12/12/2025

A Polícia Federal desmantela esquema que forneceu 43 mil armas ao crime.

Agentes brasileiros atuaram em conjunto com as forças de segurança paraguaias, contando também com informações dos Estados Unidos.

Operação desarticula quadrilha que abastecia as duas maiores facções brasileiras e, ao longo de três anos, movimentou mais de R$ 1,2 bilhão.    

A Polícia Federal (PF) desmantelou ontem um esquema de importação que, ao longo de três anos, fornecia mais de 43 mil armas de fogo provenientes do Leste Europeu diretamente para as duas maiores facções criminosas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Durante esse período, a quadrilha movimentou mais de R$ 1,2 bilhão.

A Operação Dakovo, nomeada em referência à cidade da Croácia que servia como hub logístico da quadrilha, contou com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), das forças de segurança do Paraguai, além de informações fornecidas por agentes dos Estados Unidos. No total, cinco pessoas foram presas no Brasil e 11 no país vizinho, incluindo o ex-comandante da Força Aérea Paraguaia, Arturo Javier González.

Apesar das prisões, da significativa apreensão de dólares, armas e itens de luxo, o argentino Diego Hernan Dirísio, apontado como chefe do esquema e proprietário da empresa IAS baseada em Assunção, que realizava a importação das armas, conseguiu escapar. Ele era o contato das facções criminosas brasileiras.

A investigação revelou que Dirísio utilizava um complexo sistema de lavagem financeira via Miami, onde o dinheiro era transferido para empresas de fachada. Posteriormente, seguia para uma companhia que efetuava o pagamento aos fabricantes de armas europeus. Grande parte do material vendido às facções era fabricada na Croácia, República Tcheca e Turquia, incluindo fuzis e pistolas de diversos calibres, além de outros equipamentos.

A operação teve início a partir de uma investigação da Superintendência da PF na Bahia, após a prisão de um homem com dois fuzis e 23 pistolas, em novembro de 2020, em um ônibus próximo à cidade de Vitória da Conquista. No Brasil, os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversas localidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Sorocaba (SP), Praia Grande (SP), São Bernardo do Campo (SP), Ponta Grossa (PR) e Foz do Iguaçu (PR).

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, destacou o resultado da operação, enaltecendo o trabalho de inteligência da PF e dos parceiros internacionais. O ministro salientou que a ação não resultou em nenhum disparo, evidenciando a abordagem baseada em inteligência. Dino enfatizou a estratégia do governo federal em atingir as fontes de financiamento e a logística das facções criminosas para combater o crime organizado.

Tribuna Livre, com informações da PF

Deixe um comentário

Leia também
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Câmara aprova PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro e aliados
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Documento usado por Toffoli que puxou Master para o STF não tem relação com venda para BRB, diz MPF
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Líder do PL alfineta Centrão após anúncio da pré-candidatura de Flávio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
Escolha de Bolsonaro frustra políticos que desejam cadeira de Tarcísio
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
“Vou meter uma bala na sua cabeça”, disse Careca a testemunha que acusa Lulinha
logoMPDFT-3
Dezembro verde: abrigo flora e fauna no gama recebe visita especial
logo2-2
Dia da justiça: fóruns do df pausam atividades na próxima segunda-feira
f1280x720-164033_295708_5050
Energia estacionária: piauiense desenvolve sistema inovador e chama a atenção da byd
logoMPDFT-2
Planejamento do carnaval de 2026 no df tem acompanhamento especial
f1280x720-163917_295592_5050
Governo apreende carregamento milionário de ouro em operação em roraima
image-400-49e6e9b010abd149afd6fdf089993404
Juiz do tjdft compartilha trajetória em projeto de história oral
f1280x720-149359_281034_5050
Marina silva é hospitalizada após fratura na coluna

Homem é preso por porte de drogas e munições no Paranoá

Além de apreensão de substâncias ilícitas, foram encontrados oitos munições, um aparelho celular e duas balanças de precisão A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas e posse irregular de munições. A apreensão ocorreu na noite dessa quinta-feira (4/12), no SLMN Trecho 07,

Leia mais...

Tse conclui testes de segurança para urnas eletrônicas de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou, nesta sexta-feira, o Teste Público de Segurança (TPS) das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições presidenciais de 2026. A iniciativa, implementada desde 2009, busca aumentar a transparência do processo eleitoral, permitindo que especialistas externos analisem e testem a segurança dos equipamentos e sistemas.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.