Em algumas regiões do Estado, os acumulados podem atingir até 50 milímetros (mm), acompanhados de raios e rajadas de vento
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), Goiás enfrentará chuvas intensas durante esta semana. Em algumas regiões do Estado, os acumulados podem atingir até 50 milímetros (mm), acompanhados de raios e rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h.
Em meio ao alerta emitido pelo Cimehgo, algumas cidades, incluindo a capital, devem se preparar para pancadas de chuva isoladas com risco potencial de tempestades. Portanto, é crucial saber quais cuidados tomar durante um temporal, como agir nas ruas, lidar com inundações, identificar áreas de risco e quando solicitar assistência de emergência.
A Defesa Civil, em entrevista ao Mais Goiás, reforçou sua atuação preventiva e o auxílio prestado em situações de emergência. Além disso, eles fornecem orientações essenciais para enfrentar adversidades climáticas.
A Defesa Civil orienta:
• Acompanhar a previsão do tempo e avisos meteorológicos para a região;
• Não atravessar vias alagadas acima do meio-fio, pois a força da água pode arrastar veículos;
• Caso seja surpreendido por chuva forte, procure parar em local seguro, como em estacionamento de shoppings ou supermercados;
• Não estacione ou pare veículos embaixo de árvores, pois elas podem sofrer quedas ou serem atingidas por raios;
• Tome cuidado com a possibilidade de quedas de árvores, raios e descargas elétricas;
• Fique atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo à noite;
• Evite áreas de risco e evacue áreas de inundação. Se houver risco de deslizamentos de terra na região, fique alerta a qualquer sinal de rachaduras no terreno ou nas paredes.
• Em caso de emergência ou risco iminente, acione a Defesa Civil (153) e o Corpo de Bombeiros (193).
Vale lembrar que, em Goiás, mais de 50 municípios estão em alerta para chuvas intensas nesta semana. De acordo com o Cimehgo, o destaque vai para a região Centro-Norte do Estado, que pode receber pancadas de chuvas isoladas, com risco potencial para tempestades, devido à combinação de calor e umidade, que influencia na formação de áreas de instabilidade.
Caso Samylla Vitória
Na última quinta-feira (4), Samylla Vitória, de 6 anos, foi arrastada por uma forte enxurrada em Aparecida de Goiânia. O corpo da menina foi localizado pelo Corpo dos Bombeiros na tarde do último sábado (6), no município.
Segundo informações da corporação, ela tentou atravessar a região do Córrego Lages, na Rua Santa Cruz, com Avenida Contorno, mas não conseguiu. Chovia e ela acabou arrastada pela forte enxurrada, junto com a mochila que usava. Ela foi velada e sepultada na manhã do último domingo (7), no Cemitério Jardim da Paz, em Aparecida de Goiânia.
Tribuna Livre, com informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo),