14/09/2025

Centrais de atendimento do GDF passam a funcionar 24 horas por dia

Os canais, que contam com cerca de 300 profissionais, realizam mais de 20 mil atendimentos à comunidade por dia, que vão desde informações a agendamentos de serviços públicos | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Canais 156, 154, 151, 160 e 162 são operados por cerca de 300 profissionais que repassam informações do governo à população do DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) segue trabalhando para aproximar a população do poder público. É justamente com esse objetivo que a Central de Relacionamento do governo começou a operar de forma ininterrupta, 24 horas por dia. Os canais, que contam com cerca de 300 profissionais, realizam mais de 20 mil atendimentos à comunidade por dia, que vão desde informações a agendamentos de serviços públicos.

A Central de Relacionamento reúne os canais 154 (Departamento de Trânsito), 151 (Instituto de Defesa do Consumidor), 160 (Secretaria de Saúde), 162 (Ouvidoria), além da Central 156. Todos esses são coordenados e gerenciados pela Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF). Por meio da ligação, considerada prática, ágil e de baixo custo, o cidadão consegue ter acesso às informações necessárias à utilização dos serviços que lhe são ofertados.

“Os nossos canais são importantes para facilitar o contato do cidadão e o governo. A ampliação da carga horária para 24 horas permite que o usuário tenha acesso aos serviços públicos a qualquer momento do dia”, afirmou o secretário executivo de Contratos da Secretaria de Economia (Seec), Daniel Riehl.

Além das chamadas realizadas quando o cidadão entra em contato, a central realiza o atendimento proativo. “Nós também realizamos atendimentos proativos para fazer comunicados ou alertar sobre alguma questão específica. Nesta modalidade, são cerca de 10 mil chamadas por dia”, afirmou o coordenador da Central de Relacionamento do DF, Joran Freire.

Conheça

Está com alguma dúvida? Veja a diferença entre os canais e qual acionar.

A Central de Relacionamento reúne os canais 154 (Departamento de Trânsito), 151 (Instituto de Defesa do Consumidor), 160 (Secretaria de Saúde), 162 (Ouvidoria), além da Central 156. Todos esses são coordenados e gerenciados pela Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)

– A Central 156: funciona com uma base de conhecimento atualizada de cada órgão, que disponibiliza serviços por meio dos canais 156, 160, 162 e 151. O Canal 156 dispõe de nove opções de atendimento, com serviços distintos, como recadastramento do Bolsa Família; telematrícula e DF alfabetizado; IPTU e IPVA; horários de ônibus; habitação; combate à violência contra a mulher; disque-racismo; disque-idoso e demais informações sobre o governo do DF, Na Hora, dentre outros.

– O Canal 154: destinado a questões que envolvem o Detran-DF. O atendimento tem o foco de fornecer informações sobre os serviços prestados pelo departamento à população do DF.

– O Canal 160: disponibiliza opções de atendimento, com serviços distintos, como informações da Secretaria de Saúde, agendamento para doação de sangue (Hemocentro), doação de leite materno, agendamento para Farmácia de Componente Especializado (Farmácia de Alto Custo).

– O Canal 162: oferece opções de atendimento voltados para os serviços de ouvidoria – registro de reclamação, elogio, sugestão, solicitação ou denúncia.

– O Canal 151: disponibiliza duas opções de atendimento, com objetivo de prestar informações e esclarecimentos acerca das relações de consumo, procedendo à abertura de registro de denúncia, orientar, informar e esclarecer ao consumidor na formulação de consultas e reclamações, bem como do orientações sobre atendimentos já em andamento, ou ainda, por meio de encaminhamento ao atendimento presencial do Procon ou a outro órgão competente.

Tecnologia e inovação

A Central de Atendimento ao Cidadão do DF – que por telefone responde pelo número 156 – está inovando a maneira como os cidadãos interagem com o governo, com a introdução de atendimento via WhatsApp, impulsionado pela inteligência artificial (IA). Esta iniciativa marca uma nova era de acessibilidade e eficiência nos serviços públicos, proporcionando uma experiência mais ágil e conveniente para os moradores do DF.

