11/12/2025

Compreenda a iniciativa de concessão da Rodoviária do Plano Piloto.

Com a gestão da rodoviária pelo governo, as soluções para as questões sociais são mais demoradas, e as obras passam por tramitação mais lenta devido à necessidade de contratos específicos | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Em análise na Câmara Legislativa, a proposta de lei do Poder Executivo busca aprimorar o modelo de operação do espaço público frequentado por 650 mil pessoas diariamente.

Com o intuito de aprimorar as condições do Complexo da Rodoviária do Plano Piloto, frequentado por 650 mil pessoas diariamente, o Governo do Distrito Federal (GDF) propôs a concessão da gestão do espaço público por meio de uma parceria público-privada (PPP). O Projeto de Lei nº 2260/2021 autoriza a prestação do serviço, abrangendo reforma, recuperação, ampliação, gestão, operação e exploração da Rodoviária do Plano Piloto e da Galeria dos Estados ao longo de 20 anos.

Esta proposta do Executivo passou pela análise do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), encontrando-se agora em tramitação na Câmara Legislativa (CLDF). Em 5 de dezembro, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e encaminhada para apreciação pelos parlamentares.

Para esclarecer dúvidas acerca do projeto, a Agência Brasília elaborou perguntas e respostas sobre o tema, ressalvando que ajustes podem ocorrer durante o debate na CLDF antes da aprovação.

A Rodoviária do Plano Piloto será privatizada? Não. O governo propõe a concessão da gestão do complexo da Rodoviária do Plano Piloto, abrangendo recuperação, modernização, conservação e exploração, por um período de 20 anos. Todas as obras, serviços e ações da concessionária passarão por análise e autorização prévias dos órgãos competentes do GDF, com fiscalização da Semob.

Qual a vantagem de conceder a Rodoviária do Plano Piloto ao setor privado? O objetivo é proporcionar maior eficiência, dinamismo e segurança às cerca de 650 mil pessoas que transitam diariamente pelo local. A gestão privada permite soluções mais ágeis para questões sociais e uma tramitação mais rápida de obras, contribuindo para a preservação contínua do espaço, vital para os modais de transporte público do DF.

Quais são as principais melhorias propostas pelo projeto de concessão? Os investimentos serão imediatos, abrangendo a modernização do espaço, reorganização das lojas, reforma das baias para ônibus e criação do terminal e baias do BRT. A Rodoviária terá um ambiente adequado e seguro para passageiros e usuários do terminal.

Haverá algum custo a mais para a população? As passagens de ônibus irão aumentar devido à concessão? Não haverá custo adicional para os usuários. O governo utiliza a tarifa técnica, subsidiando o custo do sistema. Caso haja revisão devido à taxa de acostagem a ser paga às empresas de ônibus pela futura concessionária, a modulação da tarifa técnica será ajustada, evitando aumento da passagem para os usuários.

O DF vai pagar pela tarifa de acostagem dos ônibus do DF e do Entorno? Atualmente, as empresas de ônibus não pagam tarifa de acostagem ao GDF. Com a concessão, a taxa será cobrada, sendo responsabilidade das empresas efetuarem o pagamento. O governo e as empresas poderão negociar a forma de pagamento, mas o projeto de concessão não aborda essa negociação. As empresas do Entorno também serão obrigadas a pagar a tarifa de acostagem, sem assumir custos pelo governo do DF.

Os lojistas da rodoviária perderão as permissões atuais? Todos os permissionários terão prioridade para permanecer nos locais que ocupam, mantendo a mesma atividade e sem pagamento de taxas.

A concessão pode afetar também o acesso das pessoas à rodoviária? A concessão não limitará a liberdade de ir e vir dos cidadãos. Pelo contrário, haverá uma reorganização para tornar o deslocamento mais tranquilo, seguro e acessível, especialmente para pessoas com necessidades especiais e ciclistas.

