Serão disponibilizadas um total de 10 mil vagas para a prova, agendada para ocorrer em 27 de janeiro.
A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) abrirá, a partir das 10h desta quarta-feira (10), um novo lote de inscrições para a 51ª Corrida de Reis, com três mil vagas disponíveis. Os interessados podem se inscrever por meio da plataforma Sympla, com o link também acessível no site da SEL. A prova está agendada para o dia 27 de janeiro, com largada às 17h em frente ao Palácio do Buriti, oferecendo percursos de 6 km e 10 km.
A 51ª Corrida de Reis abrange as categorias Geral e Pessoas com Deficiência (PcDs), incluindo cadeirantes e andantes, como deficientes visuais, intelectuais, e aqueles com mobilidade superior ou inferior reduzida. O atleta guia também deve se inscrever da mesma forma que os atletas PcDs. A idade mínima para participação é de 14 anos completos para a prova de 6 km e de 16 anos para a prova de 10 km.
O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, destaca a ansiedade da população pela retomada da corrida, mencionando que a plataforma recebeu mais de 200 mil acessos no primeiro dia de inscrições em apenas quatro horas. Para democratizar e dar oportunidade a mais participantes, as inscrições foram escalonadas.
A largada está programada para as 17h para a categoria Pessoas com Deficiência, 17h05 para atletas profissionais, 17h10 para os corredores da prova de 10 km e 17h15 para os participantes da prova de 6 km.
A premiação contemplará os 10 primeiros colocados da categoria geral na prova de 10 km para masculino e feminino, assim como os três primeiros colocados das categorias cadeirante e andante na mesma prova, com prêmios variando de R$ 400 a R$ 10 mil. A categoria adulta receberá um total de R$ 83 mil em prêmios, patrocinados pelo BRB.
Quanto aos percursos, todos partirão do Palácio do Buriti, realizando o retorno antes da Catedral Rainha da Paz, percorrendo o Eixo Monumental e retornando na via de ligação do Ministério Público e Buriti. Os participantes do percurso de 6 km seguirão pela Via N1, retornando na altura da Torre de TV, enquanto os do percurso de 10 km seguirão até a Catedral de Brasília antes de finalizar a corrida no ponto de chegada.
Os kits da corrida, compostos por ecobag, camisa oficial do evento, número de peito e viseira, serão distribuídos nos dias 22, 23 e 24 deste mês, das 10h às 19h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Durante a retirada, os corredores têm a opção de fazer uma doação voluntária de 2 kg de alimento não perecível, sendo a arrecadação conduzida pela Defesa Civil do Distrito Federal em colaboração com a Chefia Executiva de Políticas Sociais, por meio da iniciativa Solidariedade Salva.
Para garantir a segurança, o evento contará com o apoio de órgãos competentes, monitores para orientação dos participantes, sanitários e guarda-volumes nas áreas de largada e chegada. Haverá também três pontos de hidratação ao longo do percurso da prova.
Tribuna Livre com informações da SEL-DF