03/12/2025

Crise no Mali: A violência irrompe após um ataque rebelde contra as forças armadas.

Um acordo de paz de 2015 com os separatistas tuaregues fracassou - (crédito: AFP)

O país está enfrentando um agravamento do conflito envolvendo rebeldes tuaregues, grupos jihadistas islâmicos, o Exército, e até mesmo mercenários russos do grupo Wagner. No último domingo, grupos separatistas afirmaram ter tomado o controle de uma cidade no norte do país.

Nos últimos dias, ocorreram violentos conflitos no norte do Mali. No domingo (01/10), rebeldes tuaregues afirmaram ter tomado o controle da cidade de Bamba das mãos do exército do país. O grupo separatista alegou que 80 soldados foram mortos por tuaregues na região central do Mali.

O governo confirmou que uma base militar na área de Mopti foi alvo de um ataque na quinta-feira, mas não forneceu detalhes. O aumento da violência no Mali ocorre em um momento em que as forças de paz da ONU, presentes no país desde 2013, estão se retirando da região.

O ataque à cidade de Dioura na quinta-feira representa o ponto mais ao sul de conflito desde que os rebeldes tuaregues retomaram o conflito em agosto, após o colapso de um acordo de paz de 2015. Esse aumento da violência coincide com a escalada da atividade por parte de grupos militantes islâmicos, apesar da presença, desde dezembro de 2021, de mercenários russos do Grupo Wagner.

Anteriormente, o Exército já havia sido alvo de ataques em Bamba por jihadistas ligados à Al-Qaeda em setembro. O Exército relatou que os confrontos em Bamba começaram às 6h (horário local) do domingo, descrevendo-os como “intensos” e classificando os grupos envolvidos como “terroristas”, sem nomeá-los.

Uma aliança de grupos tuaregues, incluindo a Coordenação dos Movimentos Azawad (CMA), afirmou ter assumido o controle da área ao redor de Bamba, uma cidade situada na margem esquerda do rio Níger, entre as cidades de Timbuktu e Gao. Os rebeldes tuaregues, que buscam a independência do norte do Mali, se opõem ao controle do Exército sobre as bases anteriormente ocupadas pelas tropas da ONU que estão deixando a região.

Esses grupos tuaregues já foram aliados a extremistas islâmicos que tomaram o norte do Mali em 2012, levando à intervenção da França e posteriormente da ONU para evitar que avançassem em direção à capital, Bamako, no sul do país.

Os grupos tuaregues assinaram um acordo de paz com o governo em Argel, Argélia, em 2015, mas os jihadistas continuaram a realizar ataques a partir de suas bases no deserto.

Essa insurgência em curso foi uma das principais razões pelas quais os militares do Mali tomaram o poder em 2020, acusando o governo civil de não garantir a segurança do país. O governo militar prometeu acabar com os ataques insurgentes e pediu à França que retirasse suas tropas. Em seguida, o governo contratou mercenários do Grupo Wagner para auxiliar na segurança.

No entanto, a violência contra civis no Mali aumentou 38% neste ano, de acordo com o projeto de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos (Acled). A Acled atribuiu 33% dos ataques a um grupo ligado à Al-Qaeda, mas também responsabilizou os militares e o Grupo Wagner pelo aumento da violência, correspondendo a 29% dos ataques, à medida que se deslocam para áreas que têm estado em grande parte fora do controle do Estado por mais de uma década.

Segundo a Acled, essas operações frequentemente resultam em civis de várias comunidades sendo vítimas. Militares e mercenários do Wagner costumam alegar que as vítimas são apoiadoras de grupos adversários e rebeldes.

A Acled observa que o Grupo Wagner utiliza táticas extremamente violentas para instilar um medo “nunca antes visto no Mali”, incluindo “tortura, execuções sumárias, decapitações, expulsão de prisioneiros de aeronaves e armadilhas explosivas feitas com cadáveres”.

A entidade alerta que o ressurgimento da rebelião tuaregue e o crescente aumento da insurgência jihadista representam ameaças à estabilidade e segurança das áreas civis em todo o Mali.

A ONU está programada para concluir sua retirada do Mali até o final de dezembro.

Regenerar

Tribuna Livre, com informações da BBC News

Deixe um comentário

Leia também
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário
a1-1024x456-1
Como usar o mai-image-1 para criar imagens no bing creator
fei-fei-li-2-1200x675-1
Conheça fei-fei li, a visionária da inteligência espacial
gripe-4-scaled-1
Oito doenças sob controle graças à vacinação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Os 10 mais vistos: séries e programas que dominam os streamings
regulacao_ia
Regulamentação da ia gera conflito entre governo federal e estados nos eua
Planepoints-1200x675-1
Novo app para iphone promete revolucionar o planejamento de viagens aéreas
Fosseis-com-o-GPS-biologico-scaled-1
Criatura ancestral possuía "gps biológico" há milhões de anos, revelam fósseis
google-cursos-1200x675-1
Google oferece plataforma gratuita para impulsionar habilidades em ia e tecnologia

Acompanhamento do mpdft revela avanços no atendimento da caesb

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) realizou uma visita à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, em Águas Claras. O objetivo principal foi acompanhar de perto a implementação e o aprimoramento do atendimento oferecido aos usuários da companhia através de

Leia mais...

Mpf contesta soltura de daniel vorcaro, dono do banco master

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso contra a decisão que concedeu habeas corpus a Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e outros acusados. A medida judicial busca reverter a soltura dos investigados, ocorrida após deliberação de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A decisão da

Leia mais...

Presos por incêndio da clínica no Paranoá são postos em liberdade

Acusados de homicídio da Comunidade Terapêutica Liberte-se foram soltos após atuação da defesa, que afirmou ao Correio que tentará desclassificar a denúncia por homicídio aos cinco envolvidos: “Atribuição está equivocada” Após os resultados da perícia realizada pela Polícia Civil (PCDF) sobre o incêndio na Comunidade Terapêutica Liberte-se, os indiciados foram

Leia mais...

Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia

A gigante do comércio eletrônico, Amazon, deu início a um projeto piloto ambicioso com o objetivo de revolucionar a experiência de compra online. O novo serviço de entregas ultrarrápidas, denominado Amazon Now, promete levar uma variedade de produtos essenciais diretamente aos clientes em um tempo surpreendente de 30 minutos ou

Leia mais...

As novas regras do imposto do mei a partir do ano que vem

Microempreendedores Individuais (MEI) podem vislumbrar mudanças significativas no regime tributário a partir do próximo ano. As exigências para se manter como pessoa jurídica perante a Receita Federal permanecem inalteradas, mas o teto de faturamento anual passará por um reajuste, impactando diretamente o Imposto de Renda (IR). A principal alteração reside

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.