22/11/2025

Alertas de tsunami foram emitidos pelo Japão após uma série de terremotos fortes; confira.

Tsunami no Japão - (crédito: Reprodução/X )

Em uma coletiva de imprensa, a Agência Meteorológica afirmou que novos tremores intensos podem atingir a região, especialmente nos próximos dois a três dias.

O Japão emitiu alertas de tsunami e instruiu as pessoas a evacuarem áreas próximas ao mar após uma série de fortes terremotos ao longo de sua costa oeste nesta segunda-feira, 1º de janeiro. A Agência Meteorológica do Japão registrou tremores na costa de Ishikawa e em áreas adjacentes após as 16h (hora local), com um deles apresentando uma magnitude preliminar de 7,6.

As autoridades emitiram um alerta de risco de tsunami significativo para Ishikawa e alertas de tsunamis menores para o restante da costa oeste da principal ilha do país, Honshu. A emissora pública NHK informou que as ondas poderiam atingir até 5 metros, aconselhando as pessoas a procurarem abrigo em áreas elevadas imediatamente nas regiões em risco. Os alertas continuaram sendo transmitidos mais de duas horas após o aviso inicial. Vários tremores secundários foram registrados na região.

O porta-voz do governo, Yoshimasa Hayashi, declarou aos repórteres que as usinas nucleares na área não apresentaram irregularidades, mas ressaltou a importância de as pessoas buscarem abrigo para evitar possíveis problemas com tsunamis. Os terremotos também resultaram em danos. Imagens da imprensa japonesa mostraram uma fumaça avermelhada em uma área na cidade de Wajima, em Ishikawa, sem detalhes adicionais. Uma casa desabou em outra zona, e equipes de resgate estavam em busca de possíveis vítimas. Trens rápidos foram interrompidos na área, e partes de uma rodovia foram fechadas, conforme relatado pela NHK.

Durante uma coletiva de imprensa, a Agência Meteorológica afirmou que novos tremores intensos poderiam atingir a região na próxima semana, especialmente nos próximos dois a três dias.

Tribuna Livre, com informações da Associated Press.

Deixe um comentário

Leia também
Design-sem-nome-6-1-scaled-1
Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?
Porsche-1200x675-1
Inteligência artificial impulsiona estratégias na porsche cup brasil
resultado_lotofacil_concurso_3528-1
Lotofácil: concurso 3543 sorteia r$ 1,8 milhão; confira os números
agro_cannabis_laboratorio_foto_REUTERS-Kira-Duarte_21.11
Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa
mundo-moderno
Avanço tecnológico: saúde humana em risco?
perfil-Sama-1-1200x675-1
Inteligência artificial: o segredo para pequenos negócios crescerem mais rápido
lista-destaque-11
Comece a economizar: 5 produtos com desconto antes da black friday
money-larry-page-sergey-brin-google-1200x675-1
Larry page ultrapassa bezos e ascende ao topo da lista de bilionários
lobos
Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá
cloudflare-1-1200x675-1
Comissária virtual da qatar airways cativa com inteligência artificial
cloudflare-1200x675-1
Queda da cloudflare expõe fragilidade da infraestrutura online global
lixo-urbano
Aviação busca em lixo solução para combustível sustentável

Melatonina e o coração: uso prolongado eleva risco cardíaco?

A melatonina, popularizada como auxílio para o sono, teve sua comercialização facilitada no Brasil em outubro de 2021, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a autorizou como suplemento alimentar sem necessidade de receita médica. Esse acesso facilitado impulsionou seu consumo, mas recentes notícias levantaram preocupações sobre seus efeitos

Leia mais...

Brasil avança: embrapa autorizada a pesquisar cannabis pela anvisa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) obteve autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realizar pesquisas com a planta cannabis. A decisão representa um marco significativo e pode impulsionar o Brasil, reconhecida potência agrícola, em direção à autorização do cultivo da planta. A pesquisadora da Embrapa, Daniela

Leia mais...

Reforma do Campo Sintético do Alvorada Ganha Impulso no Gama

Após anos de reivindicação, obra é viabilizada com recursos da deputada Jaqueline Silva e parceria entre Novacap, Ibram e Governo do Distrito Federal. A reforma do campo sintético do Alvorada, no Gama, começa a se tornar realidade após anos de reivindicação da comunidade. A necessidade de revitalização do espaço era

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.