27/02/2024

Abertura do semestre da UnDF reúne comunidade acadêmica no Campus Norte

Aulas começarão na segunda-feira (31) em nove cursos superiores oferecidos nos turnos matutino e noturno

É grande a expectativa entre a comunidade acadêmica da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF). As aulas na instituição começam na segunda-feira (31) no Campus Norte, localizado no Lago Norte. Os cursos de matemática, engenharia de software, sistemas de informação, pedagogia e tecnologia em gestão ambiental serão oferecidos no período da manhã. Já as aulas de gestão da tecnologia da informação, gestão pública, produção cultural e serviço social serão no turno noturno.

“Neste segundo semestre de 2023, a oferta se dará em diversos novos cursos de graduação e pós-graduação, tanto aqui nesta bela estrutura como em diferentes cidades do DF, para acolher estudantes, jovens e adultos, que hoje visam aperfeiçoar-se e estão sem perspectiva ou desempregados. Na UnDF há proposição de políticas pedagógicas inovadoras, de humanização e de assistência à permanência estudantil”, afirmou a reitora pro tempore da UnDF Simone Benck.

Entre os dias 25 e 28, a comunidade acadêmica esteve reunida para dar início ao semestre letivo. Ao longo de quatro dias foram realizadas atividades culturais e pedagógicas com o objetivo de promover a integração entre professores, estudantes e servidores da universidade. As ações integraram a Semana de Acolhimento Estudantil da UnDF e também marcaram o aniversário de dois anos da UnDF, celebrado no dia 26.

“Que a Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes tenha vida longa e oportunize, além de desenvolvimento para todos e todas, o mais importante: o cumprimento do dever e ciência de que os estudantes desta universidade têm o direito de aprender. Que a nenhum dos e das estudantes da UnDF seja negado o direito à aprendizagem. Não aceitem, estudantes, sair ou deixar esta universidade sem de fato serem melhores, mais humanas e mais sábias pessoas”, disse Simone Benck, na abertura da Semana de Acolhimento Estudantil, evento que contou com a presença do governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha.

Aula magna

A aula magna foi conduzida pelos professores Wanderson Flor do Nascimento e Ana Flávia Magalhães Pinto, ambos da Universidade de Brasília (UnB). O tema escolhido para abrir o semestre letivo foi O respeito às diferenças atravessa o direito à educação.

Doutor em bioética e professor do departamento de filosofia da UnB, Wanderson Flor falou sobre o paradoxo da educação que equaliza o sujeito ao trabalhador. Para o professor, o objetivo da universidade não é só formar trabalhadores, é também formar sujeitos que vão ocupar papéis diferentes e críticos na estrutura desigual que existe hoje. “Desta forma, o respeito à diferença é um direito e também uma obrigação”, afirmou.

A professora adjunta do departamento de história da UnB, Ana Flávia Magalhães Pinto também ressaltou que falar de diversidade, diferença e pessoas negras não é um capricho, mas uma necessidade. A partir da aula da professora, a UnDF foi convidada a atuar contra a invisibilidade empregada por projetos de desigualdade. “A Universidade do Distrito Federal precisa se entender como resultado das lutas de pessoas negras e indígenas pelas ações afirmativas. Essa aula magna acontece no ano em que estamos nos preparando e realizando debates num contexto de avaliação da lei das cotas”, destacou Ana Flávia, que também é diretora-geral do Arquivo Nacional e a primeira mulher negra a ocupar o cargo.

Programação cultural e pedagógica

As apresentações musicais da Semana de Acolhimento Estudantil da UnDF ficaram a cargo da DJ Karla Testa (projeto Escola Show) e das bandas Hey Johnny e Private. Ainda como parte da programação, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e aplicar a técnica de xilogravura com o professor e artista visual Valdério Costa.

Na noite de quinta-feira (27), foi exibido o longa-metragem Branco Sai, Preto fica, dirigido pelo cineasta Adirley Queirós, vencedor do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, realizado em 2014, seguido de debate com a professora de sociologia Débora Fernandes Pereira Machado e com o servidor Wélcio de Toledo, da pró-reitoria de extensão e cultura, ambos da UnDF.

