, as Usinas de Ceilândia e da Asa Sul, a coleta convencional e a coleta seletiva funcionarão normalmente no dia 31 e em regime de plantão no dia 1º. Nos dois dias, as unidades de Instalações de Recuperação de Recicláveis (IRRs) e os Papa-entulhos (PEVs) estarão fechadas e serão suspensas as atividades de varrição manual e mecanizada, lavagem e frisagem.

Parques

Os parques ecológicos administrados pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) funcionarão da seguintes forma:

– Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul

Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico de Águas Claras

Aberto todos os dias das 5h às 22h

– Parque Ecológico Areal

Aberto todos os dias das 6h às 18h

–Parque Ecológico da Asa Sul

Aberto todos os dias das 6h às 20h

–Parque Distrital das Copaíbas

Aberto todos os dias das 8h às 18h

– Parque Ecológico Cortado

Aberto todos os dias das 6h às 20h

– Monumento Natural Dom Bosco

Aberto todos os dias das 6h às 20h

– Parque Ecológico Ezechias Heringer

Aberto todos os dias das 6h às 22h

– Parque Recreativo do Gama

Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico do Lago Norte

Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico Olhos d’Água

Aberto todos os dias. Portão principal: 5h30 – 20h. Portões laterais: 6h – 18h

– Parque Ecológico do Paranoá

Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico Península Sul

Aberto todos os dias das 6h às 22h

– Parque Ecológico do Riacho Fundo

Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico Saburo Onoyama

Aberto todos os dias das 6h às 18h

– Parque Ecológico Sucupira

Aberto todos os dias 6h às 20h

– Parque Ecológico Três Meninas

Aberto todos os dias das 7h às 18h

– Parque Ecológico Veredinha

Aberto todos os dias das 6h às 22h

Tribuna Livre, com informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Dia D de Vacinação é ampliado no DF com mais de 90 locais de atendimento neste sábado (13)
Dia D de Vacinação é ampliado no DF com mais de 90 locais de atendimento neste sábado (13)
Programas de segurança alimentar do GDF serão apresentados na 9ª Feira da Goiaba
Programas de segurança alimentar do GDF serão apresentados na 9ª Feira da Goiaba
Hospital de fauna silvestre atende 142 animais em dois meses
Hospital de fauna silvestre atende 142 animais em dois meses
Dengue: Tenda de acolhimento 24 horas é inaugurada no Gama
Dengue: Tenda de acolhimento 24 horas é inaugurada no Gama
Mutirão de combate à dengue em Arniqueira reúne 300 agentes
Mutirão de combate à dengue em Arniqueira reúne 300 agentes
Aberta consulta para estudo que prevê oferta de áreas habitacionais de interesse social
Aberta consulta para estudo que prevê oferta de áreas habitacionais de interesse social
Quarto e último lote do Cartão Material Escolar começa a ser pago nesta sexta (12)
Quarto e último lote do Cartão Material Escolar começa a ser pago nesta sexta (12)
Conferência Distrital das Cidades vai debater a política urbana do Distrito Federal
Conferência Distrital das Cidades vai debater a política urbana do Distrito Federal
Noivas do Casamento Comunitário participam da prova de vestido
Noivas do Casamento Comunitário participam da prova de vestido
Cerca de 250 famílias do DF beneficiadas em etapa do Minha Casa, Minha Vida
Cerca de 250 famílias do DF beneficiadas em etapa do Minha Casa, Minha Vida
Divulgado novo prazo para manifestar interesse no Residencial Horizonte
Divulgado novo prazo para manifestar interesse no Residencial Horizonte
Projeto Castra-DF vai oferecer 1
Projeto Castra-DF vai oferecer 1.500 vagas para cirurgias gratuitas em cães e gatos no Sol Nascente

Hospital de fauna silvestre atende 142 animais em dois meses

Hfaus é o primeiro hospital público com esse foco e oferece atendimento apenas aos órgãos públicos que trabalham na fiscalização e na captura de animais silvestres O Instituto Brasília Ambiental divulgou, nesta sexta-feira (12), o balanço dos 60 dias de atendimento do Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre

Leia mais...

Dengue: Tenda de acolhimento 24 horas é inaugurada no Gama

Espaço segue modelo de hospital de campanha. Neste sábado (13), outra unidade será inaugurada no Paranoá; ao todo, 11 estruturas semelhantes funcionam no Distrito Federal Mais uma tenda de acolhimento 24 horas para pacientes com suspeita de dengue foi inaugurada nesta sexta-feira (12), no Gama. A segunda estrutura para essa

Leia mais...

Ameaça de retaliação do Irã deixa Israel em alerta máximo

Estado judeu reforça defesa antiaérea e suspende descanso de soldados que combatem na Faixa de Gaza. Aiatolá Ali Khamenei promete punição por ataque ao consulado iraniano em Damasco. Ocidente pressiona Teerã a desistir de retaliar Israel estava em alerta máximo, na noite desta quinta-feira, após o Irã ameaçar uma retaliação

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.