16/12/2025

Crise no Mali: A violência irrompe após um ataque rebelde contra as forças armadas.

Um acordo de paz de 2015 com os separatistas tuaregues fracassou - (crédito: AFP)

O país está enfrentando um agravamento do conflito envolvendo rebeldes tuaregues, grupos jihadistas islâmicos, o Exército, e até mesmo mercenários russos do grupo Wagner. No último domingo, grupos separatistas afirmaram ter tomado o controle de uma cidade no norte do país.

Nos últimos dias, ocorreram violentos conflitos no norte do Mali. No domingo (01/10), rebeldes tuaregues afirmaram ter tomado o controle da cidade de Bamba das mãos do exército do país. O grupo separatista alegou que 80 soldados foram mortos por tuaregues na região central do Mali.

O governo confirmou que uma base militar na área de Mopti foi alvo de um ataque na quinta-feira, mas não forneceu detalhes. O aumento da violência no Mali ocorre em um momento em que as forças de paz da ONU, presentes no país desde 2013, estão se retirando da região.

O ataque à cidade de Dioura na quinta-feira representa o ponto mais ao sul de conflito desde que os rebeldes tuaregues retomaram o conflito em agosto, após o colapso de um acordo de paz de 2015. Esse aumento da violência coincide com a escalada da atividade por parte de grupos militantes islâmicos, apesar da presença, desde dezembro de 2021, de mercenários russos do Grupo Wagner.

Anteriormente, o Exército já havia sido alvo de ataques em Bamba por jihadistas ligados à Al-Qaeda em setembro. O Exército relatou que os confrontos em Bamba começaram às 6h (horário local) do domingo, descrevendo-os como “intensos” e classificando os grupos envolvidos como “terroristas”, sem nomeá-los.

Uma aliança de grupos tuaregues, incluindo a Coordenação dos Movimentos Azawad (CMA), afirmou ter assumido o controle da área ao redor de Bamba, uma cidade situada na margem esquerda do rio Níger, entre as cidades de Timbuktu e Gao. Os rebeldes tuaregues, que buscam a independência do norte do Mali, se opõem ao controle do Exército sobre as bases anteriormente ocupadas pelas tropas da ONU que estão deixando a região.

Esses grupos tuaregues já foram aliados a extremistas islâmicos que tomaram o norte do Mali em 2012, levando à intervenção da França e posteriormente da ONU para evitar que avançassem em direção à capital, Bamako, no sul do país.

Os grupos tuaregues assinaram um acordo de paz com o governo em Argel, Argélia, em 2015, mas os jihadistas continuaram a realizar ataques a partir de suas bases no deserto.

Essa insurgência em curso foi uma das principais razões pelas quais os militares do Mali tomaram o poder em 2020, acusando o governo civil de não garantir a segurança do país. O governo militar prometeu acabar com os ataques insurgentes e pediu à França que retirasse suas tropas. Em seguida, o governo contratou mercenários do Grupo Wagner para auxiliar na segurança.

No entanto, a violência contra civis no Mali aumentou 38% neste ano, de acordo com o projeto de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos (Acled). A Acled atribuiu 33% dos ataques a um grupo ligado à Al-Qaeda, mas também responsabilizou os militares e o Grupo Wagner pelo aumento da violência, correspondendo a 29% dos ataques, à medida que se deslocam para áreas que têm estado em grande parte fora do controle do Estado por mais de uma década.

Segundo a Acled, essas operações frequentemente resultam em civis de várias comunidades sendo vítimas. Militares e mercenários do Wagner costumam alegar que as vítimas são apoiadoras de grupos adversários e rebeldes.

A Acled observa que o Grupo Wagner utiliza táticas extremamente violentas para instilar um medo “nunca antes visto no Mali”, incluindo “tortura, execuções sumárias, decapitações, expulsão de prisioneiros de aeronaves e armadilhas explosivas feitas com cadáveres”.

A entidade alerta que o ressurgimento da rebelião tuaregue e o crescente aumento da insurgência jihadista representam ameaças à estabilidade e segurança das áreas civis em todo o Mali.

A ONU está programada para concluir sua retirada do Mali até o final de dezembro.

Regenerar

Tribuna Livre, com informações da BBC News

Deixe um comentário

Leia também
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
França manifesta preocupação com acordo comercial entre União Europeia e Mercosul
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Presidente eleito do Chile, Kast já chamou Lula de corrupto e elogiou Bolsonaro
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
Com Maduro no alvo, Trump deixa claro como deve agir na América Latina
ia-1
Líderes valorizam ia generativa, mas falta estratégia para implementação
Data-Center-1-1-1200x675-1
Séries em destaque: o top 10 do streaming na primeira semana de dezembro
logo-nasa
Ex-administrador da nasa critica o plano lunar americano e alerta para riscos
data-center-
Consumo de data centers triplica e desafia redes elétricas
Roblox_Biometria_Infantil-1-1200x675-1
Roblox exigirá biometria facial para acesso ao chat em 2026
amazon-now
Amazon testa entrega ultrarrápida em seattle e filadélfia
forbes-ia-agentes-carreira-trabalho-1200x675-1
Oito tecnologias que vão ditar o futuro dos negócios em 2026
china_ia_2
Modelos de ia chineses ganham espaço no vale do silício e desafiam gigantes
brain-rot-1200x675-1
Palavras do ano oxford: a tecnologia define o vocabulário

Cadastro da DICOM (CLDF) é alvo de questionamentos após erros em registros de veócilos Alternativos.

Caso envolvendo portal jornalístico evidencia falhas administrativas e reacende debate sobre profissionalismo na comunicação institucional Não é intenção deste texto denegrir pessoas ou instituições específicas, mas tampouco é possível silenciar diante das falhas recorrentes no trabalho desenvolvido pela Diretoria de Comunicação – DICOM, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, no

Leia mais...

PL da Dosimetria entra em momento decisivo

Governistas trabalham para travar o avanço do texto no Senado e esperam contar com a pressão das manifestações populares para atrasá-lo. Já o bolsonarismo aposta as fichas no projeto de lei para não desidratar eleitoralmente O PL da Dosimetria chega à semana decisiva, pois começará a ser analisado na Comissão

Leia mais...

Zambelli renuncia ao mandato e Hugo Motta convoca suplente

Presidente da Câmara confirma saída da deputada após decisão do STF e chama Adilson Barroso (PL-SP) para assumir a vaga O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou neste domingo (14/12) que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) renunciou ao mandato parlamentar. A comunicação foi feita após decisão do

Leia mais...

Comissão da Câmara vota PEC da Segurança Pública nesta terça

Relatório reformula proposta do governo, cria sistemas integrados e define novas fontes de financiamento A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deve votar o texto nesta terça-feira (16/12), em reunião marcada para as 9h. Caso seja aprovado no

Leia mais...

Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil

O jogo de ida da final será nesta quarta-feira (17/12), na Neo Química Arena; a decisão acontece no Maracanã no próximo domingo (21/12) Corinthians e Vasco decidem o título da Copa do Brasil de 2025 em uma final marcada pelo equilíbrio e pela força das duas campanhas. O Timão garantiu

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.