A concessão contempla os estacionamentos ao redor da rodoviária? Por que os estacionamentos passarão a ser cobrados? Os estacionamentos do Setor de Diversões Norte fazem parte do projeto, sendo os superiores e inferiores próximos ao Conjunto Nacional e ao Conic. Eles se tornarão pagos, com toda a receita revertida para a manutenção e modernização da rodoviária. Além disso, a outorga paga ao governo será destinada à melhoria do transporte público coletivo do DF.

O Metrô-DF integra o projeto? O Metrô-DF e suas estações não fazem parte da concessão.

Por que a Galeria do Estados foi incluída no projeto? A Galeria dos Estados foi incorporada para administrar as melhorias feitas pelo GDF nos últimos anos. O controle abrangerá apenas a área de comércios e lojas, mantendo as praças abertas para manifestações populares e culturais.

Houve algum tipo de consulta à população sobre o projeto? Sim. Foi realizado um período de consulta e audiência pública pela Semob, recebendo contribuições que foram analisadas e aproveitadas para aprimorar o projeto. Além disso, o processo foi analisado e aprovado pelo TCDF, Seduh, Iphan e Conplan.

Durante os 20 anos, quem fará a fiscalização da concessão? Um certificador avaliará a empresa concessionária e prestará contas ao GDF dentro do processo. Além disso, a fiscalização e controle das garantias previstas na parceria público-privada ficarão a cargo do GDF, por meio da Semob.

Tribuna Livre, com informações da Agência Brasília

Deixe um comentário

Leia também
Projeto de Capoeira fortalece inclusão social e qualidade de vida na Ceilândia
Projeto de Capoeira fortalece inclusão social e qualidade de vida na Ceilândia
Nicolândia terá entrada gratuita neste sábado para quem doar brinquedo
Nicolândia terá entrada gratuita neste sábado para quem doar brinquedo
Cerimônia de Sétimo Dia de Mestre Woo será neste sábado
Cerimônia de Sétimo Dia de Mestre Woo será neste sábado (13/12)
Vigilância Sanitária fiscalizará alimentos e bebidas no Nosso Natal 2025
Vigilância Sanitária fiscalizará alimentos e bebidas no Nosso Natal 2025
Justiça confirma afastamento da Facção Brasiliense de eventos esportivos
Justiça confirma afastamento da Facção Brasiliense de eventos esportivos
Donos de ciclomotores têm até 31 de dezembro para registrar seus veículos
Donos de ciclomotores têm até 31 de dezembro para registrar seus veículos
Polícia prende suspeito que chefiava esquema de venda falsa de veículos
Polícia prende suspeito que chefiava esquema de venda falsa de veículos
No Dia da Justiça, presidente do STM repudia feminicídios: 'Ser mulher é viver sob risco'
No Dia da Justiça, presidente do STM repudia feminicídios: 'Ser mulher é viver sob risco'
Homem viaja para o DF, se hospeda na casa do irmão e estupra duas crianças
Homem viaja para o DF, se hospeda na casa do irmão e estupra duas crianças
Amigos e familiares falam do amor de Maria de Lourdes pela música
Amigos e familiares falam do amor de Maria de Lourdes pela música
Homem chama mulher casada para dançar e é morto em Planaltina
Homem chama mulher casada para dançar e é morto em Planaltina
Natal Sem Violência
Natal Sem Violência

Câmara dos Deputados rejeita cassação de Carla Zambelli

Parlamentar é acusada de ser a mandante de ações criminosas e, em junho, fugiu para a Itália a fim de driblar a Justiça O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na madrugada desta quinta-feira (11/12) a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela foi condenada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a

Leia mais...

Câmara aprova suspensão de seis meses para Glauber Braga

Deputados votaram relatório para punição mais branda para o parlamentar, que era alvo de cassação. Na noite de terça-feira (9), ele foi retirado à força da cadeira da Presidência da Casa A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (10/12), a suspensão de seis meses do mandato do deputado Glauber

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.