14/10/2024

Centrais de atendimento do GDF passam a funcionar 24 horas por dia

Os canais, que contam com cerca de 300 profissionais, realizam mais de 20 mil atendimentos à comunidade por dia, que vão desde informações a agendamentos de serviços públicos | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Canais 156, 154, 151, 160 e 162 são operados por cerca de 300 profissionais que repassam informações do governo à população do DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) segue trabalhando para aproximar a população do poder público. É justamente com esse objetivo que a Central de Relacionamento do governo começou a operar de forma ininterrupta, 24 horas por dia. Os canais, que contam com cerca de 300 profissionais, realizam mais de 20 mil atendimentos à comunidade por dia, que vão desde informações a agendamentos de serviços públicos.

A Central de Relacionamento reúne os canais 154 (Departamento de Trânsito), 151 (Instituto de Defesa do Consumidor), 160 (Secretaria de Saúde), 162 (Ouvidoria), além da Central 156. Todos esses são coordenados e gerenciados pela Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF). Por meio da ligação, considerada prática, ágil e de baixo custo, o cidadão consegue ter acesso às informações necessárias à utilização dos serviços que lhe são ofertados.

“Os nossos canais são importantes para facilitar o contato do cidadão e o governo. A ampliação da carga horária para 24 horas permite que o usuário tenha acesso aos serviços públicos a qualquer momento do dia”, afirmou o secretário executivo de Contratos da Secretaria de Economia (Seec), Daniel Riehl.

Além das chamadas realizadas quando o cidadão entra em contato, a central realiza o atendimento proativo. “Nós também realizamos atendimentos proativos para fazer comunicados ou alertar sobre alguma questão específica. Nesta modalidade, são cerca de 10 mil chamadas por dia”, afirmou o coordenador da Central de Relacionamento do DF, Joran Freire.

Conheça

Está com alguma dúvida? Veja a diferença entre os canais e qual acionar.

A Central de Relacionamento reúne os canais 154 (Departamento de Trânsito), 151 (Instituto de Defesa do Consumidor), 160 (Secretaria de Saúde), 162 (Ouvidoria), além da Central 156. Todos esses são coordenados e gerenciados pela Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)

– A Central 156: funciona com uma base de conhecimento atualizada de cada órgão, que disponibiliza serviços por meio dos canais 156, 160, 162 e 151. O Canal 156 dispõe de nove opções de atendimento, com serviços distintos, como recadastramento do Bolsa Família; telematrícula e DF alfabetizado; IPTU e IPVA; horários de ônibus; habitação; combate à violência contra a mulher; disque-racismo; disque-idoso e demais informações sobre o governo do DF, Na Hora, dentre outros.

– O Canal 154: destinado a questões que envolvem o Detran-DF. O atendimento tem o foco de fornecer informações sobre os serviços prestados pelo departamento à população do DF.

– O Canal 160: disponibiliza opções de atendimento, com serviços distintos, como informações da Secretaria de Saúde, agendamento para doação de sangue (Hemocentro), doação de leite materno, agendamento para Farmácia de Componente Especializado (Farmácia de Alto Custo).

– O Canal 162: oferece opções de atendimento voltados para os serviços de ouvidoria – registro de reclamação, elogio, sugestão, solicitação ou denúncia.

– O Canal 151: disponibiliza duas opções de atendimento, com objetivo de prestar informações e esclarecimentos acerca das relações de consumo, procedendo à abertura de registro de denúncia, orientar, informar e esclarecer ao consumidor na formulação de consultas e reclamações, bem como do orientações sobre atendimentos já em andamento, ou ainda, por meio de encaminhamento ao atendimento presencial do Procon ou a outro órgão competente.

Tecnologia e inovação

A Central de Atendimento ao Cidadão do DF – que por telefone responde pelo número 156 – está inovando a maneira como os cidadãos interagem com o governo, com a introdução de atendimento via WhatsApp, impulsionado pela inteligência artificial (IA). Esta iniciativa marca uma nova era de acessibilidade e eficiência nos serviços públicos, proporcionando uma experiência mais ágil e conveniente para os moradores do DF.

O WhatsApp oficial do GDF responde pelo número (61) 3410-9000 e está em fase de testes para afinar a tecnologia para garantir um atendimento preciso e eficaz. Recentemente, o atendimento humano pelo telefone 156 foi integrado ao sistema do WhatsApp, oferecendo uma abordagem híbrida que combina a eficiência da IA com a empatia e compreensão dos atendentes humanos. No aplicativo de mensagens instantâneas, o atendimento também é 24h.

Em breve, será introduzido o atendimento web via chat humano 24 horas por dia, 7 dias por semana, ampliando ainda mais as opções de comunicação e suporte para os cidadãos. Já a fase de testes da IA será concluída ainda neste primeiro semestre.

Tribuna Livre, com informações do Governo do Distrito Federal (GDF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Secretaria da Mulher promove conscientização no Zoológico no Dia das Crianças
Secretaria da Mulher promove conscientização no Zoológico no Dia das Crianças
Zoológico terá vacinação no Dia das Crianças
Zoológico terá vacinação no Dia das Crianças
Eventos alteram o trânsito neste fim de semana
Eventos alteram o trânsito neste fim de semana
Restaurante Comunitário de Sobradinho II reabre com três refeições diárias e novas formas de pagamento
Restaurante Comunitário de Sobradinho II reabre com três refeições diárias e novas formas de pagamento
Procon-DF dá dicas para a compra de presentes do Dia das Crianças
Procon-DF dá dicas para a compra de presentes do Dia das Crianças
Brasília recebe competição inédita de saltos ornamentais na Ponte JK
Brasília recebe competição inédita de saltos ornamentais na Ponte JK
Projeto paisagístico vai embelezar o Complexo Viário Governador Joaquim Roriz
Projeto paisagístico vai embelezar o Complexo Viário Governador Joaquim Roriz
Governador acompanha últimos ajustes na obra dos quiosques do Palácio do Buriti
Governador acompanha últimos ajustes na obra dos quiosques do Palácio do Buriti
Nova pesquisa monitora satisfação de usuários das 13 UPAs do DF
Nova pesquisa monitora satisfação de usuários das 13 UPAs do DF
Reformado, Bezerrão será palco para treinos da Seleção Brasileira
Reformado, Bezerrão será palco para treinos da Seleção Brasileira
Investimento de R$ 30 milhões vai levar acessibilidade e organização à Avenida Central do Núcleo Bandeirante
Investimento de R$ 30 milhões vai levar acessibilidade e organização à Avenida Central do Núcleo Bandeirante
Taguatinga recebe mostra de projetos no 13º Circuito de Ciências
Taguatinga recebe mostra de projetos no 13º Circuito de Ciências

EUA voltam a produzir poços de plutônio para armas nucleares

Componente necessário para armamento nuclear, primeiro poço de plutônio produzido nos EUA desde 1989 foi concluído no mesmo laboratório que criou a bomba atômica. Ele foi qualificado para uso em ogivas no início de outubro  A Administração Nacional de Segurança Nuclear dos Estados Unidos (NNSA, na sigla em inglês) produziu, pela

Leia mais...

Ministério da Justiça registrou 3 mil crimes eleitorais no 1º turno

Primeiro turno das eleições, realizado no último domingo (6/10), teve mais de 500 prisões, sendo 23 de candidatos O primeiro turno das eleições municipais, no último domingo (6/10), registrou 3.089 crimes eleitorais, segundo balanço do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), divulgado nesta sexta-feira (11/10). Os dados são referentes

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.