A festa cultural foi encerrada com uma batalha de rimas protagonizada pelo MCs Vírgulas e Daend, ao som da DJ Kashuu, e com o animado grupo de quadrilha junina Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia.

Na sexta-feira (28), último dia do acolhimento estudantil, os universitários receberam orientações e esclarecimentos das equipes técnicas da UnDF sobre o funcionamento dos centros interdisciplinares, da ouvidoria, da secretaria acadêmica geral, das pró-reitorias e da biblioteca central. Os estudantes também foram informados sobre a proposta pedagógica da instituição – aplicação das metodologias problematizadoras e avaliação – e as formas de acesso ao programa de assistência estudantil (PAE). Na sequência, eles participaram de encontros com parte do corpo docente dos nove cursos superiores da instituição.

*Com informações da UnDF

A cerimônia de abertura da semana de acolhimento contou com a presença do governador do DF, Ibaneis Rocha

| Fotos: UnDF/ Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
As urnas utilizadas na eleição para o Conselho Tutelar recebem dados e informações relacionadas aos candidatos.
As urnas utilizadas na eleição para o Conselho Tutelar recebem dados e informações relacionadas aos candidatos.
A Ouvidoria-Geral já registrou mais de 234 mil atendimentos em 2023.
A Ouvidoria-Geral já registrou mais de 234 mil atendimentos em 2023.
Policial penal é o primeiro do DF a liderar curso de ação tática especial
Policial penal é o primeiro do DF a liderar curso de ação tática especial
Escolas rurais encontram no asfalto um aliado para a educação
Escolas rurais encontram no asfalto um aliado para a educação
Semana começa com 227 vagas nas agências do trabalhador
Semana começa com 227 vagas nas agências do trabalhador
Campanha no metrô alerta para a violência contra a mulher
Campanha no metrô alerta para a violência contra a mulher
Projeto do GDF é premiado em fórum de nutricionistas da assistência social
Projeto do GDF é premiado em fórum de nutricionistas da assistência social
Recuperação da Avenida Sayonara irá beneficiar 8 mil motoristas no Gama
Recuperação da Avenida Sayonara irá beneficiar 8 mil motoristas no Gama
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anuncia um novo recorde anual de temperatura em todas as estações do Distrito Federal
O Inmet anuncia um novo recorde de temperatura em todas as estações do Distrito Federal
Vacinação para todas as idades no Parque da Cidade vai até domingo
Vacinação para todas as idades no Parque da Cidade vai até domingo
DF3
Programa de microcrédito do governo gerou quase mil empregos em 2023
Alunas do DF conquistam ouro em etapa da Olimpíada Brasileira de Geografia
Alunas do DF conquistam ouro em etapa da Olimpíada Brasileira de Geografia

Combate à dengue é tema de quatro cursos online para servidores

Formações são indicadas para profissionais da educação e da saúde. As aulas são gratuitas e online, podendo ser assistidas a qualquer momento pelos participantes A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) oferece quatro cursos relacionados ao combate à dengue para servidores da saúde e da educação. As capacitações são

Leia mais...

DF ultrapassa um milhão de cadastros atualizados no SUS

Mais de 97% das atualizações do Recadastra SUS foram feitas presencialmente; com dados dos usuários mais confiáveis, a rede pública consegue otimizar a fila de espera por exames e consultas Sete meses após lançar a campanha Recadastra SUS, o Distrito Federal chegou a 1.054.928 cadastros atualizados no Sistema Único de

Leia mais...

Caesb disponibiliza serviço gratuito de autoleitura de hidrômetros

Todos os clientes da companhia podem aderir à iniciativa, especialmente aqueles que não conseguem receber leiturista em casa durante o dia Pensando no conforto e bem-estar dos brasilienses, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) disponibiliza o serviço de autoleitura, no qual o próprio usuário fornece a leitura

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.