O WhatsApp oficial do GDF responde pelo número (61) 3410-9000 e está em fase de testes para afinar a tecnologia para garantir um atendimento preciso e eficaz. Recentemente, o atendimento humano pelo telefone 156 foi integrado ao sistema do WhatsApp, oferecendo uma abordagem híbrida que combina a eficiência da IA com a empatia e compreensão dos atendentes humanos. No aplicativo de mensagens instantâneas, o atendimento também é 24h.

Em breve, será introduzido o atendimento web via chat humano 24 horas por dia, 7 dias por semana, ampliando ainda mais as opções de comunicação e suporte para os cidadãos. Já a fase de testes da IA será concluída ainda neste primeiro semestre.

Tribuna Livre, com informações do Governo do Distrito Federal (GDF)

Deixe um comentário

Leia também
No País de Gales, intercambistas do Pontes para o Mundo estabelecem rotina de estudos para o PAS
No País de Gales, intercambistas do Pontes para o Mundo estabelecem rotina de estudos para o PAS
Jogos da Juventude: DF conquista medalha de ouro na marcha atlética e de prata na natação
Jogos da Juventude: DF conquista medalha de ouro na marcha atlética e de prata na natação
Exposição apresenta materiais usados para alfabetização de estudantes cegos e com baixa visão em escola de Planaltina
Exposição apresenta materiais usados para alfabetização de estudantes cegos e com baixa visão em escola de Planaltina
DF terá mais de 50 locais de vacinação neste sábado
DF terá mais de 50 locais de vacinação neste sábado
Para eventos, trânsito no DF terá intervenções a partir deste domingo (14)
Para eventos, trânsito no DF terá intervenções a partir deste domingo (14)
GDF aprova regimento interno da Câmara Setorial da Fruticultura
GDF aprova regimento interno da Câmara Setorial da Fruticultura
QualificaDF Móvel oferece 1
QualificaDF Móvel oferece 1.012 vagas para diversos cursos de qualificação profissional
Projeto Na Sua Hora continua atendimentos noturnos em shopping da Asa Norte nesta quinta-feira (11)
Projeto Na Sua Hora continua atendimentos noturnos em shopping da Asa Norte nesta quinta-feira (11)
Abertura oficial dos Jogos da Juventude emociona jovens talentos de todo o Brasil
Abertura oficial dos Jogos da Juventude emociona jovens talentos de todo o Brasil
Mais de 100 km de calçadas foram construídos no DF no primeiro semestre de 2025
Mais de 100 km de calçadas foram construídos no DF no primeiro semestre de 2025
Palhaços levam acolhimento e humanização à UBS 1 da Estrutural
Palhaços levam acolhimento e humanização à UBS 1 da Estrutural
Ceilândia recebe ações de manutenção urbana
Ceilândia recebe ações de manutenção urbana

Palhaços levam acolhimento e humanização à UBS 1 da Estrutural

Projeto RiSUS promove integração entre arte, saúde e comunidade Alexsandro dos Santos, 32 anos, aguardava atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Estrutural quando foi surpreendido. Entre risadas e brincadeiras, os palhaços Dikeka, Sansão e Severina entraram na UBS com muita graça e transformaram a espera em um

Leia mais...

Ceilândia recebe ações de manutenção urbana

Mutirão teve retirada de entulhos, recuperação de vias e implantação de estacionamentos Ceilândia recebeu um mutirão com diversas ações de manutenção urbana. Desde segunda-feira (8), as equipes estiveram em diversos pontos da cidade para atender às demandas da comunidade. Um dos principais destaques foi a remoção de 47 toneladas de

Leia mais...

Irmãos são presos por homicídio de caseiro em Silvânia

Suspeitos confessaram o crime e foram autuados em flagrante A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Silvânia, em ação conjunta com a Polícia Militar, prendeu dois irmãos suspeitos de envolvimento no homicídio de Cláudio Olívio Monteiro, de 53 anos, ocorrido na noite de domingo (7), no bairro

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.