20/11/2025

Crise no Mali: A violência irrompe após um ataque rebelde contra as forças armadas.

Um acordo de paz de 2015 com os separatistas tuaregues fracassou - (crédito: AFP)

O país está enfrentando um agravamento do conflito envolvendo rebeldes tuaregues, grupos jihadistas islâmicos, o Exército, e até mesmo mercenários russos do grupo Wagner. No último domingo, grupos separatistas afirmaram ter tomado o controle de uma cidade no norte do país.

Nos últimos dias, ocorreram violentos conflitos no norte do Mali. No domingo (01/10), rebeldes tuaregues afirmaram ter tomado o controle da cidade de Bamba das mãos do exército do país. O grupo separatista alegou que 80 soldados foram mortos por tuaregues na região central do Mali.

O governo confirmou que uma base militar na área de Mopti foi alvo de um ataque na quinta-feira, mas não forneceu detalhes. O aumento da violência no Mali ocorre em um momento em que as forças de paz da ONU, presentes no país desde 2013, estão se retirando da região.

O ataque à cidade de Dioura na quinta-feira representa o ponto mais ao sul de conflito desde que os rebeldes tuaregues retomaram o conflito em agosto, após o colapso de um acordo de paz de 2015. Esse aumento da violência coincide com a escalada da atividade por parte de grupos militantes islâmicos, apesar da presença, desde dezembro de 2021, de mercenários russos do Grupo Wagner.

Anteriormente, o Exército já havia sido alvo de ataques em Bamba por jihadistas ligados à Al-Qaeda em setembro. O Exército relatou que os confrontos em Bamba começaram às 6h (horário local) do domingo, descrevendo-os como “intensos” e classificando os grupos envolvidos como “terroristas”, sem nomeá-los.

Uma aliança de grupos tuaregues, incluindo a Coordenação dos Movimentos Azawad (CMA), afirmou ter assumido o controle da área ao redor de Bamba, uma cidade situada na margem esquerda do rio Níger, entre as cidades de Timbuktu e Gao. Os rebeldes tuaregues, que buscam a independência do norte do Mali, se opõem ao controle do Exército sobre as bases anteriormente ocupadas pelas tropas da ONU que estão deixando a região.

Esses grupos tuaregues já foram aliados a extremistas islâmicos que tomaram o norte do Mali em 2012, levando à intervenção da França e posteriormente da ONU para evitar que avançassem em direção à capital, Bamako, no sul do país.

Os grupos tuaregues assinaram um acordo de paz com o governo em Argel, Argélia, em 2015, mas os jihadistas continuaram a realizar ataques a partir de suas bases no deserto.

Essa insurgência em curso foi uma das principais razões pelas quais os militares do Mali tomaram o poder em 2020, acusando o governo civil de não garantir a segurança do país. O governo militar prometeu acabar com os ataques insurgentes e pediu à França que retirasse suas tropas. Em seguida, o governo contratou mercenários do Grupo Wagner para auxiliar na segurança.

No entanto, a violência contra civis no Mali aumentou 38% neste ano, de acordo com o projeto de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos (Acled). A Acled atribuiu 33% dos ataques a um grupo ligado à Al-Qaeda, mas também responsabilizou os militares e o Grupo Wagner pelo aumento da violência, correspondendo a 29% dos ataques, à medida que se deslocam para áreas que têm estado em grande parte fora do controle do Estado por mais de uma década.

Segundo a Acled, essas operações frequentemente resultam em civis de várias comunidades sendo vítimas. Militares e mercenários do Wagner costumam alegar que as vítimas são apoiadoras de grupos adversários e rebeldes.

A Acled observa que o Grupo Wagner utiliza táticas extremamente violentas para instilar um medo “nunca antes visto no Mali”, incluindo “tortura, execuções sumárias, decapitações, expulsão de prisioneiros de aeronaves e armadilhas explosivas feitas com cadáveres”.

A entidade alerta que o ressurgimento da rebelião tuaregue e o crescente aumento da insurgência jihadista representam ameaças à estabilidade e segurança das áreas civis em todo o Mali.

A ONU está programada para concluir sua retirada do Mali até o final de dezembro.

Regenerar

Tribuna Livre, com informações da BBC News

Deixe um comentário

Leia também
lista-destaque-11
Comece a economizar: 5 produtos com desconto antes da black friday
money-larry-page-sergey-brin-google-1200x675-1
Larry page ultrapassa bezos e ascende ao topo da lista de bilionários
lobos
Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá
cloudflare-1-1200x675-1
Comissária virtual da qatar airways cativa com inteligência artificial
cloudflare-1200x675-1
Queda da cloudflare expõe fragilidade da infraestrutura online global
lixo-urbano
Aviação busca em lixo solução para combustível sustentável
2025-11-17T141950Z_1_LYNXMPELAG0QQ_RTROPTP_4_ITALY-TECHWEEK-BEZOS-1200x675-1
Jeff bezos entra no mundo da ia com startup de us$ 6,2 bilhões
camera-gopro-scaled-1
Gopro: turbine sua câmera de aventura com estes 5 acessórios
pix_2
5 anos de pix: como o sistema transformou as finanças no brasil
relogio-destaque-1
Galaxy watch7: o smartwatch para atletas com preço especial
negocios-wearable-destaque-3out18-istock-1030x438-1
Apple condenada a pagar us$ 634 milhões em caso de patente do apple watch
homem_mil_baterias
Homem alimenta casa por oito anos com baterias de notebook recicladas

Larry page ultrapassa bezos e ascende ao topo da lista de bilionários

Larry Page, um dos fundadores do gigante tecnológico Google, ascendeu à posição de terceira pessoa mais rica do mundo, ultrapassando Jeff Bezos, fundador da Amazon. A mudança no ranking ocorreu na quarta-feira, impulsionada pelo notável desempenho das ações da Alphabet, empresa-mãe do Google. O crescimento das ações da Alphabet foi

Leia mais...

Ministério público do df debate inovação em políticas públicas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoveu um seminário com o objetivo de fortalecer o papel da instituição na formulação, acompanhamento e aperfeiçoamento das políticas públicas no DF. O evento, intitulado “Ministério Público e Políticas Públicas: Diálogo e Inovação 2025”, reuniu membros, servidores e a sociedade civil

Leia mais...

Lobo usa corda para fisgar isca e intriga cientistas no canadá

Imagens capturadas na Colúmbia Britânica, no Canadá, revelam um comportamento inusitado em lobos selvagens, levantando questões sobre a inteligência animal e o uso de ferramentas. Os registros mostram dois lobos puxando as cordas de armadilhas para caranguejos com o objetivo de acessar as iscas ali contidas. A descoberta, que desafia

Leia mais...

Mei: receita federal alerta para novo cálculo de faturamento

Microempreendedores Individuais (MEI) devem ficar atentos a uma nova metodologia de cálculo do faturamento anual, que passa a considerar a soma dos valores movimentados tanto na conta bancária da pessoa física (CPF) quanto na conta jurídica (CNPJ). A medida visa combater a prática de alguns MEIs que buscam ocultar o

Leia mais...

Reviravolta total no caso do caminhão com explosivos no rodoanel

Um caso complexo envolvendo um caminhão carregado com explosivos e o fechamento de um trecho do Rodoanel tem ganhado contornos inesperados. O incidente, ocorrido na semana passada, surge em um período de intensos debates sobre a equiparação do narcotráfico ao terrorismo, tema que tem mobilizado diferentes setores da sociedade. Inicialmente,

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.