19/06/2024

Desfile dos Mascarados encanta moradores e visitantes de Pirenópolis

O evento é uma das tradições da Festa do Divino, que teve início em 5 de maio. Segundo a tradição local, os mascarados eram escravos e agregados que, para participarem da festa, saíam com seus rostos cobertos para não serem reconhecidos

Tradição histórica da cidade de Pirenópolis, a Festa do Divino Espírito Santo ocorre desde 1819, sempre no período de Pentecostes. Uma das grandes atrações do festejo é o Desfile dos Mascarados, que aconteceu neste sábado (27/5).

Os mascarados são personagens populares típicos das Cavalhadas, que saem às ruas fantasiados a cavalo e a pé. Segundo a tradição local, eram os escravos e agregados que, para participarem da festa, saíam de máscaras para não serem reconhecidos.

Um dos participantes, que obviamente não quis se identificar, estava montado sob um cavalo todo decorado de fitas e flores na cor rosa. Ele, que tem 32 anos, conta que participa do desfile desde os oito anos de idade, quando ia junto ao seu pai. “Agora, estou começando a trazer meu filho também. É uma tradição passada de geração em geração. O sentimento é único, é algo que emociona”, descreve.

A responsável pela ornamentação foi a esposa do mascarado, Tamara Souza, 32. Nascida em Pirenópolis, a conciliadora afirma que participa da Festa do Divino desde criança, assim como o marido. “Fiquei de fora em algumas edições, por conta da pandemia, mas estou de volta, firme e forte desde o ano passado”, brinca. “Eu que fiz a roupa e a decoração deles. Foi tudo muito rápido. Comecei ontem (sexta-feira) de manhã e terminei no finalzinho da tarde”, detalha.

 “É emocionante, me sinto privilegiada por fazer parte da história dessa festa que tem mais de 200 anos”, destaca. Ao ser perguntada sobre o que mais chama sua atenção, a resposta foi essa: “Amo toda a atmosfera da festa, é difícil escolher só uma das atrações”, ressaltou Pina.

Saiba mais

A festa do Divino é tradição em Pirenópolis e representa a união entre a religiosidade e a cultura popular. Durante as festividades, os fiéis celebram o Divino Espírito Santo, em um evento que envolve novenas, missas, procissões, folias, alvoradas, apresentações folclóricas e diversos outros rituais, na zona rural e urbana.

Durante os festejos, as ruas da cidade ficam decoradas com bandeirinhas e flores, dando um clima ainda mais alegre ao evento. As atividades vão até o dia 8 de junho, quando ocorre a coroação do novo Imperador, e promete surpreender e encantar a todos os visitantes.

Tradição histórica da cidade de Pirenópolis, a Festa do Divino Espírito Santo ocorre desde 1819

– (crédito: Benjamin Figueredo / CB / DA PRESS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7R contabilidade e assessoria empresarial Santa Maria Brasilia DF
Leia também
Dupla de estelionatários é presa com mais de 100 cheques falsos na Vila Brasília, em Aparecida 
Dupla de estelionatários é presa com mais de 100 cheques falsos na Vila Brasília, em Aparecida 
Equatorial nega falta de energia em reservatório que deixou bairros sem água em Goiânia e Aparecida
Equatorial nega falta de energia em reservatório que deixou bairros sem água em Goiânia e Aparecida
Empresa de Goiânia é condenada após funcionária denunciar que era assediada e recebia tapas na bunda
Empresa de Goiânia é condenada após funcionária denunciar que era assediada e recebia tapas na bunda
Goiânia: homem é preso após ser flagrado com 80 porções de cocaína em veículo
Goiânia: homem é preso após ser flagrado com 80 porções de cocaína em veículo
G1
Motorista de carreta morre em acidente de trânsito na BR-050, em Catalão
GOE3
Detran multou mais de 1 milhão de motoristas em Goiânia durante 2023
GOE2
Confronto deixa 2 PMs baleados e 3 suspeitos de homicídio mortos em Corumbaíba
GOE1
Preços do hortifruti variam até 759% em Goiânia, aponta Procon
GO1
Paciente internado à força morre a caminho de clínica de reabilitação, em Caldas Novas
GO 3
TSE decide a favor do PRTB e vereadores Bruno Diniz e Santana Gomes devem voltar à Câmara de Goiânia
GO 2
Polícia prende cuidadora que maltratava idosa e filha com necessidades especiais
GO 1
Vilmar Rocha estimula candidatura de Ademir Menezes pelo PSD em Aparecida: “Nome natural”

Defesa Civil do RS divulga balanço após chuvas recentes

No total, entre sexta-feira e hoje (18/6), 22 municípios gaúchos reportaram danos em razão de alagamentos no estado Entre sexta-feira passada e hoje (18/6), 22 municípios gaúchos enfrentaram alagamentos, inundações e deslizamentos de terra, conforme relatório da Defesa Civil estadual. São Luiz Gonzaga foi uma das cidades mais afetadas, com

Leia mais...

A sua privacidade é importante para o Tribuna Livre Brasil. Nossa política de privacidade visa garantir a transparência e segurança no tratamento de seus dados pessoais.