SLU oferece mais de 20 benefícios ao cidadão, que vão desde a pintura de meios-fios à coleta de caixa de gordura. Saiba como solicitar
Você sabia que, além da coleta diária de resíduos, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) faz diversos outros trabalhos importantes para a população? Entre eles, estão pintura de meio-fio, retirada de animais mortos em vias, coleta de resíduos da caixa de gordura, instalação e manutenção de lixeiras. No total, são 21 benefícios que a autarquia oferece ao cidadão.
“As principais (manifestações) envolvem coletas seletivas, pinturas de meios-fios e recolhimento de entulho, aqueles sem a identificação do autor. Outro serviço importante, a coleta de resíduos da caixa de gordura, é uma ação que o cidadão precisa saber que fazemos na casa dele, pois exige um cuidado específico”Daniela de Jesus, assessora especial do SLU
“Todos os serviços executados pelo SLU já seguem um cronograma pré-estabelecido. Mas, se o cidadão observa que a sua rua precisa de alguma ação ou intervenção, basta ele registrar/solicitar a necessidade pela Ouvidoria do Governo do Distrito Federal”, explica a assessora especial da autarquia, Daniela de Jesus.
O Serviço de Limpeza recebe, em média, 30 manifestações diárias por meio do Participa DF, sistema utilizado pela Ouvidoria do GDF. “As principais envolvem coletas seletivas, pinturas de meios-fios e recolhimento de entulho, aqueles sem a identificação do autor. Outro serviço importante, a coleta de resíduos da caixa de gordura, é uma ação que o cidadão precisa saber que fazemos na casa dele, pois exige um cuidado específico”, destaca a assessora.
O descarte incorreto dos resíduos da caixa de gordura das residências e condomínios pode entupir a canalização do sistema de água e tratamento de esgoto, além de poluir os rios e lagos. Então, os pequenos geradores de até 60 litros dos sedimentos, podem acionar o SLU, após a limpeza do reservatório na residência, que o órgão coleta o material. O serviço é realizado em um prazo de 48 horas, nos horários das 7h até 15h20.
Além dessas atividades, a autarquia faz também instalação e manutenção de lixeiras públicas, orientação para instalação de contêiner, venda e doação de composto orgânico, educação ambiental com o objetivo de oferecer à população informações sobre os resíduos sólidos urbanos e a separação correta dessas sobras, entre outros.
Confira a Carta de Serviços do SLU e acesse a íntegra de todas as atividades executadas e aquelas que não são de responsabilidade do órgão.
Como solicitar os serviços
Além do Participa DF, o cidadão pode registrar presencialmente o atendimento nas ouvidorias especializadas. Outro canal da Ouvidoria é a Central 162, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h; e sábado, domingo e feriados, das 8h às 18h.
“Todos os nossos canais de comunicação têm o objetivo de ampliar o acesso do cidadão aos serviços do SLU. O órgão está aberto para atender a comunidade. Denúncias, reclamações e sugestões são muito bem-vindas”, completa o presidente do órgão, Sílvio Vieira.
Após os registros, o órgão tem um prazo para atender as solicitações que vão de 24 horas a até 10 dias, a partir do registro da manifestação.
O Serviço de Limpeza recebe, em média, 30 manifestações diárias por meio do Participa DF
| Foto: Divulgação/SLU