15/11/2025

Chuvas no RS causam duas mortes e deixam quase 3 mil pessoas desabrigadas

Na foto, enchente no Parque Theobaldo Dick, em Lajeado - (crédito: AGEU KEHRWALD )

90 municípios já registraram danos devido aos temporais apenas nesta semana

O Rio Grande do Sul enfrenta novamente uma grave crise provocada por fortes chuvas. Desde a última segunda-feira (16/6), mais de 90 municípios do estado registram danos, com enchentes, deslizamentos, bloqueios de estradas e milhares de pessoas obrigadas a deixarem as casas. Até a tarde desta quinta-feira (19/6), a Defesa Civil do Estado confirmou duas mortes e uma pessoa desaparecida em decorrência dos temporais.

No início da semana, as precipitações começaram a ganhar intensidade em várias regiões gaúchas. Em poucas horas, o acumulado da chuva já superava os 100 milímetros. Hoje, já está em 400 mm e 500 mm em alguns pontos.

Em Candelária, no Vale do Rio Pardo, Geneci da Rosa, de 54 anos, morreu após o carro em que estava com o marido ser arrastado pela correnteza de um arroio. O corpo foi localizado na terça-feira (17/6), enquanto o companheiro dela, de 65 anos, continua desaparecido. Já em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, Mário César Trielweiler Gonçalves, de 22 anos, morreu após o veículo que dirigia ser levado pelas águas do Rio Caí. Parte da ponte entre Linha Sebastopol, em Caxias do Sul, e Nova Petrópolis cedeu com a força da enchente, interrompendo totalmente o tráfego local.

Além das vítimas fatais, o estado contabiliza 2.993 pessoas desabrigadas — que precisaram buscar apoio na casa de amigos ou familiares — e outras 1.583 em abrigos públicos. Em boletim divulgado nesta quinta-feira, a Defesa Civil informou que mais de 90 municípios já haviam registrado danos como enchentes, deslizamentos, destruição de pontes e interrupção de estradas, entre os mais afetados estão Santa Maria, Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul, Arvorezinha, Jaguari e Santa Cruz do Sul.

Danos

Cinco rios gaúchos ultrapassaram as cotas de inundação: Ibirapuitã, Taquari, Jacuí, Ibicuí e Caí. O Rio Taquari, por exemplo, registrou cheias expressivas em cidades como Bom Retiro do Sul e Lajeado, onde os níveis superaram 22 metros — três metros acima da cota de inundação. Em Montenegro e São Sebastião do Caí, o Rio Caí também provocou alagamentos.

Na capital, Porto Alegre, o nível do Guaíba, que estava em 2,59 metros nesta quinta-feira, ainda não atingiu a cota de inundação (3,6 metros), mas a Defesa Civil alerta para uma elevação rápida nos próximos dias, com risco de alagamentos em bairros da zona norte, ilhas e regiões próximas ao Arroio Feijó, que pode sofrer represamento.

Em Lajeado, famílias foram levadas para o Parque do Imigrante. Em Estrela, pessoas com deficiência física também precisaram ser retiradas preventivamente. No município de Dona Francisca, o Rio Jacuí ultrapassou a cota de inundação e segue em elevação.

Em Canoas, na Região Metropolitana, a população revive o medo enfrentado nas enchentes de 2024. Mais de 100 mil pessoas foram afetadas por alagamentos, bloqueios de transporte público e ruas intransitáveis. Além de 430 moradores já terem deixado as casas.

Previsão

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado segue sob alerta vermelho para fortes chuvas até sexta-feira (20/6), com risco de novos alagamentos e deslizamentos. A formação de um ciclone próximo à costa gaúcha deve manter a instabilidade no tempo. Os ventos podem chegar a 70 km/h em áreas da Costa Doce e Litoral Médio.

A partir de sábado (21/6), a previsão é de trégua. A MetSul Meteorologia aponta a chegada de uma massa de ar seco e frio, o que deve trazer tempo firme e sol para o estado durante o fim de semana. Mesmo assim, o solo encharcado e o alto nível dos rios mantêm o risco de novas inundações em áreas vulneráveis.

