21/11/2025

Caroline de Toni: “Governo quer acabar com a oposição”

No sábado (6), a deputada federal Caroline de Toni (PL-SC), declarou durante discurso no CPAC Brasil que o atual governo pretende “censurar e calar a direita e acabar com a oposição” no Brasil.

De Toni mencionou vários processos que inspiram preocupação sobre a liberdade de expressão no Brasil, como o inquérito das fake News que está aberto desde 2019 no Supremo Tribunal Federal.

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara abordou a respeito do projeto de regulamentação das redes sociais, dizendo que por muito tempo a grande mídia teve total monopólio para divulgar a informação conforme seus interesses.

Mas as redes sociais permitiram que essa hegemonia fosse quebrada, dando voz a pessoas como o Jair Bolsonaro (PL) que, mesmo sendo considerado um deputado do baixo clero, conseguiu se eleger a presidente.

De Toni mencionou vários processos que inspiram preocupação sobre a liberdade de expressão no Brasil, como o inquérito das fake News que está aberto desde 2019 no Supremo Tribunal Federal. Em 2021, foi aberto o inquérito das milícias digitais e em 2024, o inquérito do 8 de janeiro.

Já no Congresso, ela pontua os perigos do Projeto de Lei 2630/2020 que visa censurar as redes sociais, dando poder de polícia para as plataformas de mídias digitais. Segundo a deputada, nem mesmo as plataformas desejam se responsabilizar pelo conteúdo divulgado por seus usuários.

– Já temos calúnia e difamação para quem se sente ofendido [por algo que seja publicado], mas não vamos permitir que agências de checagem digam o que é mentira ou verdade. Quem elegeu essas pessoas? Não cabe ao Estado fiscalizar as pessoas. São as pessoas que devem fiscalizar o Estado – declarou a deputada.

Sobre a censura contra a direita política, Caroline de Toni citou a votação na CCJ do projeto de decreto legislativo (PDL) 4/2023, de autoria do deputado Mendonça Filho (União -PE) e do ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos/PR), que propõe sustar o decreto presidencial que criou a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), chamada por seus críticos de “Ministério da Verdade” do governo Lula. Segundo ela, o governo federal articulou para que o projeto não fosse aprovado.

Tribuna Livre, com informações da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)

Deixe um comentário

Leia também
DF oficializa Comissão Provisória e Arruda exalta GIM: “O cair é do homem, o levantar é de Deus”
Avante/DF oficializa Comissão Provisória e Arruda exalta GIM: “O cair é do homem, o levantar é de Deus”
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção
Políticos de direita celebram aprovação do PL AntifacçãoL
Segurança pública une novamente centrão e bolsonarismo na Câmara contra Lula
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA
CNJ vê organização criminosa e afasta cunhada de Sarney e magistrados no MA.
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
Mendonça determina prisão domiciliar de mulher de ex-procurador do INSS, mãe de bebê de 1 ano
eduardo-bolsonaro-e-tarcisio-de-freitas
Eduardo bolsonaro evita cravar apoio a tarcísio na corrida presidencial de 2026
f1280x720-162567_294242_5050
Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios
fta20250929252
Adiamento: votação do pl antifacção é remarcada para 18 de novembro
f1280x720-160698_292373_5050
Haddad critica relator de projeto: 'enfraquece o estado e favorece o crime'
fernando-haddad
Haddad critica relator de pl antifacção e defende discussão ampla
f1280x720-159597_291272_5050
Campeonato de cortes para tarcísio: tática de apoio fabricado em debate
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas
PL quer enquadramento de criminosos como terroristas

Políticos de direita celebram aprovação do PL Antifacção

Tarcísio de Freitas, Cláudio Castro e deputados como Mario Frias e Nikolas Ferreira elogiaram votação nas redes sociais Governadores e congressistas de direita usaram as redes sociais na noite de 3ª feira (18.nov.2025) para comemorar a aprovação do PL (Projeto de Lei) Antifacção na Câmara dos Deputados. Aprovado por 370

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.