Dezesseis blocos trazem animação para o primeiro dia oficial de festividades na Capital Federal.
Mais um dia de alegria para os habitantes de Brasília. Neste sábado (10), a programação do Carnaval 2024 inclui a participação de 16 blocos de rua, que desfilam por oito regiões administrativas do Distrito Federal: Ceilândia, Gama, Varjão, Plano Piloto, Cruzeiro, Taguatinga, Candangolândia e Águas Claras. Entre os grupos, há desde os mais tradicionais, como o Galinho de Brasília e Mamãe Taguá, até os estreantes, como o ARaaXXtaa e o Baile da Piki – O Bloco.
No Plano Piloto, a diversão começa às 10h com os blocos Rebu – O Bloco, no estacionamento do Eixo Cultural Ibero-americano; MamaTa Difícil, na 506 Sul; e Pais e Filhos, no estacionamento do Parque da Cidade. A partir das 13h, entram em cena os blocos Na Batida do Morro, nas Quadras 4 e 5 do Setor Comercial Sul; Galinho de Brasília, com concentração na Via S3; Deficiente é a Mãe e Mvuka, na 506 Sul; e Concentra Mas Não Sai, na EQN 404/405 Norte. Às 21h, o CarnaVitrola animará A Casa de Jorge no Setor de Abastecimento e Armazenamento Norte (SAAN).
Em Ceilândia, os foliões poderão curtir os blocos CarnaRock, a partir das 14h na QNN 32, e Alafia – Carna Afro, que começa às 16h na EQNP 1/5. No Varjão, o grupo Calango Misturado reunirá a população na Área de Múltiplas Funções, das 14h às 19h.
O grupo ARaaXXtaa vai percorrer a Candangolândia das 16h à meia-noite, partindo do centro comunitário da cidade; enquanto o Baile da Piki – O Bloco circulará por Águas Claras, das 14h às 22h, a partir da praça Estação 16 Sul. O bloco Brincantes do Gama estará na Praça Lourival Bandeira, das 15h às 19h, e o Mamãe Taguá, no estacionamento do Taguaparque, das 13h30 às 20h30.
A festa oficial é realizada através de um termo de colaboração entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e a Associação Amigos do Futuro, com o nome de DF Folia 2024. No total, 56 blocos desfilarão pelas cidades até o dia 17 deste mês, com a expectativa de atrair mais de 1,7 milhão de pessoas.
Tribuna Livre, com informações da Agência Brasilia