24/02/2024

Conspiração e fraude: as novas acusações que pesam contra Trump

Já respondendo por outros processos, Trump se tornou alvo de novas acusações, dessa vez por seus atos durante e depois das eleições de 2020

O promotor Jack Smith, designado para conduzir investigações sobre o ex-presidente americano Donald Trump, acusou formalmente o republicano por mais crimes nesta terça-feira (01).

Em um documento de 45 páginas, são apresentadas quatro acusações relativas ao comportamento de Trump durante e após as eleições de 2020: conspiração para fraudar os Estados Unidos; conspiração para obstruir um processo oficial; obstrução e tentativa de obstruir um processo oficial e conspiração contra direitos.

O ex-presidente foi convocado para comparecer ao tribunal na quinta-feira (03) em Washington D.C., perante um juiz.

Trump nega irregularidades e diz que as acusações — o terceiro processo criminal que ele enfrenta — fazem parte de uma “caça às bruxas” contra ele.

O republicano já enfrenta acusações apresentadas pela equipe de Smith por suposto manuseio irregular de documentos confidenciais na Flórida.

O ex-presidente também enfrenta um processo na cidade de Nova York por falsificar registros comerciais em pagamentos secretos a uma atriz pornô.

Confira abaixo o que dizem as novas acusações.

Conspiração para fraudar os EUA

Este crime envolve “duas ou mais pessoas conspirando para cometer qualquer crime contra os Estados Unidos ou para fraudar os Estados Unidos ou qualquer órgão [do país]”.

A acusação alega que Trump e outros seis conspiradores não identificados trabalharam para fraudar os EUA com o objetivo de “anular os resultados legítimos da eleição presidencial de 2020 usando alegações sabidamente falsas de fraude eleitoral, obstruindo a função do governo federal de coletar, contar e certificar esses resultados.”

Conspiração para obstruir um processo oficial

É considerado um crime obstruir, influenciar ou impedir “de forma corrupta” qualquer procedimento oficial — ou tentar fazê-lo.

A acusação faz referência às repetidas tentativas de Trump de impedir ou minar a certificação da eleição pelo Congresso nas semanas que antecederam a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Também são citadas notícias falsas que o republicano espalhou sobre supostas fraudes eleitorais.

Obstrução a um processo oficial

Além de tentar obstruir um processo, a acusação coloca que Trump efetivamente agiu para impedir a certificação das eleições em 6 de janeiro de 2021.

Conspiração contra direitos

Essa acusação torna crime um funcionário com autoridade legal privar alguém de seus direitos.

A acusação alega que Trump, com a participação de conspiradores não identificados, tentaram “ferir, oprimir, ameaçar e intimidar uma ou mais pessoas no livre exercício e gozo” de um direito constitucional — especificamente, “o direito de votar e ter seu próprio voto contado.”

O ex-presidente foi convocado para comparecer ao tribunal na quinta-feira (03) em Washington D.C., perante um juiz –

 
BBC Geral (crédito: Reuters)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Líder da máfia italiana, Matteo Denaro morre aos 61 anos
Joe Biden;  Estados Unidos
Os Estados Unidos reconhecem as Ilhas Cook e Niue como nações independentes
ESP
As imagens falsas de crianças nuas geradas por Inteligência Artificial que chocaram cidade da Espanha
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Xenotransprante: Médicos americanos realizam 2º transplante de coração de porco em humanos
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Crianças roubam carro da mãe após perderem acesso a dispositivos eletrônicos nos EUA
Greve dos roteiristas
Sindicato negocia ‘acordo final’ pelo fim da greve dos roteiristas em Hollywood
M1
Homem com doença terminal cardíaca recebe transplante de coração de porco
Agentes armados em região separatista
Separatistas de Nagorno-Karabakh entregam armas ao Azerbaijão e negociam retirada de tropas
CHILE
Golpe no Chile: Resolução de congressistas dos EUA pede desculpas
CAÇA
Militares dos EUA localizam caça que 'se camuflou' após piloto ejetar
EXTERIOR
Irã e EUA trocam prisioneiros após liberação de fundos iranianos
NO FUNDO DO MAR
O homem que sobreviveu por 60 horas em um barco afundado no fundo do mar

Tendas de hidratação contam com apoio do programa Jovem Candango

Adolescentes são responsáveis pela coleta de dados da população para preenchimento de formulários; ao todo, serão remanejados 600 colaboradores, conforme a demanda dos espaços Desde quinta-feira (22), as tendas de hidratação de pacientes com dengue espalhadas pelo Distrito Federal contam com a atuação dos participantes do Jovem Candango. Os adolescentes

Leia mais...

Portaria estabelece procedimentos para regularização fundiária em APMs

Publicação estabelece procedimentos no DF sobre Áreas de Proteção de Mananciais e é um importante instrumento para a preservação das águas e da biodiversidade do Cerrado Nesta sexta-feira (23), foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a Portaria Conjunta nº 2/2024, que estabelece procedimentos de análise técnica para regularização fundiária

Leia mais...

Varjão recebe Dia D de combate à dengue neste sábado (24)

Entre os serviços ofertados estão testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, atendimentos em casos de dengue e vacinação Neste sábado (24) é a vez do Varjão receber o Dia D de combate à dengue. A 7ª edição começa às 9h, na Quadra 2, Conjunto E, Lote 2 da região administrativa.

Leia mais...

Ações de combate à dengue intensificadas no Plano Piloto

Trabalho está sendo realizado diariamente na região com limpeza, retirada de entulhos e capina, além da aplicação de inseticida. Cerca de 50 toneladas de inservíveis são retiradas por dia na região O Governo do Distrital Federal (GDF), por meio da Administração do Plano Piloto, têm intensificado as ações de combate

Leia mais...

Campanha aponta sinais de alerta que antecedem o feminicídio

Material divulgado pela Secretaria da Mulher destaca a importância de estar atenta aos sinais que antecedem crimes violentos cometidos por parceiros, que podem ir desde manipulação até agressões verbais e físicas A cada 24 horas, três mulheres são vítimas de feminicídio no Brasil. O dado alarmante consta da plataforma Violência

Leia mais...

DF terá mais R$ 4 bilhões disponíveis para investimentos

Cenário positivo foi apresentado pelo governador Ibaneis Rocha ao Grupo de Líderes Empresariais (Lide). Valor pode chegar a R$ 6 bilhões com financiamentos e mudança da nota de crédito da capital da letra C para A O bom cenário econômico do Distrito Federal foi apresentado ao Grupo de Líderes Empresariais

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.