12/12/2025

Como mudanças climáticas aumentaram em 35 vezes chance de ondas de calor nos EUA

Como mudanças climáticas aumentaram em 35 vezes chance de ondas de calor nos EUA - (crédito: BBC Geral)

Novo estudo analisou onda de calor que aconteceu em maio e junho.

As mudanças climáticas provocadas pela humanidade aumentaram em cerca de 35 vezes a probabilidade de haver calor extremo no sudoeste do México e da América Central.

O grupo World Weather Attribution (WWA) estudou o excesso de calor entre maio e começo de junho, quando uma onda de calor atingiu o sudoeste dos Estados Unidos, incluindo Califórnia, Nevada e Arizona.

Algumas pessoas chegaram a morrer por causa das temperaturas extremas.

Estudos que fazem esse tipo de correlação demoram para serem concluídos, por isso é difícil para cientistas determinarem com exatidão o papel das mudanças climáticas na atual onda de calor — que vai do centro dos Estados Unidos até o nordeste do país e o Canadá.

Em um novo relatório, os cientistas disseram que uma onda de calor é quatro vezes mais provável de acontecer do que em 2000, provocada por emissões de gases nocivos ao ambiente.

Muitos eventos climáticos extremos, incluindo ondas de calor, estão se tornando mais frequentes como resultado das mudanças climáticas, segundo especialistas.

“Os resultados do nosso estudo devem ser levados como mais um sinal de que nosso clima está aquecendo e atingindo níveis perigosos”, diz Izidine Pinto, pesquisador da Royal Netherlands Meteorologica Institute.

“Temperaturas recordes e potencialmente fatais estão acontecendo com frequência cada vez maior nos EUA, México e América Central devido às mudanças climáticas. Enquanto os humanos estiverem enchendo a atmosfera com emissões de combustíveis fósseis, o calor só vai piorar — pessoas vulneráveis vão continuar morrendo e o custo de vida vai seguir crescendo.”

O estudo da WWA foca em regiões como o sudoeste dos EUA e México, além de Guatemala, Belize, El Salvador e Honduras — que também sofrem com altas temperaturas em níveis perigosos.

Os cientistas dizem que os cinco dias consecutivos mais quentes na região em junho ficaram 1,4 graus mais quentes por causa do aquecimento global.

“Cada fração de grau de aquecimento expõe mais pessoas a um calor perigoso”, diz Karina Izquierdo, assessora urbana para América Latina e Caribe da entidade Red Cross Climate Centre.

“Os 1,4 graus adicionais de calor causados pelo aquecimento global poderiam ser a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas em maio e junho.”

Autoridades mexicanas atribuíram à onda de calor a morte de dezenas de pessoas — e também à morte de bugios no Estado de Tabasco, no sul do país.

Os cientistas ressaltaram os perigos das temperaturas altas à noite — uma ameaça grave à saúde, já que o corpo não consegue ter tempo para se recuperar do cansaço do dia.

Os pesquisadores do WWA realizam diversos estudos rápidos de atribuição de eventos climáticos no mundo, olhando para o papel das mudanças climáticas na gravidade de cada evento.

Os cientistas examinam cada evento, os comparando com modelos que mostram o que teria acontecido caso não houvesse mudanças climáticas provocadas pelo homem.

Tribuna Livre, com informações da BBC News

Deixe um comentário

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Deputados reagem à decisão de Motta de pautar a anistia

Inclusão do projeto na pauta provocou reações dos congressistas, que se dividiram entre defender anistia e criticar a medida O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu na pauta desta 3ª feira (9.dez.2025) projeto de lei que reduz as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro. O deputado

Leia mais...

Goiás tem sete nomes na lista dos foragidos mais perigosos do Brasil

Relação divulgada pelo Ministério da Justiça reúne 216 criminosos ligados ao crime organizado Sete criminosos de Goiás estão na lista dos foragidos mais procurados do país, divulgada nesta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O levantamento faz parte do Programa Captura, ação federal que intensifica a caçada

Leia mais...

Feliz Aniversário, Irmã Nice!

Celebrando uma vida dedicada a Deus, marcada por amor, alegria e respeito. No próximo dia 14, a irmã Nice, pessoa muito especial na obra de Deus e para todos os irmãos em Cristo, estará completando mais um ano de vida na presença do Senhor. Os membros da sede do Setor

Leia mais...

Segurança no Campo: Equatorial Goiás alerta para riscos com a rede elétrica em áreas rurais

Orientações visam reduzir acidentes com maquinários e estruturas agrícolas próximos à rede e proteger trabalhadores rurais A Equatorial Goiás reforça a importância de medidas de segurança voltadas ao agronegócio, especialmente durante os períodos de plantio e colheita, quando máquinas agrícolas operam próximas às redes elétricas. Operações com colheitadeiras, pulverizadores, tratores

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.