Segundo a pesquisa, a religião ganha ainda mais
peso entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) do que entre os eleitores de
Lula (PT)
A duas semanas do segundo turno das eleições, 59% dos
brasileiros apontam que a religião do candidato à Presidência da República
influencia no momento de decidir o voto. É o que mostra pesquisa Datafolha,
divulgada neste sábado (15/10). Em uma escala de 1 a 5, 59% deram as notas 4 e
5 — quanto maior o número, mais alta é a relevância; 11% deram nota 3; e 26%,
as notas 1; e 2,5% não opinaram. A média de importância ficou em 3,6.
A religião ganha ainda mais peso entre os eleitores de Jair
Bolsonaro (PL) do que entre as pessoas que pretendem votar de Lula (PT), com
média, respectivamente, de 4,2 e 3,3.
O levantamento foi feito nos dias 13 e 14 de outubro. O
Instituto Datafolha ouviu 2.898 pessoas em 180 municípios. O levantamento é
encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo e a TV Globo. A margem de erro é de 2
pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de
95%.
Nessa sexta-feira (14/10), o Datafolha apontou que
ex-presidente Lula (PT) alcançou 53% dos votos válidos (sem brancos e nulos),
enquanto o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro ficou com 47%. Os
percentuais são os mesmos do último levantamento, divulgado em 7 de outubro.
Segundo a análise, Lula aumentou a vantagem entre os
católicos. Bolsonaro, por sua vez, ampliou o percentual de intenções de votos
entre o público evangélico.
Todas as variações de ambos os candidatos não saíram da
margem de erro, que é de três pontos percentuais para católicos e quatro entre
os evangélicos — para mais ou para menos.
Veja as mudanças entre os grupos religiosos:
• Entre
católicos — Lula passou de 55%, na última pesquisa (7 de outubro), para 57%, no
atual levantamento; Bolsonaro oscilou de 38% para 37%.
• Entre
evangélicos — Bolsonaro passou de 62%, na última pesquisa, para 65%; na atual;
Lula se manteve com 31%;
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O levantamento está registrado no TSE com o número
BR-01682/2022.