O Serviço Geológico do Brasil e a Defesa Civil monitoram a situação hidrológica com atenção especial. As bacias do Ibicuí, Jacuí, Taquari-Antas e Caí continuam em estado de alerta ou atenção. A elevação dos rios deve afetar ainda mais as regiões ribeirinhas nos próximos dias, inclusive Porto Alegre, onde o nível do Guaíba está em rápida elevação.

As autoridades reforçam o alerta para que a população siga acompanhando os boletins oficiais e respeite as orientações de evacuação. O estado permanece em regime de atenção máxima, com possibilidade de decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública nas áreas mais afetadas.

Tribuna Livre, com informações da Defesa Civil do Estado (RS)

Leia também
f1280x720-162693_294368_5050
Desigualdade na herança: cônjuges desprotegidos por nova legislação?
image-400-2790deea6825088e5226623ea35e6ac1
Inscrições abertas para webinar sobre violência digital contra mulheres
logoMPDFT-6
Ministério público e unb avançam em diálogo sobre apoio a vítimas
logo2-1
Tjdft mantém decisão que condena df por acidente em parque infantil
f1280x720-162721_294396_5050
Casal enfrenta a justiça por abandonar criança em fórum após desistência da adoção
f1280x720-138584_270259_5050
Enem 2025: inep divulga gabarito oficial; entenda como funciona a correção
f1280x720-162634_294309_5050
Ex-presidente do inss é preso sob acusação de receber propina milionária
logoMPDFT-5
Ministério público investiga creche por condições insalubres e reabertura clandestina
image-400-dddd4905b83d17cfa7082d669a968161
Tjdft celebra pontes de miranda com exposição inédita
f1280x720-143888_275563_5050
Supremo decide: recreio e intervalos contam como jornada de trabalho dos professores
f1280x720-161889_293564_5050
Pf indicia th joias e mais 17 por ligação com o crime organizado
f1280x720-162560_294235_5050
A confusa história do motorista que parou o rodoanel com "bombas"

Pf aponta ex-ministro como peça central em esquema no inss

Investigações da Polícia Federal revelam o envolvimento de um ex-ministro da Previdência Social em um esquema de desvios que lesou aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). José Carlos Oliveira é apontado como o “pilar institucional” que sustentou a fraude, permitindo a continuidade e a abrangência das

Leia mais...

Paulo pimenta exalta pf e critica bolsonaro por fraudes no inss

O ex-ministro Paulo Pimenta comentou sobre as recentes operações da Polícia Federal, destacando a importância das ações no combate a fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em declarações, Pimenta enfatizou que as operações representam um avanço significativo na proteção dos direitos dos cidadãos e na garantia da integridade

Leia mais...

Xai recebe aporte de u$15 bilhões, mas elon musk contesta valor

A xAI, empresa de inteligência artificial liderada por Elon Musk, estaria no centro de um grande investimento de US$ 15 bilhões (equivalente a R$ 79,5 bilhões) de diversos investidores. O objetivo desse aporte seria impulsionar a expansão dos projetos e da infraestrutura da empresa. O foco principal é o fortalecimento

Leia mais...

Tjdft celebra pontes de miranda com exposição inédita

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) inaugurou uma exposição em homenagem ao renomado desembargador Pontes de Miranda, em cerimônia realizada na última quarta-feira, 12 de novembro. A mostra, idealizada pelo 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Roberval Belinati, busca celebrar a vida e a obra de

Leia mais...

O pequeno país africano que desafia expectativas econômicas

Um pequeno país africano tem chamado a atenção do mundo por seu notável crescimento econômico e desenvolvimento social. Contrariando as expectativas, a nação demonstra um progresso constante e se consolida como uma potência regional em ascensão. O Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou um aumento significativo, impulsionado por investimentos

Leia mais...

Ex-presidente do inss detido por suposto esquema de desvios

Uma operação da Polícia Federal resultou na prisão de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação investiga um esquema de descontos considerados ilegais. Stefanutto havia sido exonerado do cargo pelo presidente da República após a vinda à tona de denúncias sobre as fraudes sob investigação.

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.