11/12/2025

Condenado à prisão perpétua homem envolvido na morte do presidente do Haiti.

A Justiça americana reivindicou jurisdição sobre este caso, no qual acusou 11 pessoas, alegando que parte do complô foi arquitetado na Flórida. - (crédito: CHANDAN KHANNA / AFP)

Em uma declaração assinada, o réu admitiu ter se reunido com outros conspiradores desde fevereiro de 2021 até o dia do assassinato.

A Justiça dos Estados Unidos condenou Joseph Vincent, nesta sexta-feira (9), à prisão perpétua por conspirar para assassinar o presidente haitiano Jovenel Moïse, em 7 de julho de 2021, em Porto Príncipe. Vincent, um haitiano-americano de 58 anos, compareceu ao tribunal federal em Miami, na Flórida, dois meses depois de confessar sua participação no magnicídio.

Em uma declaração assinada em dezembro passado, o réu admitiu ter se reunido com outros conspiradores desde fevereiro de 2021 até o dia do assassinato. Na madrugada de 7 de julho, acompanhou outros acusados até a residência privada de Moïse, onde um comando de mercenários colombianos matou o presidente a tiros sem a intervenção de seus guarda-costas.

Sua contribuição para a conspiração incluiu aconselhar seus cúmplices sobre o cenário político haitiano, participar de reuniões com líderes políticos e comunitários do país e envolver-se em um plano para incentivar protestos contra Moïse e usá-los como cobertura para derrubá-lo. Ele frequentemente utilizava um “pin” do Departamento de Estado americano, sugerindo que trabalhava para Washington.

Ex-informante da Agência Antidrogas dos EUA (DEA), Vincent comprometeu-se a colaborar com o Ministério Público. Ele entrou no tribunal algemado, com dificuldades de locomoção, e antes de ouvir sua sentença, dirigiu-se aos presentes pedindo perdão pelo que fez em crioulo haitiano.

A Justiça americana reivindicou jurisdição sobre o caso, acusando 11 pessoas, alegando que parte do plano foi arquitetada na Flórida. Quatro indivíduos foram condenados à prisão perpétua, incluindo Vincent, o ex-senador haitiano Joseph Joel John, Rodolphe Jaar, um empresário haitiano-chileno, e Germán Rivera, oficial reformado do Exército colombiano.

Segundo o Ministério Público, os conspiradores pretendiam sequestrar Moïse e substituí-lo por Christian Sanon, cidadão haitiano-americano. Quando o sequestro falhou, decidiram então assassinar o presidente.

O Haiti prendeu 17 pessoas pelo assassinato de Moïse, mas até o momento nenhuma foi formalmente acusada. Desde o assassinato do presidente, o país mergulhou em violento caos, com a Presidência permanecendo vaga. Em 2023, registrou quase 5.000 homicídios, e janeiro de 2024 foi o “mês mais violento em mais de dois anos”, segundo a ONU.

Tribuna Livre, com informações da Agência France-Presse

Deixe um comentário

Leia também
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial

Câmara dos Deputados rejeita cassação de Carla Zambelli

Parlamentar é acusada de ser a mandante de ações criminosas e, em junho, fugiu para a Itália a fim de driblar a Justiça O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na madrugada desta quinta-feira (11/12) a cassação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Ela foi condenada, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a

Leia mais...

Câmara aprova suspensão de seis meses para Glauber Braga

Deputados votaram relatório para punição mais branda para o parlamentar, que era alvo de cassação. Na noite de terça-feira (9), ele foi retirado à força da cadeira da Presidência da Casa A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (10/12), a suspensão de seis meses do mandato do deputado Glauber

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.