07/09/2024

Ação capacita educadores para prevenção à violência sexual

O I Ciclo Formativo, realizado nesta sexta-feira (30), reúne 700 educadores de crianças até 5 anos, das redes pública e privada de ensino do DF

A Secretaria de Segurança Pública do Distrital Federal (SSP-DF), em parceria com a Comissão Permanente de Paz nas Escolas da Secretaria de Educação, promove o I Ciclo Formativo para Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil nesta sexta-feira (30).

Nesta primeira edição, a capacitação é voltada à educação infantil, com o objetivo de trazer sensibilização e engajamento a educadores a respeito da prevenção e do enfrentamento ao crime de violência sexual infantil, através de um ciclo de palestras.

O público-alvo do evento são educadores de crianças até 5 anos, das redes pública e privada de ensino do DF – um total de 700 profissionais-, no Auditório do Museu Nacional da República, onde quatro palestras são ministradas, duas pela manhã e duas pela tarde.

De acordo com Regilene Rozal, subsecretária de Prevenção à Criminalidade, o conteúdo teórico vai na linha de prevenção e enfrentamento do problema, primeiro definindo o que é o crime e, a partir daí, passando orientações de como identificar os sinais da violência e dar o devido encaminhamentos às autoridades públicas.

“É no sentido de conscientizar e ensinar as pessoas que têm contato diariamente com a criança a como lidar, identificar e proceder no caso de uma criança que esteja a seus cuidados apresentar sinais de abuso sexual”, explicou Rozal.

As palestras são ministradas por especialistas nas áreas da Secretaria de Educação e da Subsecretaria de Políticas Públicas da Criança e do Adolescente (Sejus) – por meio do Centro 18 de Maio -, do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM/TJDFT) e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

“Por meio do ciclo de palestras, a gente vai levando conhecimento, o que vai produzindo essa percepção nos nossos profissionais, esse sinal de alerta. E o acompanhamento por meio das comissões, das orientações e dos psicólogos para que a gente possa fazer um grande trabalho conjunto de prevenção em relação a essa temática. Os casos são alarmantes”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

Casos alarmantes

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, esteve presente no evento e afirmou que a prioridade máxima da rede é cuidar da criança. Ela também confirmou que virão outros eventos com parceiros e escolas, pela importância de falar constantemente sobre esse assunto.

Durante seu discurso, a secretária também se disse abalada com o caso da criança de 12 anos que viveu 11 horas de terror, em poder do criminoso confesso Daniel Moraes Bittar, 42 anos. No período, a menina foi sequestrada, dopada, agredida e estuprada pelo empregado público, na Asa Norte. Ele foi preso na noite de quarta-feira (28).

“Toda rede privada e pública está unida em um único objetivo: salvar nossas crianças dos abusadores. Não podemos mais ficar inertes. Existem lobos em pele de cordeiro e a gente tem que aprender a identificá-los”, concluiu Hélvia.

Segurança pública

Durante a cerimônia de abertura, Ana Elisa Dumont, que está à frente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal (Sinep), declarou que “é preciso cuidar dos espaços que nossas crianças frequentam. Por isso a importância do poder público em munir a sociedade com informações e capacitação”.

O secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Rabelo Patury, também discursou sobre a importância da participação de toda  a sociedade. Alexandre frisou que muitas situações em que as crianças são submetidas à violência doméstica ou sexual ocorrem no seio da família, tornando importante o treinamento adequado dos professores para perceber os sinais que podem apontar que a crianças estejam submetidas a algum tipo de violência.

“As crianças e os adolescentes apresentam sinais de alteração. Estamos aqui para poder evitar o mal logo no início. Muitas vezes, as famílias são desestruturadas. Se a criança não consegue encontrar refúgio em casa, onde ela vai encontrar? Na escola. A segurança pública é responsabilidade do Estado, mas é dever de todos”, ressaltou.

Confira os temas das palestras desta sexta-feira (30):

Palestra 1 – “Importância da Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil”, ministrada pela Dra. Gisele Cristiane da Silva Dantas, da Secretaria de Estado de Educação do DF.

Palestra 2 – “Identificando sinais de violência sexual infantojuvenil”, ministrada por Nayara Ferreira Chianelli, do Centro 18 de maio/Sejus.

Palestra 3 – “Escuta especializada em situações de violência sexual contra crianças e adolescentes”, ministrada pela Dra. Renata Beviláquia Chaves, do Núcleo Judiciário da mulher no TJDF.

Palestra 4 – “A construção de ambientes seguros e protetivos para as crianças das creches e escolas de educação infantil”, ministrada por Úrsula Ducanges, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Cerca de 700 profissionais de educação assistem às palestras no Auditório do Museu Nacional da República, nesta sexta-feira (30) |

Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
As urnas utilizadas na eleição para o Conselho Tutelar recebem dados e informações relacionadas aos candidatos.
As urnas utilizadas na eleição para o Conselho Tutelar recebem dados e informações relacionadas aos candidatos.
A Ouvidoria-Geral já registrou mais de 234 mil atendimentos em 2023.
A Ouvidoria-Geral já registrou mais de 234 mil atendimentos em 2023.
Policial penal é o primeiro do DF a liderar curso de ação tática especial
Policial penal é o primeiro do DF a liderar curso de ação tática especial
Escolas rurais encontram no asfalto um aliado para a educação
Escolas rurais encontram no asfalto um aliado para a educação
Semana começa com 227 vagas nas agências do trabalhador
Semana começa com 227 vagas nas agências do trabalhador
Campanha no metrô alerta para a violência contra a mulher
Campanha no metrô alerta para a violência contra a mulher
Projeto do GDF é premiado em fórum de nutricionistas da assistência social
Projeto do GDF é premiado em fórum de nutricionistas da assistência social
Recuperação da Avenida Sayonara irá beneficiar 8 mil motoristas no Gama
Recuperação da Avenida Sayonara irá beneficiar 8 mil motoristas no Gama
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anuncia um novo recorde anual de temperatura em todas as estações do Distrito Federal
O Inmet anuncia um novo recorde de temperatura em todas as estações do Distrito Federal
Vacinação para todas as idades no Parque da Cidade vai até domingo
Vacinação para todas as idades no Parque da Cidade vai até domingo
DF3
Programa de microcrédito do governo gerou quase mil empregos em 2023
Alunas do DF conquistam ouro em etapa da Olimpíada Brasileira de Geografia
Alunas do DF conquistam ouro em etapa da Olimpíada Brasileira de Geografia

Planalto desiste de chamar MST para desfilar no 7 de setembro

Inicialmente, o MST iria fazer uma participação simbólica no desfile junto a outras organizações que trabalharam no resgate e amparo às vítimas das enchentes O governo federal desistiu da ideia de chamar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para o desfile de Sete de Setembro, em Brasília. O

Leia mais...

Marina Silva: “A Amazônia está perdendo umidade”

Mudança climática e incêndios estão minando a capacidade da floresta de absorver carbono, alertam Marina Silva e especialistas Às vésperas do Dia da Amazônia, comemorado nesta quinta-feira, a região registrou mais de 6,5 mil focos de queimada nas 48 horas anteriores. Segundo dados do Laboratório de Aplicação de Satélites Ambientais

Leia mais...

Prefeito da Cidade Ocidental é afastado do cargo após operação da PF

Operação Ypervoli teve o objetivo de desmantelar uma organização criminosa O prefeito do município de Cidade Ocidental, Fábio Corrêa (PP), foi afastado do cargo por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, após operação da Polícia Federal, em operação conjunta com a Controladoria-Geral União, deflagrada na manhã desta quarta-feira

Leia mais...

GDF cria Secretaria Extraordinária de Proteção Animal

Órgão ficará responsável exclusivamente pelos direitos e bem-estar de cães e gatos do Distrito Federal O governador Ibaneis Rocha criou a Secretaria Extraordinária de Proteção Animal, órgão que ficará responsável exclusivamente pelos direitos e bem-estar de cães e gatos do Distrito Federal. O decreto que determina a institucionalização da pasta

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.